Quadro branco com post its divididos em "To do" e "In progress" segundo metodologia Kanban

Como organizar a vida usando o Trello?

Nesse texto, você vai conhecer uma das ferramentas mais práticas para organizar a vida: o Trello. Reunimos 10 exemplos incríveis para inspirar!

O Trello é uma ferramenta de gestão e produtividade muito usado tanto por empresas quanto em projetos voltados a educação. Apesar disso, tem ganhado cada vez mais adeptos que o utilizam para uso pessoal.

Por ser uma ferramenta bastante completa – até mesmo na versão gratuita – o Trello pode substituir facilmente uma agenda impressa ou outros aplicativos de checklist e de produtividade pessoal.

Assim, se você está perdido em meio a tantos apps de produtividade, o Trello é uma ferramenta incrível, simples e intuitiva para você colocar a vida em ordem. Nele, você pode centralizar as tarefas pessoais, compartilhar com a galera da faculdade, além de acompanhar a evolução das tarefas.

Trello e Kanban – mais que amigos, friends

O Trello é baseado na metodologia Kanban, muito usada na área de tecnologia. Basicamente, o método consiste em um quadro com 3 listas:

1. Tarefas para fazer (To Do)
2. Em andamento (In Progress)
3. Feito (Done)

A dinâmica é bem simples:

A lista 1 – Tarefas para fazer – é usada como um “repositório”. Ali são listadas as atividades por meio de cartões. No cartão consta o nome da tarefa, o nome do responsável, data de entrega e as instruções de como a tarefa deve ser realizada.

Quando se escolhe realizar uma tarefa da lista 1, deve-se remanejá-la para a lista 2 – Em andamento, indicando que a tarefa está sendo executada. Após o término da tarefa, o cartão deve ir para para a lista 3 – Feito.

Essa é a dinâmica aplicada no Trello.

Você encontrará essas mesmas listas e poderá criar cartões e incluir inúmeras informações, checklist e outros recursos para otimizar a tarefa para o responsável. Além disso, existem várias técnicas e métodos para incrementar o uso do Trello

Quadros do Trello – uma infinidade de possibilidades


Você pode organizar seu projetos em diversos quadros, cada um sobre um tema específico. Dessa maneira, torna-se mais fácil organizar cada assunto por quadro, e assim você pode compartilhá-los com quem quiser.

Você pode começar um quadro do zero, mas, se falta inspiração, selecionamos alguns quadros do Trello para você ver na prática as possibilidades de uso. Para entender melhor a dinâmica de cada um, clique no título do quadro.

10 quadros Inspiradores para organizar a vida com o Trello

1 – Planejamento de férias

2 – Tarefas domésticas

3 – Decoração e Reforma

4 – GTD Pessoal

5 – Organizando o casamento

6 – Abrindo o meu negócio

7 – Projeto Academia

8 – Visão geral da empresa

9 – Preparação para o ENEM

10  – Aprender um idioma

Além de todas essas funcionalidades, você também pode incluir power-ups nos seus quadros, aplicativos que otimizam – e podem até automatizar – o uso do Trello. A versão gratuita oferece dois power-ups por conta.

Dentre as diversas opções de ferramentas de produtividade, o Trello sai na frente por conta da sua simplicidade, recursos e vantagens, mesmo na versão gratuita.

Quer saber mais sobre como dar aquele boost na sua eficiência? Então confira a seleção de ferramentas de produtividade que selecionamos para você!

Agora que mostramos o caminho, tenha foco, persistência e invista nos seus sonhos e metas. Dessa forma, será ainda mais fácil organizar a sua vida.

Você já usa o Trello? Compartilha nos comentários como você usa a ferramenta para manter a vida em ordem 🙂