6 tendências sobre o futuro do trabalho

Por Sofia Esteves

 

Vivemos um momento de transição, no qual os padrões da Revolução Industrial – linear, compartimentado, especializado, lógico e centralizado – coexistem com os da Revolução Digital – não linear, fragmentado, multidisciplinar, sistêmico e distribuído. Ao mesmo tempo que os modelos de negócios são desafiados pelo surgimento de novas tecnologias, os modelos de gestão tradicionais ainda prevalecem nas organizações.

E apesar da perspectiva desse cenário se manter ainda durante algum tempo, ao olhar para as mudanças que estão em curso, uma questão é inevitável: como podemos nos manter relevantes enquanto profissionais e enquanto empresas no futuro?

Para encontrar pistas dessa resposta – que é única para cada indivíduo e organização – a área de inovação de uma das empresas do Grupo DMRH realizou um estudo. Como resultado, identificamos seis tendências do futuro do trabalho, que trago aqui em linhas gerais e acrescento a elas questionamentos provocativos para que a gente continue essa reflexão juntos.

Caminhos Adaptativos – A realidade de mercado muda na mesma velocidade que a tecnologia avança. E é preciso responder rapidamente a essas mudanças. Você está incentivando as pessoas a tomarem decisões com autonomia? Para resolver questões no seu dia a dia, o seu foco está em encontrar as respostas ou fazer as perguntas certas?

Para Sempre Beta – A única maneira de acompanhar a velocidade das mudanças é aceitar que nunca estaremos 100% prontos. Se ficarmos muito tempo elaborando uma ideia ou um conceito e não o colocarmos em prática até estar perfeito, ou seja, se não experimentarmos, a chance de alguém lançá-lo antes é grande. Como você lida com o erro e a experimentação na sua equipe?

Carreiras Faça Você Mesmo – A relação tradicional de trabalho entre empresas e profissionais está se esgotando. Já há muitas pessoas procurando outros caminhos para se sentirem mais realizadas. Você tem se preocupado em oferecer novos desafios para as pessoas com quem trabalha? Tem olhado para as necessidades individuais dos membros de sua equipe e pensado a respeito?

Mentes do Futuro – Os desafios da sociedade atual demandam muito mais do que raciocínio lógico. Você tem buscado experiências diferentes para ampliar seu repertório? Já tentou buscar soluções e aprendizados em cenários totalmente distintos e desconectados do seu problema? Aqui a pergunta-chave é: qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Pensar Ecológico – A economia colaborativa, que já emerge, deve se consolidar, levando à construção de relações mais equilibradas. Você já pensou em convidar diferentes stakeholders para cocriar soluções? Quando pensa em uma solução para um desafio, costuma se perguntar se aquela proposta é realmente boa e justa para todos os envolvidos?

Conect-Ação – Entregar apenas um simples produto ou serviço já não é mais suficiente. As empresas precisam criar experiências de impacto e fazer o cliente se sentir parte do todo. Por meio do seu trabalho, você pensa ou entrega soluções que geram conexão de verdade? Ao pensar em um produto, serviço ou dilema na gestão de suas equipes, o quanto você realmente “calça o sapato” dos seus clientes/consumidores/colaboradores?

Bem, colocadas as tendências e reflexões, gostaria de dizer que tenho a impressão de que muitos de vocês já sentem o impacto de algumas dessas mudanças em seu dia a dia. De qualquer forma, acredito que organizá-las e discuti-las nos ajude a analisar o quanto estamos próximos ou não dessa realidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *