10 dicas para fazer a sua carreira decolar

Não há uma receita pronta para o sucesso. O caminho até lá é pavimentado por altos e baixos, mais fracassos do que acertos e a romantização que para uma carreira decolar é só se esforçar por um período de tempo, deixamos para os filmes de Hollywood.

Fora da ficção, você terá de ir além do básico e se dedicar como ninguém, caso queira alcançar os frutos.

Em um mercado tão competitivo, fazer a diferença é uma das chaves para se conquistar espaço, autoridade na área e grandes oportunidades.

1 – Seja comunicativo

“Comunicação é a arte de ser entendido.” ― Peter Ustinov

Saber falar é primordial para manter bons relacionamentos, estabelecer novas conexões, fechar negócios e para qualquer outra situação da vida.

Mas muita gente se engana em achar que a comunicação é apenas falar. Ela envolve dois aspectos: falar bem e ouvir bem. Esse conjunto é o que traz verdadeiro resultado.

Pessoas mais tímidas podem ter grande dificuldade em se desenvolver nesse sentido. Mas quem tem boca vai para Roma e faz a carreira decolar.

Estude técnicas que ajudem a se expressar melhor e a se sentir mais confiante em reuniões, apresentações e outras situações que são necessárias falar em público.

Ser um bom comunicador abrirá muitas portas na sua carreira.

2 – Aprenda um novo idioma

“Um diferente idioma é uma diferente visão de vida.” ―  Federico Fellini

Ter fluência em outro idioma faz toda diferença para conquistar promoções e vivenciar experiências únicas como construir relações com colegas e parceiros de outros países, viagens internacionais, reuniões e muito mais.

O inglês continua mandatório no currículo, porém, diversas empresas estão exigindo um terceiro idioma e temos visto com frequência o espanhol ser o idioma da vez.

A falta de tempo pode ser um dos empecilhos para estudar um novo idioma, mas há algumas opções virtuais e aulas com professor particular que vai até você e pode ajudar a diminuir a distância entre falta de tempo e estudo.

#BetthaTips: consuma o máximo de conteúdo e entretenimento no idioma que deseja aprender. Estar em contato constante com o idioma agiliza o aprendizado e torna o processo menos tedioso. Séries e filmes podem ser assistidos com o idioma original e a legenda na língua em questão, dessa forma você aprende a escrita e a pronúncia numa tacada só.

3 – Estude sempre

“O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios.” ―  Michel de Montaigne

Foi-se o tempo que profissionais se formavam na faculdade e ficavam por isso mesmo. Hoje em dia a informação muda na velocidade da luz e o que fazia sentido ontem, hoje pode não ser a melhor opção.

Portanto, parar de estudar não é opção para quem quer ver a sua carreira decolar. Graduação e pós não bastam. Fazer leituras de livros, artigos, acompanhar notícias e novidades da área, participar de eventos, meetups, workshops, cursos e livros tornam você um profissional muito mais capacitado para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho tão dinâmico como o atual.

Vale ressaltar que ser especialista é um diferencial, mas ter um conhecimento base em outras áreas co-relacionadas tem sido um pedido recorrente de qualquer empresa.

4 – Seja um líder (mesmo não liderando pessoas)

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” – John C. Maxwell

Liderar não é apenas estar no comando e não é algo exclusivo de quem tem um time para liderar.

Você já deve ter ouvido falar da diferença entre líder e chefe e como empresas e liderados prezam mais por um bom líder do que a velha forma de chefiar maquiada de “liderança” que infelizmente ainda é presente em muitas empresas.

Ser um bom líder envolve aspectos comportamentais que podem ser aprimorados ao longo do tempo e por experiências, como ser bom comunicador, pró-ativo, engajar pessoas que estão ao seu redor, ajudar colegas e outros exemplos – atividades que você pode realizar mesmo não sendo um líder.

5 – Amplie o seu networking

“A chave para manter um bom networking está nas conexões emocionais que você estabelece com os demais.” – Surama Jurdi

Vá além do seu LinkedIn e construa uma verdadeira rede com profissionais do seu mercado e interaja. Mostre-se solícito em compartilhar ideias, conhecimentos e principalmente ajudar outros profissionais. Essas relações são fundamentais para novas conquistas.

Para se construir uma boa rede vale estar presente em fóruns, eventos e estar com o cartão de visita na mão para não deixar nenhum contato escapar.

Invista em relações, seja honesto em compartilhar conhecimento e os frutos virão.

