CSW63 da ONU: Insights com a nossa embaixadora Bettha favorita <3

Oi, pessoal! Foi tão legal invadir o insta do Bettha no CSW63 que decidimos por algumas outras invasões – e já vou avisando que serão várias, então fiquem ligados em todo conteúdo que vem por aí, viu?

Luiza Kormann, Embaixadora Bettha

Entre os dias 11 e 22 de março rolou o principal evento de gênero da ONU, a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW63), na sede da ONU em Nova York. Não podia faltar uma cobertura do Bettha em um evento tão bacana, cheio de conteúdo sobre mercado de trabalho e educação, né @?

Euzinha, super Embaixadora Bettha, estive por lá pra contar pra vocês tudo que rolou sobre nossos temas favoritos! Pra quem não acompanhou, fiquem tranquilos que toda a cobertura está nos destaques do @betthaoficial 😉.

Foi tanto conteúdo bacana que ainda temos muito pano pra manga! Fora as próximas postagens por aqui, vai rolar um webinar incrível nas próximas semanas! Mais pra frente teremos umas outras surpresinhas – um passarinho me contou algo sobre Jornadas de Conhecimento e uma aparição no queridinho Bettha Career Experience 3.

Agora, pra começo de história, o que é a CSW63 da ONU e como funciona esse evento baphônico?

A Comissão sobre o Status da Mulher é, como já falei, o principal espaço da ONU para a temática de gênero. Desde 1946, os Estados-Membro da ONU se reúnem para definir objetivos e meios para garantir a equidade de gênero.

Para isso, a cada ano é definido um tema-chave que é debatido entre os representantes dos países ao longo das 2 semanas de evento. No último dia, é apresentado o documento final com as metas e meios definidos. Esses encontros acontecem dentro da Assembleia Geral da ONU, alguns são fechados ao público credenciado, outros abertos. Esses encontros compõem a Agenda Oficial do evento.

Fora a Agenda Oficial, acontecem os Side Events e os Parallel Events – onde a coisa realmente pega fogo! São agendas super movimentadas, com diversos eventos acontecendo simultaneamente pelas proximidades da ONU.

Se liga quanta coisa estava acontecendo!

A vontade é ter o Vira-Tempo da Hermione pra conseguir ver tudo (os entendedores de Harry Potter entenderão).

Pra gente se organizar – e não perder a cabeça –, tem um app amorzinho, o Guidebook, onde víamos a programação completa do dia e conseguíamos organizar a nossa agenda. Foi meu melhor amigo nessa cobertura!

Essa é a carinha do Guidebook!

Foram duas semanas de muita correria e muito aprendizado. Nas próximas semanas vou contar mais detalhadamente dos principais temas, mas já passo alguns spoilers:

Educação é peça fundamental pra todo mundo, ainda mais pra mulherada

Por quê? Ainda temos que nos provar muito mais, muitas vezes somos mais questionadas, então precisamos estar 10x mais preparadas. Frase chave de um dos painéis: “Girls, know your stuff!”

Essa trilha por equidade de gênero no mercado de trabalho é de todo mundo

Vocês, meninos, também podem ajudar – e muito! Fiquem de olho no seu ambiente, conversem com suas amigas. Pra provar que essa é uma pauta de todos nós, o Insper verificou que, entre 2007 e 2014, a cada 10% de aumento da diferença salarial a expansão do PIB per capita é reduzida em 1,5%.

O Brasil tem muuuuito chão pela frente para alcançarmos equidade no mercado de trabalho

O bacana é que tem muita coisa que podemos fazer individual e coletivamente! Proatividade é superimportante – tanto na vida pessoal quanto profissional –, e esse é um campo super fértil para muita ação e atitudes que fazem o bem e pegam super bem!

Reparar se na sua escola/faculdade/trabalho tem um espaço para debater o tema; questionar se na sua equipe a proporção de homens e mulheres está bacana; perguntar se a empresa tem uma política para questões de gênero, quais são e se atuam de acordo com elas… uffa! A lista é longa! A mensagem que fica é que questionamentos são importantes demais e proatividade é tudo!!

Não somos robôs, né, gente?

Com a tecnologia avançando, os especialistas apontam que no mercado de trabalho as nossas capacidades humanas são cada vez mais importantes. O mercado de trabalho muda constantemente, e essa mudança somada com o BOOM da tecnologia acarreta na valorização das chamadas capacidades humanas: aquelas que os robozinhos ainda não tem. Empatia está em alta viu, bb?


Como eu disse lá em cima, ainda tem muito pano pra manga, gente! E quem me conhece dos stories do @betthaoficial já sabe que quando em embalo falando, é difícil parar – como a boa geminiana que sou hehe…

Vou parando por aqui e na quinta-feira, 18/04, voltamos com o webinar para tirar todas as dúvidas que foram aparecendo ao longo do evento, ok? Inclusive, quem quiser tirar alguma outra dúvida pode comentar aqui também, viu? E nas próximas semanas tem mais conteúdo aqui também!

Até mais!!