Como usar atividades acadêmicas no currículo

Nesse post, você vai aprender como usar atividades acadêmicas no seu currículo profissional!

O currículo é o terror de todo jovem em início de carreira.

Como ser chamado para uma entrevista sem ter experiência profissional para criar um CV atrativo?

Para não ficar uma página em branco, muitas vezes o currículo começa a ser preenchido com inúmeras informações irrelevantes.

Se você se identificou com essa situação, saiba que as atividades acadêmicas são a melhor forma de tornar seu currículo mais atrativo. Além disso, mostra para o recrutador que experiência você tem de sobra 🙂

Experiência não vem só da CLT!

Você pode ainda não ter trabalhado com registro em carteira ou feito um estágio, mas isso não significa que você não tem experiência!

Atividades acadêmicas, trabalhos voluntários e freelas são experiências concretas! Elas demonstram que você está formação e desenvolvendo habilidades. Mesmo sem experiência formal, você está no caminho para se tornar o profissional que tanto deseja ser!

Atividades acadêmicas no currículo – como usá-las a seu favor

Atividades acadêmicas no currículo representam o aprimoramento da sua formação básica. São recursos que complementam o seu perfil profissional e a sua formação como cidadão.

Elas servem como um complemento ao currículo dos cursos de graduação, além serem experiências extras adquiridas durante a formação. Podem ser tópicos avançados de estudos, atividades práticas na profissão e aprofundamento de conhecimentos científicos.

A formação acadêmica é extremamente importante no currículo, já que ali que está o seu “ouro”. Dessa forma, ela tem o potencial de diferenciá-lo de outros candidatos.

Em cada atividade acadêmica realizada, é importante informar sua função, o projeto, curso, a pesquisa e cargo (se for o caso). Então, você precisa descrever as atividades realizadas – assim como se faz com qualquer experiência profissional.

Entenda como cada atividade conta como experiência no seu currículo!

Intercâmbio

Sua vivência internacional é um ponto extra, além de ser uma das atividades acadêmicas que mais dão prestígio. Da mesma forma, a realização de um intercâmbio é o melhor indicador de domínio sobre uma língua estrangeira.

Cursos, pós-graduação, cursos de verão e trabalhos realizados fora do país, mesmo que não remunerados, são válidos para incluir no currículo.

dica do bettha: viagens turísticas não contam como experiência profissional, ok?

Premiações

Se você já recebeu algum prêmio, menção especial ou outro tipo de reconhecimento, inclua no seu currículo. Esse mérito conquistado demonstra diversas qualidades suas ao recrutador.

Afinal, antes de se ganhar reconhecido em algo, você teve bom planejamento, comprometimento, disciplina e dedicação. Essas são qualidades necessárias que todo profissional deve ter para ser bem-sucedido.

Iniciação Científica

Produzir um artigo científico é um trabalho árduo e meticuloso que exige tempo e muita dedicação. Realizar uma iniciação científica o coloca no cerne da pesquisa, além de o ajudar a seguir carreira acadêmica.

Esse tipo de trabalho aprimora técnicas investigativas e de pesquisa, análise e tratamento de dados e produção de conteúdo – habilidades extremamente relevantes em qualquer área de atuação.

Essa é uma excelente forma de sair na frente dos demais candidatos, principalmente se o seu tema de pesquisa for relacionado com a área de atuação da vaga pretendida.

Monitorias

A monitoria acadêmica é uma atividade que abrange várias funções. Nela, um professor seleciona um aluno bolsista para auxiliá-lo no decorrer de uma matéria da grade horária da graduação.

Além de fortalecer o conhecimento adquirido no curso, também permite o desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal, responsabilidades cotidianas, além de demonstrar bom desempenho acadêmico.

Bolsas estudantis

As bolsas estudantis são concedidas com a análise de muito critérios. Se você foi beneficiário de uma, já está em vantagem! Esse é um excelente indicador de qualidade do seu projeto e do seu desempenho acadêmico.

Entidades estudantis

Se você trabalha no centro acadêmico, na atlética ou empresa júnior do seu curso, saiba que essas experiências também contam como atividades profissionais.

Essas atividades são um “test-drive” do cotidiano em empresas e organizações. Nelas ocorrem a orientação e capacitação dos estudantes, rotinas de planejamento e gestão, além de integração estudantil, organização de atividades esportivas, eventos e cursos, assim como projetos de consultoria e muito mais.

Exemplo: Modelo de currículo com atividades acadêmicas

Abaixo você encontra um modelo de currículo desenvolvido pela USP, e você pode baixar a versão completa aqui. Ele te ensina a organizar as suas atividades acadêmicas no CV tópico por tópico!

  1. IDENTIFICAÇÃO
  2. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
  3. PRODUÇÃO CIENTÍFICA
  4. PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES DE PESQUISA
  5. ATIVIDADES PROFISSIONAIS
  6. OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES

6 Dicas para deixar o seu currículo nos “trinques”

  1. Em vez de descrições sobre experiências relacionadas ao intercâmbio, informe resultados dessas experiências. Dessa forma, relate aquilo que você aprendeu.
  2. Cursos, experiências e formações deve serem inseridos do mais recente para o mais antigo.
  3. Não inclua os nomes das escolas que frequentou no ensino fundamental e médio, pois elas são irrelevantes a essa altura do campeonato.
  4. Não minta, jamais.
  5. Organize as informações no currículo de modo que dê leitura e seja fácil identificar cada informação. Trabalhar com tópicos oferece uma leitura melhor 🙂
  6. Foque nas suas qualificações e habilidades desenvolvidas.

As atividades acadêmicas no seu currículo te apresentam como profissional perante o mercado de trabalho. Além disso, Exemplovalorizam as suas habilidades e aprendizados. Não desvalorize essas oportunidades!

Da mesma forma, não se diminua por não ter “aquela bagagem” profissional. Tudo ao seu tempo, jovem 🙂

Há diversas empresas com vagas incríveis em busca de jovens profissionais! Esse pode ser o primeiro passo bem-sucedido para a sua carreira. Cadastre-se aqui e venha mudar de vida! 😉

Fontes: Guia do Estudante / Quero Bolsa / Sociedade Saber / UOL / USP / Vagas.com