Carreiras Exponenciais: O que é preciso para acelerar o seu crescimento profissional?

O mercado de trabalho vêm se transformando cada vez mais rápido. Essa é uma ótima oportunidade para construir carreiras exponenciais. 

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum vermos empresas crescer num ritmo acelerado que não víamos antes. Diante disso, vemos também pessoas que têm as suas carreiras ascendendo de maneira exponencial num curto espaço de tempo.   

As novas gerações que acabaram de entrar no mercado de trabalho, já entram com outro mindset: eles querem crescer rapidamente na carreira. Mas, será que isso é visto com bons olhos pelas empresas? Segundo o Fabrizio Gutiérrez, VP de Cultura e Pessoas da Apex Partners, a questão é vista com naturalidade:

“A geração dos nossos pais buscava estabilidade no trabalho. Depois veio a geração X, que são os workaholics. Depois, a geração Y, que quer as coisas para ontem e procura entregar impacto social e deixar legado. E, por último, a geração Z, que são os nascidos a partir do ano 2000: eles são ainda mais preocupados com seu impacto no mundo, são mais rápidos e ansiosos” 

Mesmo sabendo que as gerações vão se modificando, é importante ter claro que tudo tem um tempo. Não há como entrar na empresa como trainee e depois de um ano virar diretor. É necessário aprender e vivenciar o trajeto todo com maturidade. Ainda assim, é possível ter uma carreira sólida e um crescimento exponencial.  

Carreiras Exponenciais

A seguir, listamos alguns pontos fundamentais para quem quer ter uma carreira com crescimento exponencial, são eles:

  • É fundamental aprender a aprender: tudo muda muito rápido, por isso, temos que estar sempre dispostos a aprender coisas novas. Aprender a desaprender também é uma lição, afinal, não é mais só atualizar alguns conhecimentos, mas sim mudar completamente alguns padrões de raciocínio.
  • Ter um propósito de vida muito bem definido. Se você não tiver um horizonte, você vai fazer coisas apontando para todos os lados. Pense na sua carreira e onde você quer chegar. O que você quer? Isso é o principal.  
  • Estude muito! Não se contenha somente com o que você aprendeu na faculdade. A faculdade não supre todas as nossas necessidades e muitas coisas mudam no período em que você faz o curso. Então, procure sempre estar em contato com novos desafios e aprendizados.  
  • Estabeleça metas diárias: acorde com metas definidas. Pense: o que eu vou fazer primeiro? O que demanda mais o meu tempo? Quando eu tenho mais energia para fazer as coisas mais difíceis? Planeje e saiba priorizá-las.
  • Assuma projetos! Veja a área que você está e pense “o que eu posso fazer para resolver esses problemas”? Além de te dar protagonismo, te dá visibilidade. Mostrar que você está ali e disposto é importante para você ser notado.  

Seguindo estas dicas, você estará melhor preparado para uma carreira exponencial.  

Quer saber mais sobre isso? Fizemos um webinar sobre o tema “Aceleração de Carreira – Como se planejar para ter uma carreira exponencial”, com o VP de Cultura e Pessoas da Apex Partners, Fabrizio Gutiérrez. Para assistir, é só clicar nesse link aqui.