O que é o ano sabático?

Um ano sabático vem sob muitos disfarces: mochilão, pausa na carreira, viagens, mas todos eles significam a mesma coisa. É um tempo de espera construtivo para viajar entre os estágios da vida. Isso geralmente significa ser voluntário ou trabalhar no exterior.

É uma excelente forma para aprender fora da sala de aula e do escritório e descobrir suas paixões. Não é por acaso que o ano sabático tem sido a escolha frequente de tantos jovens adultos.

Se você está pensando em tirar um ano sabático ou está simplesmente interessado em aprender mais sobre isso, continue lendo para uma noção completa dessa tendência crescente.

As atividades do ano sabático variam muito, mas a maioria das pessoas quer experimentar um crescimento pessoal, profissional e educacional. Ao planejar um ano sabático, você pode tentar ganhar experiência de trabalho, desenvolver habilidades profissionais, explorar um interesse pessoal, ser voluntário para uma causa importante ou viajar pelo mundo.

Por que fazer um ano sabático?

1. Ganhar experiência de trabalho

Ao passar o ano trabalhando, você pode economizar dinheiro para a faculdade, ganhar experiência profissional e esclarecer o que deseja estudar.

Você pode trabalhar localmente em uma empresa ou organização em sua cidade. Você também pode explorar trabalhos em outras cidades ou países em empresas ou organizações sem fins lucrativos. Outra opção no exterior é trabalhar como au pair.

2. Desenvolver habilidades profissionais

Além de conseguir um emprego, você pode explorar programas centrados no desenvolvimento de habilidades e na exploração da carreira.

Quer saber mais sobre como desenvolver habilidades e alavancar a sua carreira? Clique aqui e confira!

São programas que oferecem treinamento de habilidades, e muitos lhe dão créditos para a faculdade que são transferidos quando você se matricula no ano seguinte (em caso de faculdades do exterior).

3. Explorar um interesse pessoal

Outra motivação popular para pegar um ano sabático é explorar uma paixão pessoal.

Drama, patinação artística, assistência médica, trabalho missionário, música, grupos sem fins lucrativos, campanhas políticas, esportes são algumas opções.

Ao planejar um ano sabático, você deve pensar no que gosta de fazer. Se você pudesse passar um dia fazendo o que quisesse, o que escolheria?

Mesmo que você não tenha certeza, pesquise em organizações para encontrar oportunidades que permitam praticar, explorar e descobrir paixões pessoais.

4. Voluntário por uma causa

Outra atividade popular do ano sabático que combina o desenvolvimento de habilidades com a exploração de uma paixão pessoal é o voluntariado.

Há muitas oportunidades de voluntariado para causas sociais, como conservação, ajuda humanitária, construção de infra-estrutura, empoderamento de mulheres, educação, agricultura ou cuidados com animais.

Alguns desses programas de voluntariado são gratuitos, enquanto outros cobram uma taxa considerável (não incluindo passagens aéreas). Ao pesquisar várias oportunidades, você pode encontrar uma opção que se alinhe com suas metas e seja financeiramente viável.

5. Viaje pelo mundo

Finalmente, alguns jovens têm um objetivo principal durante o ano sabático: conhecer o mundo.

Eles atravessam continentes e visitam pontos de referência globais. São viajantes com orçamento limitado e que fazem “bicos” por onde ficam ou trocam o seu trabalho por hospedagem ou alimentação.

Essa experiência oferece um amplo aprendizado sobre o mundo, novas culturas e descobrir novos interesses. Ao experimentar novas formas de ser, aprende-se mais sobre si mesmo e sobre o seu papel no mundo.

Vantagens

1. Obter novas habilidades através da experiência

O ano sabático oferece uma oportunidade para a aprendizagem experiencial. Permite que você saia da sala de aula ou do escritório e aprenda novas habilidades e ideias.

Você pode se deparar com situações inteiramente novas que exigem habilidades únicas de solução de problemas e uma mudança de perspectiva.

Quer você opte por trabalhar, ser voluntário ou viajar, encontrará novos desafios e desenvolverá habilidades para superá-los.

2.  Aprender sobre novas culturas

Ao tirar um ano sabático, você pode sair da sua zona de conforto e entrar em uma cultura totalmente nova.

Mesmo que você não esteja viajando internacionalmente, pode experimentar uma nova cultura participando de um local de trabalho.

Você pode aprender novos costumes, experimentar novos alimentos, aprender um idioma ou simplesmente abrir os olhos para novas formas de existir no mundo.

Sua experiência de ano sabático pode ampliar seus horizontes e transformar sua perspectiva em você e no mundo ao seu redor.

3. Fazer novos amigos

Assim como você pode ganhar novas experiências em um ano sabático, você também pode conhecer novas pessoas de diferentes idades e estilos de vida.

Ao construir relacionamentos significativos, você pode experimentar uma grande quantidade de crescimento pessoal e estabelecer uma rede de apoio enquanto caminha pelos próximos anos de sua vida.

Quer você conheça colegas de trabalho, colegas do voluntariado ou uma família em outro país, você e as pessoas ao seu redor se beneficiarão da criação de novas conexões e amizades.

4. Amadurecimento e crescimento exponencial

Colocando todos os benefícios acima juntos, você pode concluir que um ano sabático planejado pode ser uma tremenda oportunidade para crescimento pessoal e aumento da autoconsciência.

Você poderá se conectar mais profundamente com as pessoas e com você mesmo. Conhecerá novas realidades que até então desconhecia.

Situações assim aumentam a nossa empatia, amor e generosidade.


O ano sabático não precisa custar milhões, mas você deve se planejar e levar uma grana para os primeiros meses até encontrar trabalhos ou bicos que te ajudem a se manter.

Além disso, pode ser uma boa opção para juntar dinheiro e investir nos futuros sonhos.

Você pretende fazer um ano sabático? Prefere viajar o mundo ou ficar em um só lugar? Conta pra gente 🙂