Como ser produtivo no trabalho? Saiba como em 7 dicas

Como ser produtivo no trabalho e na vida? Saiba como em 7 dicas

A produtividade no trabalho – e na vida – é uma das preocupações de qualquer pessoa. Não render o esperado é sinônimo de atrasos e um mau desempenho. Por isso, saber como ser produtivo no trabalho pode definir a trajetória profissional que você percorrerá.

O fato é que ser mais produtivo envolve muito mais do que se dedicar e se comprometer àquelas horas no trabalho, geralmente envolve fatores que são intimamente ligados com a nossa saúde (física e mental) que muitas vezes são ignorados.

Existem inúmeras dicas para ser mais produtivo, diversas ferramentas que podem auxiliar em ter mais foco e disciplina, mas o objetivo desse texto é te fazer pensar fora da caixinha e levá-lo a refletir sobre pontos que você pode estar falhando. 

Confira essas dicas e descubra como ser mais produtivo no trabalho!

1. Durma bem!

Dormir pouco ou não ter horário para dormir causa problemas que vão além da produtividade – é possível até engordar!

Ter uma rotina para o sono deve ser uma prática religiosa, praticada inclusive aos finais de semana e feriados. Isso educa o organismo e aumenta a qualidade no sono. 

Talvez na primeira semana seja um pouco difícil manter a rotina, mas insista. Os benefícios serão duradouros! Comece fazendo um pouquinho por vez, um passo de cada vez. É assim que você irá longe!

Cada organismo funciona diferente, por isso, você deve entender quantas horas o seu corpo precisa descansar. Idealmente são 8 horas de sono, mas cada período da nossa vida demanda uma duração de sono diferente. Encontre o seu período ideal e crie um hábito positivo!

2. Acorde mais cedo

Acordar cedo não é fácil. Por isso, requer hábito, mas a partir do momento que o seu corpo se acostumar, você não terá mais dificuldade em levantar cedo todos os dias.

O principal benefício é que ao acordar cedo você ganha mais tempo para trabalhar com mais foco, sem a interrupção de tantos e-mails, ligações telefônicas e tantas outras armadilhas que diminuem a produtividade. A sensação é que você está sempre um passo à frente.

A gente tem um post sobre a rotina do milagre da manhã para você entender melhor como acordar cedo pode influenciar positivamente o seu dia!

3. Alimente-se bem!

A alimentação também é um fator importante para você dominar a arte da produtividade.

Se alimentar rapidamente sem dar atenção a qualidade das refeições deixa o seu corpo pesado para metabolizar o que foi ingerido, gerando problemas de saúde tanto a curto quanto a longo prazo.

Se alimentar bem e nos horários é respeitar o seu corpo!

Comer um hambúrguer na hora do almoço apenas para entregar aquele relatório não vão salvar tantos minutos assim. Assim, se a ideia é ser “fast”, existem alternativas muito mais saudáveis que um hambúrguer.

Alie alimentação saudável com atividades físicas e você terá grandes efeitos na sua produtividade!

Você também pode incluir alimentos específicos que são excelentes para a concentração como: peixe (principalmente salmão e atum devido a quantidade de ômega-3), abacate, cereais integrais, oleaginosas (nozes, castanhas etc), iogurte, massas (só não vá de molho da latinha, ok?), banana, mirtilo, frango e chocolate.

4. Faça planejamento mensal – e desdobre para planejamento semanal e diário

Um ou dois dias antes do mês acabar, inicie o planejamento do próximo mês – tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Levante todos os compromissos e tarefas que você terá de realizar e em seguida desdobre em planejamento semanal e diário.

Essa organização aumentará drasticamente a sua produtividade, pois você terá a visualização do todo e conseguirá saber exatamente quais são os dias e horários que você estará mais ocupado.

A metodologia ágil é uma excelente forma de se organizar e incrementar a produtividade – tanto no trabalho quanto na vida pessoal!

5. Reserve tempo para imprevistos

Essa dica talvez seja o pulo do gato para a sua rotina. Planeje o seu trabalho e sua rotina pensando que podem haver imprevistos. Seja por causa do trânsito, da chuva ou até da dependência de um colega para um projeto caminhar.

Tente sempre reservar 1 hora do seu dia para imprevistos, assim, as chances de acontecerem atrasos diminuem, e aumentam as chances de você se manter motivado e produtivo.

6. Identifique os períodos do dia que você é mais produtivo

Existem períodos ao longo do dia em que tendemos a ser mais focados e concentrados. Por isso, entender como o seu corpo e mente funcionam é essencial para você aproveitar melhor o tempo e ser mais produtivo!

Faça testes no período da manhã, da tarde e da noite. Assim, você saberá qual período do dia é mais pertinente para você colocar em ação todo o seu planejamento e objetivos!

7. Encontre o seu propósito

O seu propósito ao trabalhar é só para pagar contas ou conquistar algo maior futuramente? Por que você trabalha nessa empresa? Por que você faz o que faz?

Ter essa clareza pode ser o combustível que falta para você andar de mãos dadas com a produtividade e encarar os desafios do dia. Em tudo que fazemos há um propósito.

Descobrindo qual é o seu, será muito mais fácil se manter focado e produtivo – já que possuir uma meta forte é a melhor maneira de garantir a energia necessária para realizar seus objetivos.

Precisa de ajuda para encontrar o seu propósito? O Bettha pode ajudar! O Âncoras de Carreira, um dos nossos mapeamentos de perfil, permite identificar qual seu propósito no ambiente de trabalho! Quer saber qual é o seu? Clique aqui e faça seu mapeamento! É de graça!

Que a produtividade esteja com você, jovem jedi!

Tem outras dicas para ser produtivo? Conta pra gente aqui embaixo!