Aprenda a dizer não: 07 dicas para te ajudar a negociar o que é prioridade

Para muita gente é difícil conseguir dizer “não”. Mas, às vezes, isso é mais do que necessário, afinal, quando não conseguimos dizer não, estabelecer (e manter!) prioridades fica praticamente impossível. 

Para te ajudar, reunimos 7 dicas que te farão avaliar as demandas e prioridades e aprender a dizer não para aquilo que não está relacionado à suas prioridades.

Aprenda a dizer não: 07 dicas práticas que podem te ajudar!

  1. Avalie antes de responder!

Se você não consegue negar imediatamente, peça um tempo para pensar. Assim você conseguirá se organizar, pensar melhor, avaliar e, aí sim, responder. 

  1. Reflita sobre o não

Pensa, reflita e, se for o caso, ensaie! Você ficará mais seguro para dizer não. E lembre-se: há pessoas muito insistentes, e se você não estiver muito certo da sua resposta, vai acabar aceitando e depois, talvez, se arrependendo!

  1. Quais os prós e contras?

Escreva duas listas, com os prós e contras de cada alternativa. Antes de dizer sim ou não, analise as duas listas, e confie em seu julgamento. Use esses argumentos no momento de dizer não (se for esta sua escolha) e mantenha-se confiante!

  1. Você pode dizer não, sabia?

Tem gente que não aceita ouvir não. Mas isso não é culpa sua. Todos nós temos o direito de dizer não, desde que bem justificado e com respeito, certo? Além disso, se bem comunicado, mostra que você está atento às suas prioridades e isso é sempre valorizado!

  1. Seja objetivo, e se for o caso, repita.

A pessoa pode insistir, e você deve estar pronto para ser objetivo e seguro em sua resposta. Fique firme e repita calmamente a sua justificativa.

  1. Não diga somente não; diga não, obrigad@!

Falar “não” requer que você seja objetivo sim, mas também educado. Uma dica: agradeça a oferta/pedido, justifique porque não pode assumir aquela demanda e mostre como você pode ajudar numa próxima vez.

 

  1. Faça outra proposta

Ao invés de negar totalmente, ofereça alternativas: peça um prazo maior, negocie uma demanda menor para que você consiga ajudar, ou até mesmo delegue ou indique alguém que poderia ajudar. Assim você também demonstra que se importa em colaborar, certo?

E aí, se sente mais preparado para dizer não agora?