Cultura Organizacional: saiba como isso pode influenciar o seu crescimento profissional

Aprenda o que é cultura organizacional e aposte na empresa que mais tem haver com o seu tipo de personalidade.

Os tempos mudaram e agora não são apenas as empresas que escolhem com quem querem trabalhar.

Os jovens, cada vez mais conscientes do seu valor profissional e do valor do seu tempo dedicado, também estão escolhendo com quais tipos de empresas desejam atuar – o que é ótimo, já que as organizações estão sendo obrigadas a se adaptar e renovar a forma de lidar com seus colaboradores, gerando crescimentos no desenvolvimento humano.

Afinal, você passou anos estudando para se tornar um(a) profissional competente, virou noites em livros, entregou dezenas de trabalhos, leu trocentos artigos e então, nada mais justo do que trabalhar para uma empresa que saiba valorizar sua dedicação, não é mesmo?

Para que você faça a escolha certa é muito importante que você saiba que cada empresa está baseada em um tipo de cultura organizacional.

A Cultura Organizacional é quem dita tudo o que você vai viver dentro da organização: seu salário, cargo, possibilidades de atuação, forma de se vestir e chances de crescimento.

Nesse post você vai conhecer tudo o que você precisa saber sobre o tema! Boa leitura!

Afinal, o que é Cultura Organizacional?

A Cultura Organizacional define o jeitinho de ser de cada empresa, será que esse jeito combina com o seu?

Cultura Organizacional é o resultado da escolha dos valores, missão e visão das empresas, que unidas, resultam em crenças, rituais e normas que definem o “jeitinho de ser” da organização.

Essas práticas definem a essência da empresa e a forma como ela escolhe se expressar para o mundo. Desde como se organiza e se relaciona com os funcionários e clientes até a escolha da mobília, cores da identidade visual e o tipo de roupa que todos devem usar.

Viu como conhecer a cultura organizacional é importante? Através dessas informações você tem a vantagem de saber como o seu perfil pode somar na empresa e usar isso ao seu favor no momento da entrevista. E também escolher não se candidatar a uma vaga dentro de uma organização que não tem nada haver com o seu tipo de personalidade.

A Cultura Organizacional é feita de camadas – O modelo Shein

Edgar Shein foi um importante psicólogo social que criou a base dos estudos sobre cultura organizacional, através do modelo Schein, em 1980. Para o psicólogo toda a empresa têm três camadas, ou níveis, que definem a cultura da organização:

Artefatos – o que conseguimos ver

Para Shein, essa é a primeira camada que pode ser vista em uma cultura organizacional, como se fosse a casca de uma fruta.

Essa camada contempla as “coisas” concretas que qualquer um consegue enxergar, ouvir ou sentir sobre a empresa. Aqui estão a identidade visual, produtos e/ou serviços que a empresa oferece, a maneira como as pessoas se vestem e se comportam.

Também entra na camada dos Artefatos a forma como a empresa pratica a hierarquia, organograma e o grau de formalidade do dia-a-dia.

 Valores Compartilhados – o que conseguimos escutar

A segunda camada diz respeito aos valores fundamentais que a empresa tem como base e que motivam tanto os donos, como os colaboradores a continuarem fazendo o que fazem.

Normalmente esses valores são definidos originalmente pelos fundadores da empresa. Há organizações que compreendem a necessidade de serem flexíveis, como no caso de empresas familiares muito antigas, que mudam alguns conceitos de valores conforme às novas gerações e o mercado demandam.

Pressupostos – o que nos fazem acreditar

É a camada mais profunda da organização, o coração da empresa e que move todas as atividades da corporação, sendo muito difícil serem alteradas. Nessa camada estão os sentimentos, bem como o propósito da organização como um todo.

Busque conhecer a Cultura Organizacional da empresa que você está participando de um processo seletivo e aumente suas chances sobre a vaga.

Agora que você sabe que existem diferentes tipos de cultura, fica mais fácil pesquisar sobre alguma empresa e identificar se você vai se sentir feliz, respeitado(a) e com vontade de crescer dentro da empresa que você está participando do processo seletivo.

Nós ficamos muito felizes que você possa ter contato com esse tipo de informação. Afinal, você tem valor e direito de escolher se quer dedicar sua energia à empresa que está te recrutando.

Como a Cultura Organizacional da Sunstar construiu uma multinacional de sucesso

Relação horizontalizada é um dos pontos fortes da Sunstar para manter o ritmo de crescimento constante.

O grupo Sunstar é uma multinacional japonesa, com 90 anos de atuação no mercado de saúde bucal e que soube se adaptar muito bem a cada nova geração.

Pode ser que você pense, empresa japonesa com 90 anos, deve ser super tradicional! Quem foi que disse que tradição é ruim? Não, é não se a tradição da empresa for ser INOVADORA!

Foi tendo a inovação como essência desde sempre que a Sunstar hoje é sucesso em mais de 90 países, sendo a 7ª maior empresa em vendas de produtos de saúde bucal no mundo, conhecida por oferecer produtos de alta qualidade – e cheios de inovação!

Pois é, acredite, nem de longe a empresa deixa passar a ideia de ser uma multinacional quadrada e rígida.

Quer saber mais sobre a cultura organizacional da Sunstar? Fizemos um webinar com eles, vem ver!

A cultura organizacional da Sunstar

A Cultura Organizacional  do grupo é baseada em relações horizontais. Na rotina do dia a dia, o estagiário tem total poder de dar sugestões de melhorias ou de novos processos, assim como colaborar em funções e atividades de alto grau, como enviar relatórios com análises direto para diretores globais.

Diferente de muitas empresas, qualquer pessoa tem acesso ao gestor ou diretor de alguma área, quebrando a lentidão das burocracias ou a segregação das hierarquias.

Com a possibilidade de poder contar, tirar dúvidas e melhor ainda, poder trabalhar em conjunto com gestores e diretores, os jovens talentos da empresa dão um salto quântico em novas possibilidades de crescimento – e da mesma forma, a empresa ganha muito em receber a criatividade e a dedicação de gerações mais jovens e cheias de talento – O que também confere à empresa um clima mais gostoso, descontraído e cheio de energia.

Outra essência da Sunstar e que é uma consequência da autonomia que dão aos colaboradores, é o crescimento acelerado! O grupo chegou ao Brasil há quatro anos e a cada ano encerra suas atividades com mais de 90% de crescimento.

Se você, assim como a Sunstar, tem pressa de crescer, que tal se unir à equipe e fazerem isso acontecer juntos?

O grupo está em busca de jovens talentos apaixonados por inovação, dispostos a vestir a camisa da empresa, se jogar no trabalho e compartilhar seus dons e talentos com a organização.

Quer saber mais sobre as vagas que eles tem em aberto? É só clicar aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *