Descobrindo Áreas #2: Marketing, Vendas e Customer Success

O que faz a área de Marketing? E Vendas? E Customer Success? Por que elas precisam estar sempre alinhadas? Se liga no post e #descubra!

O descobrindo áreas é uma série do bettha que te ajuda a entender um pouco mais sobre o que faz cada área em uma empresa!

Oi menines, turu boum? Estamos de volta com mais um post da Série Descobrindo Áreas!

Essa série é pra você, jovem Padawan profissional, que tem um total de ZERO IDEIAS do que gostaria de fazer dentro de uma empresa. Por isso, em cada post, nós falamos um pouquinho de algumas áreas bacaninhas pra te dar uma luz nessa missão!

Nessa edição, vamos falar do trio de áreas que lidam com a jornada de compra do consumidor: Marketing, Vendas, e Customer Success. Essas três áreas são primordiais dentro de uma empresa, e precisam estar sempre com as informações e estratégias alinhadas. Assim, todas podem ter o melhor desempenho possível – batendo as metas tudo e deixando todo mundo feliz!

Fica ligadão e não marca bobeira! Quem sabe você não se apaixona por uma dessas áreas, heim? ;D

O que faz a área de Vendas?

Vende, ué. kkkk

Parece bem intuitivo, né não? Mas ó, vou te contar uma coisa: vender não é a única função do time de Vendas.

A área de vendas é altamente estratégica dentro da empresa. É através dela que a empresa entra em contato com o mercado. O representante de vendas, que está “em campo”, levanta informações sobre os consumidores. Com essas estatísticas em mãos, os administradores da companhia podem traçar metas e planejar o futuro. Demais, né?

Curtiu a vibe de Vendas e quer aprender como se dar bem na área? Então se liga nessas 13 dicas pra ser um vendedor de sucesso!

O que faz a área de Marketing?

A área de Marketing é responsável por todas as ações e estratégias que buscam adequar os produtos/serviços da empresa às necessidades dos clientes. Pra conseguir fazer isso, os profissionais da área precisam ter mente analítica e curtir métricas e números. Dessa maneira, conseguem uma boa noção do mercado e do público-alvo da empresa.

A partir de uma boa análise de dados sobre o mercado, as ações dos marketeiros tem destino certo: o cliente com o fit – ou o perfil – para consumir o produto. Assim, a empresa oferece o serviço certo, pra pessoa certa, pelo preço certo e no lugar certo – o que aumentam as chances de fechar a venda!

O que faz a área de Customer Success (CS)?

A área de Customer Success (Sucesso do Consumidor, em PT-BR) é responsável pelo trecho final da jornada de compra. O objetivo da galera dessa área é garantir que o cliente fique pleno e realizado com o produto adquirido – ou seja, que suas necessidades sejam satisfeitas.

CS não é só joguinho

Você sabia que a aquisição de novos consumidores custa 7x mais que a retenção de antigos? Pois é, rapaziada. O CS existe exatamente pra garantir a alegria do cliente! Essa é a melhor maneira de fidelizar seu coração e continuar gerando renda para a marca.

Por que essas áreas precisam de alinhamento?

Vem cá, jovem, vamos pensar um pouco. Sabe aquela tal “jornada do consumidor” que a gente citou nesse post? Então. Cada uma dessas áreas, Vendas, Marketing e Customer Success, trabalham em uma etapa da jornada. Assim, pra que todo mundo atinja o sucesso total, é preciso estabelecer um ciclo de trabalho que se retroalimente.

Resumindo…

Através de pesquisas, o Marketing define quem são os potenciais clientes da empresa – as personas – e iniciam ações de atração de leads – os potenciais clientes interessados no produto ou serviço.

Então, o time de Vendas “vai à campo” (o que não necessariamente significa sair do escritório) e busca estabelecer contato com esses leads. A partir da experiência com os clientes, conseguem mais dados sobre o mercado.

Quando o pessoal de Vendas fecha negócio, Customer Success faz o acompanhamento do pós-venda. A partir da interação com os clientes, conseguem indicar os perfis de clientes com melhores (e piores) fits – o “encaixe” do cliente com a solução do produto.

Então, é essencial que o time de Vendas conheça o perfil “ideal” do clientes para fechar negócios vantajosos ambos. O time de Marketing, para ser assertivo na produção de campanhas e ações de conversão de leads, precisa direcioná-las ao público específico do produto/serviço. Finalmente, o CS pode fidelizar o cliente de forma tranquilinha, porque as chances de o cliente curtir o produto da empresa serão bem altas <3


Assim, cada área pode contribuir – e muito! – com trabalho das outras. O bom alinhamento entre as áreas de Vendas, Marketing e Customer Success forma um circulo virtuoso de trocas de dados e experiências que permitem a adaptação do planejamento estratégico da empresa. E aí, com cada área se tornando mais eficiente e efetiva, a empresa consegue crescer melhor – e se consolidar no mercado.

Quais outras áreas você gostaria de conhecer aqui no Descobrindo Áreas? Compartilha com a gente nos comentários!