Como fazer um vídeo profile

Vem cá, deixa eu te perguntar uma coisa: se em algum dia da sua vida te pedirem para fazer um vídeo profile, você saberia como fazer? E saberia o que dizer?

O video profile – ou vídeo de perfil é um vídeo de 1 a 2 minutos onde você resume informações relevantes sobre você de maneira clara e objetiva – sendo você mesmo!

Essa nova tendência tem mil e uma utilidades: você pode colocar o vídeo como profile no bettha, pode usar no LinkedIn como um currículo-resumo, pode enviá-lo como carta de apresentação para enviar à empresas…

Mesmo que o video profile não substitua uma conversa cara-a-cara, é uma ótima maneira de se introduzir. Nele você pode falar um pouco sobre você, sobre suas experiências, capacitações, interesses profissionais e sonhos – além de mostrar todo o seu carisma e simpatia!

Tá, beleza. E aí? Como fazer um vídeo profile?

Fizemos esse Guia para te dar uma luz na criação do seu vídeo! Tudo pronto? Então bora!

1. Escreva um roteiro

Antes de qualquer coisa – qualquer coisa mesmo – você precisa escrever um roteiro contendo tudo o que você quer falar no seu vídeo. Comece com seu nome e idade, onde mora, o que/onde estuda; depois suas capacitações, cursos, experiências e objetivos profissionais.

Mas CUIDADO! O vídeo não deve passar de dois minutos, então não inclua tooodos os detalhes do seu currículo no roteiro. Otimiza, bebê!

2. Treine o que vai falar na frente do espelho

Com o seu roteiro em mãos, ensaie o que será dito na gravação em frente ao espelho. Assim, você vai conseguir falar de forma mais natural e resumida todas as informações que você quiser passar.

Aproveite esse treino e cronometre quanto tempo você levará para falar. Se achar necessário, faça uma gravação – ou gravações – como teste. Assim, você terá uma excelente oportunidade para otimizar o seu script e a sua performance!

3. Organize o cenário

Você estará gravando um vídeo de perfil, então todos os elementos que aparecerem na filmagem serão representações de você! Por isso, é extremamente importante que você cuide dos detalhes do cenário
onde o vídeo será gravado.

Realize a gravação em um ambiente calmo, silencioso e sem influências externas. Assim, o foco estará no que realmente importa: você!

O ambiente escolhido como cenário tem que estar de acordo com a mensagem que você quiser passar sobre você! Independente do
lugar escolhido, é muuuuito importante que que ele esteja
organizado, beleza?

4. Luz, câmera, ação!

Além do roteiro, do cenário e dos ensaios, uma boa gravação também envolve uma boa infraestrutura. Beleeeza, mas o que seria uma boa infraestrutura?

Um vídeo com boa infraestrutura envolve boa iluminação, bom enquadramento e som audível. Esses são elementos cruciais para
um bom video profile!  

A dica é a seguinte: use os ensaios para realizar testes de som e de iluminação! Não fique contra a luz, fique no centro do vídeo e tente
falar em alto e bom som – só não precisa gritar, okay? Aproveite e
procure seus melhores ângulos ;D

5. Edição

Se quiser dar um toque final ao seu vídeo, faça isso no momento da edição. Não importa se você for usar o Adobe Premiere ou Windows Movie Maker, o essencial agora é que possíveis falhas sejam corrigidas – como aumentar volume do áudio ou corrigir iluminação.

Não se esqueça: o vídeo total não deve passar de 2 minutos. Se for necessário, não tenha medo de cortar pedaços da gravação!

Bônus: O que falar no vídeo profile?

Para um processo seletivo, você precisa apresentar as informações mais importantes sobre você e sobre as suas experiências! Mas o que exatamente falar?

Fale sobre você

As informações mais importantes que você deve compartilhar com o recrutador são sobre você – afinal, o vídeo é seu, né kkk. As infos essenciais são:

  • Onde você que você estuda;
  • Previsão para formatura;
  • Onde você mora;
  • O você AMA fazer;
  • Aquilo que você não ama tanto assim.

Fale sobre suas experiências

Gente, nem toda experiência vem de carteira assinada! Mesmo que você não tenha experiência formal, várias atividades podem ser consideradas. Vale tuuudo pra que o recrutador entenda todo o caminho que você percorreu até esse momento! Se liga no que você pode falar no vídeo profile:

  • Participação em empresa júnior do curso;
  • Projeto topíssimos na faculdade;
  • Atividades acadêmicas;
  • Trabalho Voluntário;
  • Estágio.

Clique aqui e descubra como usar todas as suas experiências acadêmicas no currículo!

Fale sobre seu maior desafio

Pra falar sobre os seus desafios, você deve pensar nos momentos em que você se superou. Sabe? Quando você achou que já não tinha saída, mas que conseguiu dar a volta por cima!

Por isso, fale de uma situação desafiadora que você enfrentou – e como você conseguiu superá-la!

Fale sobre seus pontos fortes

Como o objetivo desse vídeo é falar sobre você, é importantíssimo que você fale sobre o que você é bom. Mas muito bom mesmo. Se você tivesse que dizer uma coisa na qual é muito bom, o que diria?

No vídeo, fale sobre essa coisa! Para ilustrar, compartilhe situações em que esse seu talento ficou claro.


Agora ficou bem mais fácil pra fazer seu vídeo, né? Aproveita que os novos conhecimentos estão fresquinhos na cabeça e faça seu novo vídeo de perfil para o bettha 😀