4 dicas para conseguir um emprego (sem ter experiência)

Como vou ter experiência se todo emprego exige ter tido uma experiência? Se nunca me deram a chance de trabalhar, como terei experiência? Afinal, para ter experiência é necessário ter tido uma experiência.

Eu sei, é confuso e paradoxal, mas vocês sabem dessa crise que as pessoas enfrentam para conseguir o primeiro emprego. Pensando nisso, resolvemos te dar 5 truques para você impressionar o recrutador e conseguir a tão sonhada e necessária EXPERIÊNCIA!

Confira;

 

Estude, faça cursos, vá a palestras, faça mais cursos
Conhecimento, meu caro, nunca é demais! E pense: numa entrevista de emprego ele tem muito valor. Aproveite que você ainda não trabalha e “taca-le pau nesse carrinho”, aproveite o “tempo livre” para fazer o máximo de cursos que você conseguir. Os eventos como palestras, debates e aulas abertas também são ótimos lugares para aprender e fazer contatos. Lembrando: existem muitos eventos ligados às universidades e na internet com conteúdo gratuito. Além de ter ótimos cursos no currículo, reflita sobre a contribuição de cada um para te tornar um profissional melhor. Saber identificar o que te faz evoluir e como isso acontece é uma ótima qualidade que os recrutadores valorizam nos candidatos.

 

Trabalhe em seus projetos pessoais
Já pensou que legal ser o seu primeiro chefe? Essa fase é um momento legal para que você toque os seus projetos pessoais ou se junte com alguns amigos e faça coisas legais na área que você quer atuar. Pode ser um blog, um podcast, trabalhar num projeto de robótica, iniciação científica, produção de algum produto, etc. Além de você fazer algo que servirá para mostrar ao recrutador que você tem as habilidades que ele procura em um candidato, sempre existe a chance da sua ideia dar super certo e você transformar o seu projeto no seu trabalho!

 

Não tenha medo de começar de baixo
Uma notícia que eu tenho que te dar é: ninguém começa trabalhando no emprego dos sonhos. Então, calma! Procure oportunidades de entrada em empresas que combinam com você. Não tem problema se o cargo for menor do que você imaginava e nem se não é a empresa da sua vida. É devagar que as coisas vão acontecendo, lembre-se: é o seu primeiro emprego.

 

Mostre as suas habilidades… de outro jeito
Quando uma empresa coloca na descrição da oportunidade que está procurando por um candidato com experiência ela não está dizendo necessariamente que só irá contratar um profissional que já trabalhou antes. Na verdade, o que mais importa aqui é se você tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas do cargo que estão oferecendo. E existem outras maneiras de mostrar isso! Descreva as suas habilidades – tanto no currículo quanto na entrevista de emprego – e demonstre de maneira concreta que você sabe realmente fazer aquilo! Você pode usar como exemplo da habilidade um trabalho de faculdade que você precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige, um trabalho voluntário que você participou, uma ajuda que deu para algum amigo.

1 responder
  1. Naiara W Jacoboski
    Naiara W Jacoboski says:

    Tenho feito muito do que foi dito no texto, e tenho visto muito meu crescimento pessoal e profissional ao procurar por cursos, me dedicar um pouco mais, e como foi dito, conhecimento nunca é demais. Na verdade, cada vez mais as empresas tem buscado por pessoas que tenham múltiplos conhecimentos em diversas áreas.
    Comecei um estágio recentemente, mas sinto que ainda há muito pra buscar, aprender e até mesmo buscar mais experiências, mas também tenho aprendido a lidar com a ansiedade, que também é um ponto do texto, somos ansiosos para crescer, “chegar lá”, e acabamos não aproveitando o percurso para nos moldar e nos tornarmos aquele profissional top.
    Estou adorando todos os conteúdos do bettha e tem acrescentado muito. Obrigada a todos os envolvidos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *