Pessoas sentadas a mesa manejando post-its durante processo de co-criação.

Co-criação na prática: Bettha Career Experience

Sabe aquela velha frase “Duas cabeças pensam melhor do que uma”?  É exatamente isso o que acontece em um processo de co-criação.

Há meses aconteceu uma co-criação para redesenhar o nosso evento Bettha Career Expirence. Nós sentimos a necessidade de remodelar esse evento que já era MARA para um evento mais top ainda! Nós dividimos todo esse processo em três etapas:

1º A Co-Criação com o Time Bettha

A princípio nós nos sentamos com todo o time Bettha, e com muitos post its paciência – e uma parede – começamos a pensar muuuuito. Pontuamos algumas coisinhas, como:

  • Tudo de muito legal que o BCE já tinha, e que de fato queríamos muito manter;
  • As coisas não tão legais assim;
  • As coisas que poderiam dar errado dentro de um evento ( certamente acabar a energia era um dos meus medos rsrsrs)
  • Pontuar as coisas mais legais que poderiam acontecer dentro desse evento.

2º A Co-Criação com os usuários

Chegou a hora de ter a participação dos nossos usuários Bettha! Nós convidamos uma galera que já tinham participado das edições anteriores do BCE e, assim como fizemos na primeira etapa, pontuamos vários tópicos juntinho com esse bonde. A gente levantou:

  • O que rolou no BCE que é muito legal – e que sem dúvida gostariam que fosse mantido nos próximos;
  • As coisas que não foram legais;
  • As empresas que eles gostariam muito de ver no BCE;
  • As pessoas que eles gostariam muitooo de ver no BCE.

3º Analisar os resultados

Logo depois dessa chuva de ideias e anotações, Marjo e eu sentamos e olhamos todo o material que saiu dessas co-criações. Aí, dividimos o que era possível fazer, o que não era possível e as coisas essenciais.

De todo esse processo saíram várias coisas, entre elas o local que aconteceu o Experience Day do BCE#3, as entrevistas com feedback, a participação da Sofia Esteves, o Workshop com a Cecília Pinaffi e a sala #soubettha. Se você quiser saber o que rolou de conteúdo no BCE, clica aqui pra matar a curiosidade.

Então fica a dica para caso você fique travadão nas ideias, sem conseguir evoluir em um projeto. Chama uma galera, compra uns post it, cola tudo isso na parede – para ficar bem visual – e se joga! Tu sairás REALIZADO desse processo.

BEIJOOOS