Entrevista em Multinacionais: 6 dicas para se dar bem

A entrevista é uma fase importante dos processos seletivos de grandes empresas. Você está preparado para ela?

Em grandes empresas, são raros os processos seletivos que não contam com uma ou mais entrevistas com profissionais de RH e gestores. O mais comum é passar por duas ou três delas, com diferentes profissionais de vários níveis de hierarquia na empresa, até receber a proposta de emprego. Por isso, separamos algumas dicas para que você esteja preparado e se dê bem na entrevista em multinacionais.

6 dicas para se dar bem na entrevista em multinacionais

  1. Procure saber! Pesquise. Começando pelo site da empresa, é lá que você vai encontrar os valores, a missão e os relatórios oficiais da multinacional. Leia notícias relacionadas à empresa e ao mercado em que ela atua e verifique se tem algum conhecido que trabalhe por lá, ele pode te dar algumas dicas importantes.
  2. Autoconhecimento é importante.  Tem gente que fica tão focada em saber tudo sobre a empresa que se esquece de estudar sobre si mesmo. O autoconhecimento é importante, então, se prepare para falar sobre suas passagens profissionais destacadas no currículo. Uma boa pode ser, à partir da descrição da vaga, estabelecer uma relação entre a sua bagagem e o que a empresa está procurando.
  3. Fique atento à postura! A linguagem verbal todo mundo entende. Mas o que também conta é a linguagem do corpo. Por isso, tome cuidado com a postura. Sorria, cumprimente as pessoas, mantenha uma boa postura. E o contato visual é super importante, não se esqueça dele.
  4. Respeite a estrutura da empresa: Se a entrevista for mais formal e cheia de regras, respeite-as. Assim que você chegar, terá um bate-papo introdutório. Em seguida, vêm as questões específicas, de sua aplicação até a sua experiência. Uma explicação sobre a empresa e informações gerais podem vir em seguida. No final, há um espaço para a realização de perguntas.
  5. Coloque suas perguntas para jogo! Lembra do que você pesquisou sobre a empresa? Agora é a hora de usar isso. Faça as perguntas que você elaborou, demonstre que você se interessou e que pesquisou a empresa. Isso faz com que o recrutador perceba que o candidato está com o foco na mudança e que já está com a cabeça lá dentro da empresa.
  6. Agradeça e coloque-se a disposição.  Depois da entrevista não existe certo e errado. Mas uma coisa é certa: é educado e promissor agradecer a oportunidade e colocar-se à disposição.

Com essas dicas, você estará muito mais tranquilo e preparado para esta etapa do processo seletivo.

Quer saber mais sobre carreira e autoconhecimento? Então, vem pro Bettha!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *