10 Dicas para desenvolver as Soft Skills

Você já ouviu falar de soft skills?  As habilidades interpessoais (inteligência emocional, para os íntimos) são características da personalidade de um profissional que demonstram como ele se comporta no ambiente de trabalho.

Diferentemente das hard skills –  as habilidades técnicas que você coloca no currículo – as soft skills são bastante subjetivas, e provar para o recrutador que você domina essas habilidades durante a entrevista pode ser uma tarefa complicada.

Quer saber mais sobre como se sair bem numa entrevista e se destacar para o recrutador? Então se liga nessas 9 dicas!

De acordo com a pesquisa realizada pelo site de recrutamento norte-americano CareerBuilder, 77% dos empregadores acreditam que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills.

Mas e aí, o que os recrutadores buscam na personalidade do candidato durante a entrevista? Dá uma olhada:

  • Capacidade de organização e gestão de tarefas ;
  • Capacidade de trabalhar bem em equipe;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Boa comunicação;
  • Confiabilidade;
  • Atitude positiva;
  • Autoconfiança;
  • Motivação;
  • Ética;

Nem todo mundo possui o domínio dos talentos interpessoais. Para ajudar, elaboramos 10 dicas para você desenvolver suas habilidades e conseguir aquele trampo dos sonhos!

10 dicas para desenvolver suas habilidades

1.   Tenha um objetivo claro

Quem sempre muda de ideia acaba não fazendo nada! Antes de tudo, você precisa saber o que quer e onde quer chegar com a sua vida. Encontre uma motivação que o faça levantar feliz numa segunda feira de manhã!

2.   Sinceridade e honestidade SEMPRE!

A sinceridade e a honestidade são essenciais para estabelecer relações de confiança. As mentiras têm pernas curtas, e tentar enrolar as pessoas pode não ser uma boa ideia – principalmente em uma entrevista de emprego.

3.   Veja o copo meio cheio

Conseguir manter ânimo durante momentos de turbulência é um desafio e tanto, mas permanecer otimista é uma boa forma de se condicionar positivamente. Nutrir o pensamento positivo é uma forma de motivar a si mesmo e a todos ao seu redor –  essa é uma das principais características de um bom líder!

4.   Entenda copo meio vazio

Como nem tudo são flores, existem momentos em que as coisas dão errado. E tá tudo bem admitir as falhas e os problemas! Nessas situações, o melhor a se fazer é entender que copo meio vazio também mata a sede – sempre podemos aprender com os erros.

5.   Exercite a escuta

Diferentemente do ouvir, o ato de escutar envolve a reflexão sobre a fala da outra pessoa. Exercitar a escuta permite que os diálogos fluam muito mais facilmente, possibilitando uma interação mais efetiva entre os interlocutores.

6.   Responda, não reaja

Existe uma grande diferença entre reação e resposta. Enquanto a reação é emocional e imediata, a resposta passa por um processo de racionalização emocional. Quando você atrasa a reação a um estímulo, se dá tempo de processar as emoções e responder de forma bem mais consciente!

7.   Tenha disciplina

Ter disciplina é cumprir com as responsabilidades mesmo quando bate a preguicinha – não adianta esperar a vontade cair do céu! Estabeleça uma rotina, trace metas, estipule períodos de tempo para realizá-las e lute contra a procrastinação!

Confira 5 dicas para você parar de procrastinar agora  

8.   Seja Impecável, não perfeito

Ao invés de buscar a perfeição nos seus projetos, faça o melhor que puder com as condições disponíveis – seja impecável! Além de aumentar a sua eficiência – e sua produtividade – você fica mais tranquilo caso as coisas não saiam como planejado.

9.   Se aceite, mas não se conforme!

Todo mundo tem qualidades e defeitos. Aceitar que temos pontos fracos é essencial para levar a vida de forma leve e descontraída! Apesar disso, se conformar com as próprias limitações e usar isso como desculpa para não evoluir é um convite à estagnação – na vida pessoal e profissional.

10. Finalmente: Autoconhecimento é TUDO!

O autoconhecimento é TUDO na hora de procurar um emprego! Conhecer suas habilidades, o tipo de ambiente que você curte trabalhar e os propósitos que te movem é essencial para conquistar um emprego que dê match com você.

No Bettha você encontra tudo o que precisa para embarcar na jornada do autoconhecimento! Faça gratuitamente seu Mapeamento de Perfil e descubra agora como fazer as melhores escolhas para a sua vida –  e conseguir o trampo ideal para você!