6 – Seja “dono”

“Se você precisa esperar ordens para começar a trabalhar, vá para o exército”. – Don Draper

Há um abismo entre ser dono e ajudar o dono.

Quando emocionalmente alguém se sente dono de algo, o profissional é comprometido, a paixão é presente e ele preza por entregas bem feitas.

Teoricamente esse sentimento deveria ser parte de cada membro da equipe, mas sabemos que as coisas não funcionam bem assim, e as pessoas são movidas por outras razões que muitas vezes não são inerentes aos objetivos da empresa.

Esse sentimento reforça o pertencimento real pela empresa que se trabalha e gera mais autonomia.

7 – Desenvolva inteligência emocional

“Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica.” – Daniel Goleman

A Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros. Essa compreensão te ajuda a por limites na sua rotina, a reconhecer o que te faz bem e mal, a ter mais empatia e a buscar por constante evolução.

Numa rotina tão acelerada como as que vivemos hoje em dia, a inteligência emocional orienta a não se deixar levar pelo cansaço e estresse, e sim a repensar e a reagir com mais positividade diante dos problemas e desafios.

8 – Torne-se referência

“Para se ter alguma autoridade sobre os homens, é preciso distinguir-se deles. É por isso que os magistrados e os padres têm gorros quadrados.” –  Voltaire

No mundo da publicidade e da startup é muito comum profissionais se destacarem por seu conhecimento e habilidades, às vezes o profissional não é nem… digamos que bom. Mas a autopromoção feita com inteligência, torna o profissional brilhante perante muitos olhos.

Se tornar uma autoridade na sua área é uma construção diária que envolve estudar, estar atento às tendências de mercado, ter um canal que você possa propagar a sua voz – seja um blog ou LinkedIn – e contribuir em fóruns ou grupos são alguns exemplos.

Vale lembrar que ser uma referência não é você quem se dá tal status, e sim o público. E que isso não acontece da noite para o dia. Portanto, trabalhe com afinco, seja empático e produza conteúdos de qualidade, que realmente ajuda outros profissionais. O LinkedIn é uma excelente plataforma para começar e assim angariar seguidores.

09 – Tenha iniciativa

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” – Martin Luther King

Essa dica pode ser clichê, mas há tantas pessoas que ainda se esquecem o quanto que podem crescer ao tomarem iniciativas em tarefas, projetos e sobre suas próprias carreiras.

Ter iniciativa faz com que você esteja a um passo à frente no trabalho, na carreira e na vida de um modo geral.

Isso não significa que você deve aceitar qualquer proposta ou desafio. A iniciativa ela deve ser tomada para caminhos que tenham propósito e valor.

10 – Saiba dizer não

“Aprenda a dizer não. Será mais útil para você do que ser capaz de ler em latim.” –  C. H. Spurgeon

Talvez essa dica pareça controvérsia em um primeiro momento, mas é uma grande dica se você quer ver a sua carreira decolar.

O caminho para o sucesso é repleto de percalços e muitas coisas podem tentar desviar o seu foco, até mesmo colegas de trabalho com pedidos por um alto volume de demandas. Saber dizer “não” sem parecer ser grosseiro é um dos maiores receios de qualquer profissional.

Para não ser rude é importante antes de responder sim ou não, analisar como você está se sentindo no momento, pois isso influencia sua fala. Em vez de dizer não, explique sua dificuldade ou problema em realizar tal tarefa sem ser agressivo. Use o bom humor e crie um ambiente confortável. Isso evitará constrangimentos para ambas as partes.

Dica extra para a sua carreira decolar

Respeite o seu corpo

No ritmo desenfreado entre a busca de uma boa oportunidade de trabalho e os compromissos da vida pessoal, o corpo precisa de descanso.

Ignorar os sinais que o seu corpo dá para que você diminua o ritmo não é sábio e não ajudará você alcançar mais rapidamente os seus objetivos.

Alimente-se bem, pratique atividades físicas, durma e tenha momentos de qualidade com família e amigos.

É claro que há outras dicas para fazer sua carreira decolar, como desenvolver soft skills, mas selecionamos as principais que na prática abriram portas à você.

Fique sempre atento ao seu ambiente de trabalho e a novos projetos e veja como você pode contribuir e garantir resultados.

Não espere por milagres, pela melhor hora com os melhores recursos e muito menos aquele chefe perceber que você existe.

A hora é agora, a oportunidade não bate duas vezes e você é o único responsável por fazer a sua carreira decolar e dar novos e incríveis voos.