Da faculdade ao mercado de trabalho: como lidar com essa transição?

Nossa vida escolar é muito programada: entramos na escola, passando pelas séries até chegar no ensino médio e prestar o vestibular. Aí, é a vez de seguir todos os períodos na faculdade e nos esforçar muito para encerrar muito bem esse ciclo. É uma longa jornada com mais de uma década de estudo para tornar-se profissional em algo.  

Como sempre tivemos um caminho contínuo, sabemos que depois do terceiro ano do ensino médio vem a faculdade. Assim, é mais difícil entender uma nova lógica nada linear que envolve a transição entre a faculdade e o mercado de trabalho. 

Qual o melhor momento para procurar estágio? Candidato-me cedo para aprender mais na prática? O que eu faço na entrevista? Empresas maiores ou menores? E depois de formado, terei emprego? Como é o processo de trainee? Dá pra prestar depois que se formou?  

Ufa… realmente, são muitas dúvidas! E nós pedimos ajuda para respondê-las!

Webinar: Dá faculdade ao mercado de trabalho

Convidamos a Ju, que trabalha na área de Seleção de Novos Talentos e Recursos Humanos da Ambev, para bater um papo e responder as perguntas dos Betthas sobre faculdade e mercado de trabalho. Afinal, é preciso entender quem a gente é, para saber onde a gente está e, então, conseguir traçar um plano para onde queremos chegar.  

A primeira pergunta foi: 

Passei na faculdade, o sucesso está garantido? Não. Além de um bom currículo, as empresas procuram por pessoas que saibam contar as suas histórias. Falar sobre experiencias extracurriculares é fundamental para o recrutador entender suas habilidades individuais.  

Seguindo, a dúvida foi se o programa de estágio é um programa formativo. Sim, os recrutadores não estão procurando pessoas que já tem certa experiência formal de trabalho. Mas eles querem pessoas que têm  histórias legais para contar, proatividade para fazer e vontade de aprender. 

Quando pensamentos em estágio e faculdade, sabemos que imprevistos acontecem, e aí qual a melhor postura para essa situação? Como conseguir conciliar estágio e trabalho? O estagiário precisa aprender a lidar com essas novas responsabilidades. Sabemos que não é algo fácil, por isso, é importante que haja um empenho e treinamento de temas como “Gestão do Tempo”, sugere a Ju. 

O webinar foi feito ao vivo e trouxe não só essas dicas, mas também muitas outras! E a notícia boa é que tá tudo gravado e disponível pra você assistir a qualquer momento. Para assistir o bate-papo completo, é só clicar aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *