Curiosidades sobre o café: entenda um pouco mais sobre essa paixão nacional.

Que o café é uma das grandes paixões nacionais, todo mundo já sabe. Nós, brasileiros, somos um dos maiores consumidores mundiais dessa bebida e consumimos em média 817 xícaras de cafezinho por ano! É ou não é muita coisa?  

O que muito de nós não sabemos é que além de consumidores assíduos, somos também os maiores produtores e processadores de café do planeta! Por isso, em parceria com a Jacobs Douwe Egberts (JDE), preparamos esse texto para te contar algumas curiosidades desse grão que move quase 30 bilhões de reais por ano só aqui no Brasil! 

  1. O café chegou no Brasil no século XVIII, trazido da Guiana Francesa

    Foi em Belém, no ano de 1727, que o café chegou às terras brasileiras pela primeira vez, trazido da Guiana Francesa. Nesta época, a muda veio ilegalmente dentro da bagagem de um brasileiro pois o grão já possuía alto valor comercial.  

  2. Quase 40% de todo o café consumido no mundo é produzido em solos brasileiros.

    A quantidade de café consumido no mundo cresce ano após ano. Em 2017, cerca de 160 milhões de sacas de café foram consumidas no mundo todo. 58 milhões dessas sacas foram produzidas em solo brasileiro, ou seja, quase 40% de toda a produção mundial.

  3. O profissional responsável pela elaboração de drinks com café recebe o nome de barista.

    Você provavelmente já viu por aí diferentes bebidas que tem como um dos ingredientes o café, certo? O profissional que os prepara recebe o nome de barista. Além de fazer bons drinks, ele geralmente conhece também toda a cadeia produtiva do café.  

  4. O termo “café expresso” foi criado por italianos muito antes das máquinas de café expresso existirem.

    Por volta do ano de 1880, surgiu na Itália o termo “café expresso”. A expressão foi criada para enaltecer o café fresquinho feito de maneira rápida, preparado com grão torrados há menos de duas semanas e por fim, moídos pouco antes da mistura. A máquina de café expresso como conhecemos hoje, só apareceu cerca de 20 anos depois, patenteada por Luigi Bezerra. 

  5. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz cafés especiais.

    Embora outros estados estejam ganhando força na produção de cafés especiais, Minas Gerais ainda é o estado que mais produz safras deste tipo no país. Se antes quase toda a safra de cafés especiais era exportada, hoje, o consumo brasileiro deste tipo de café cresce por ano até 5 vezes mais que o consumo de café tradicional. 

E aí, gostou de saber mais sobre o café? Se a resposta é sim, se prepara que vem coisa boa por aí! Nas próximas semanas, a JDE vai abrir as inscrições para o seu programa de estágio 2019, uhu. As vagas são para Jundiaí, Barueri, Salvador e Pinhuim.  

 Enquanto as inscrições não abrem, que tal deixar o seu perfil xuxu beleza completando seus dados e fazendo seu vídeo profile? Caso você ainda não tenha cadastro no bettha, se inscreve na plataforma! É só entrar em www.bettha.com.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *