+ 300 cursos gratuitos para você estudar muito em 2019!

Que tal começar o ano com o currículo atualizado com conhecimentos e novas habilidades para conquistar aquela tão sonhada promoção ou o novo emprego? E o melhor de tudo: sem colocar a mão no bolso?

Graças a internet, existem muitos cursos gratuitos e de excelente qualidade, que nada deixam a desejar dos cursos presenciais.

Fizemos um pente fino e trouxemos as principais plataformas que oferecem cursos para variadas áreas como TI, comunicação, sales, marketing digital e muito mais!

FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece diversos cursos gratuitos online de diversas áreas. Todos possuem certificado de conclusão.

Os cursos são nas áreas de economia e finanças, sustentabilidade e responsabilidade social, direito, gestão de pessoas, marketing e vendas, relações internacionais, gerenciamento de projetos e outros.

PUC-Rio

A PUC- Rio em parceria com o MEC oferece cursos em vídeos e podcasts com temas diversos como cosméticos, alimentos, química etc.

SEBRAE

O SEBRAE possui cursos voltados a gestão de pessoas, empreendedorismo, organização, planejamento, leis, inovação, mercado e vendas, finanças e cooperação. Cursos gratuitos de destaque da plataforma e habilidades que estão em alta no mercado: planejamento estratégico e customer success.

SENAI

Cursos de comunicação organizacional, desenho arquitetônico, legislação trabalhista e muitos outros podem ser encontrados na plataforma.

Coursera

A plataforma possui cursos livres e especializações (iMBA) das melhores universidades do mundo em variados segmentos. Tem cursos de marketing, ciências sociais, negócios, engenharia, ciências biológicas, ciência da computação e muito mais! Todos os cursos são em inglês.

edX

A edX tem a mesma proposta do Coursera: oferecer cursos gratuitos online pelas universidades mais renomadas. São diversos cursos nas áreas de artes, comunicação, computação, medicina, nutrição, direito, literatura, engenharia, finanças e outros!

Veduca

O Veduca se renovou ao longo dos anos e mudou bastante o seu catálogo de cursos. Hoje a maioria dos cursos são pagos, mas ainda restaram algumas opções gratuitas como o curso de Administração e o de LGBT+ Conceitos e Histórias – boa opção caso você trabalhe com movimentos sociais ou História.

Codeacademy

A plataforma traz cursos interativos de programação, dentre eles Ciência da Computação, Web Development, Data Science, Python, Fundamentos de Machine Learning, UI, JavaScript e mais. A maioria dos cursos são gratuitos

LearnCafe

A plataforma oferece cursos gratuitos com temas bem variados. Por lá é possível encontrar cursos de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android a como montar buquês para noivas.

Fundação Bradesco

São mais de 90 opções para se aprimorar voltados às áreas de administração, banco de dados, aperfeiçoamento profissional, Office (inclusive níveis avançados), COBIT, ITIL, desenvolvimento, gestão de projetos, Web Design, contabilidade, comunicação, e-learning, língua portuguesa, técnicas de redação e muito mais.

A plataforma oferece roteiros de estudo, um recurso agrupa cursos relacionados para que você desenvolva habilidades específicas.

Além disso, a Fundação oferece cursos semipresenciais da Cisco como a famosa certificação abre alas CCNA e CCNA Security.

Rock Content

A Universidade Rock Content oferece muitos cursos nas áreas de conteúdo, marketing digital e sales. Quatro desses cursos são gratuitos, são eles:

Produção de conteúdo para Web, Inbound Marketing, e Marketing de Conteúdo (certificado bastante requisitado por agências de publicidade) e Outbound Marketing & Sales.

HubSpot

A famosa ferramenta de marketing digital possui a plataforma HubSpot Academy com cursos variados desse universo, inclusive ensinando a ser um expert da ferramenta.

A certificação de Inbound Marketing da HubSpot continua a ser a mais requisitada pelo mercado.

Academy for Ads | Google

As certificações do Google ainda são muito solicitadas para o profissional que quer trabalhar com mídia digital.

Além das famosas certificações de AdWords, há também o de Analytics, Mobile Sites e Digital Sales. As certificações são válidas por um ano, após esse período, é necessário realizar novamente a prova para obter a certificação atualizada.

Facebook Blueprint

O Facebook Blueprint é a plataforma oficial da rede social mais famosa do mundo. Os cursos são voltados para o uso da publicidade, mídia e conteúdo para aplicação na rede social do Zuckerberg. Social Ads, Instagram, Vídeo, Ofertas, Evento são algumas das diversas opções de cursos que aprimoram a usabilidade das suas campanhas e estratégias dentro da plataforma.

Duolingo

A plataforma mais famosa de idiomas usa gamificação para que o aprendizado seja mais divertido, leve e eficiente.

É possível aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e outros.

É possível ter a certificação de proficiência (serviço pago em dólar) e compartilhar com várias instituições do mundo todo como Harvard, Columbia University, Corporación Tecnologica de Bogota, Hiroshima Bunkyo Women’s University Graduate Admissions.

BBC Learning English

Cursos e notícias da própria BBC com atividades de fixação, o site é uma excelente ferramenta do dia a dia para treinar a leitura e escuta do inglês com o melhor conteúdo.

Cursos Abeline

A Associação Brasileira de Educação Online oferece inúmeros cursos gratuitos para progressão funcional, extensão universitária, atividades complementares e provas de títulos.

Os temas são diversos e pode-se dizer que praticamente tem um curso para qualquer área. Alguns exemplos são gestão pública, contabilidade e finanças, segurança no trabalho, saúde, turismo e hotelaria, meio ambiente, RH, psicologia, comunicação, vendas, assistência social e muito mais!

JurisWay

A plataforma de mini cursos gratuitos para a área de Direito oferece atualmente 890 cursos sobre temas jurídicos e áreas de apoio como desenvolvimento pessoal, português e inglês.

Alguns cursos que podem ser encontrados são: direito do consumidor, direito ambiental, responsabilidade civil, propriedade intelectual, direito de trânsito, direitos humanos, direito do trabalho, filosofia e outros

Albert Einstein

O famoso hospital de São Paulo, possui um site rico em cursos nas mais variadas áreas da saúde como biomedicina, cardiologia, cirurgia, clínica médica, cuidados paliativos, ginecologia, fisioterapia, oncologia, pediatria, urgência e ultrassom.

Bing | Microsoft

Apesar do buscador do Google ser o queridinho, o Bing da Microsoft tem uma porcentagem dos usuários e cientes disso, empresas buscam fazer anúncios para alcançar este público em particular.

O treinamento é gratuito e oferece certificação.

Unesp Aberta

Iniciativa da Reitoria da Unesp e Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) possui mais de 70 cursos livres nas áreas de humanas, exatas e biológicas.

Brasil Mais TI

Gerenciado pela Softex a plataforma oferece um ambiente dinâmico e inovador para estudo atuando em três pontos fundamentais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades.

São mais de 35 cursos em programação, idiomas, rede de computadores, IoT, cloud e tecnologia acessível.

Certificado Curso Online

Os cursos da plataforma possuem as regulamentações e parâmetros exigidos por lei, como o CNE (Conselho Nacional de Educação) e MEC (Ministério da Educação). Os certificados são válidos em todo o país em idiomas, gastronomia, música, meio ambiente, veterinária, turismo e hotelaria, psicologia e muitos outros.

B³ Educação | Bovespa

O Bovespa oferece excelentes cursos de mercado de ações, tesouro direto, bolsa e mais.

SCRUMstudy

O famoso framework de metodologia ágil que está sendo aplicado não só na área de TI, possui a primeira certificação gratuita (SMC) por meio do SCRUMstudy.

Para ajudar no estudo, vale se isolar para ter mais concentração e foco. Criar uma rotina de estudos auxilia a ter disciplina. Estudar no mesmo horário todos os dias, fazer um resumo para fixação e participar de fóruns para trocar ideias e conhecimento com outros profissionais, são alguns exemplos.

No bettha, você também encontra Jornadas de Conhecimento que podem te ajudar a melhorar as suas soft skills e estar ainda mais perto do job novo, tecnicamente e comportamentalmente!

Bons estudos! 😉