Banner do Descobrindo Áreas

Descobrindo Áreas #3 + Por Dentro do Bettha: O que faz a área de Tecnologia?

Esse post é pra quem é curioso. Mas pra quem é tipo MUITO curioso. Você já se perguntou o que faz a área de Tecnologia de uma empresa? Ou melhor, você já quis saber como funciona a área tech deeeentro do bettha? Então PRE-PA-RA que lá vem um combo melhor que os do BK! Juntamos as séries Descobrindo Áreas e Por Dentro do Bettha pra matar a sua curiosidade numa cajadada só!

Nesse post, você terá a chance de saber um pouco mais sobre toda a versatilidade da área de tecnologia numa empresa. Além disso, vai ter a oportunidade de xeretear o backstage do bettha e conhecer duas das pessoinhas que fazem essa plataforma :B

Bora entender o que faz a área de Tecnologia? BÓRIS!

O que faz a área de Tecnologia?

A área de Tecnologia da Informação – vulgo TI – é responsável por gerenciar e processar dados e informações, de forma a distribuí-los em redes de computadores. Além disso, é encarregada de desenvolver softwares e hardwares, dependendo do segmento da empresa.

Nas últimas décadas, o rápido desenvolvimento da tecnologia a tornou central na eficiência da gestão organizacional. Assim, houve uma ramificação enorme na área de tecnologia. Então esquece o clichezão do cara do TI instalando atualização, porque existem váaaarias outras funções pra essa galera.

Dois rapazes nerds dançando estranho com computador antigo ao fundo

A seguiiir, vou dar um exemplinho de profissões, cargos e funções do Time Tech de um site/plataforma.

Tá preparads? Tá emocionads? Tá ansiousis? ENTÃO VAMO LÁ

O Exemplinho

Existem 3 (ou dois) profissionais fundamentais no desenvolvimento de um site ou uma plataforma: o Web Designer, o Desenvolvedor front-end e o Desenvolvedor back-end. Esses dois últimos podem aparecer num combo profissional – o Desenvolvedor full stack – bem no estilo pague 1, leve 2.

éoq

CALMINHA AÍ QUE EU JÁ VOU EXPLICAR ESSA ZOEIRA.

Quando você abre um site, qual a primeira coisa que você vê? As imagens, né? Então. Esse é o layout, arquivo estático de desenho criado pelo Web Designer. A função dele é fazer tanto o layout (via Photoshop e/ou llustrator e/outros) e sua programação, quanto realizar a animação e edição de vídeos.

Pra que essa interface de ibagens se torne um site, é preciso ter usabilidade e funcionalidades – e é aí que o desenvolvedor Front-End entra em cena. Assim, a funça dele é codificar a interface em formatos que a interwebs entende (HTML, CSS e Javascript), pra deixar o layout levinho e suavinho. Dessa forma, a página do site vai carregar rapidinho no navegador do usuário.

O desenvolvedor Back-End, então, entra na jogada pra fazer meio de campo entre o banco de dados da plataforma e o navegador do usuário. Ele codifica o trampo do Front-End e faz com que esses códigos rodem em consonância com o servidor.

O desenvolvedor Full-Stack, por sua vez, é pacote completo. Manja dos paranauê tudo: realiza tanto tarefas do Front-End quanto do Back-End.

Agora cê entendeu, meu consagrado? Assim… se não entendeu, não se acanhe – comenta aqui no post que a gente te dá um salve :B

Mr. Bean dando piscadinha meio torta
;P

Webinar de Tecnologia – com Bud e Dalvan

Gentee, na Semana de Áreas e Segmento do Bettha Career Experiencie rolou um webinar maravilhoso sobre Tecnologia com duas pessoas maravilhosas do bettha: o Bud e o Dalvan.

O Bud Helisson é fotógrafo lifestyle made in Brasília e Designer do Bettha. Sempre teve interesse em computadores, então fez vários freelas concertando PCs de conhecidos. Sempre foi autodidata, e, sem grana pra fazer curso caro, aprendeu uma montoeira de coisa na internet.

O Dalvan Gomes é fã de Star Wars e Engenheiro de Software. Sempre curtiu computadores, mas começou a trampar como eletricista de manutenção e auxiliar de torneiro mecânico. Até que parou tudo para cursar a Engenharia de Computação.

Além de falarem um pouco mais sobre as suas respectivas áreas, os dois contam um pouco sobre sua trajetória profissional até chegarem no bettha.

Quer saber na íntegra o que rolou no Webinar de Tecnologia com o Bud e o Dalvan? Clique aqui e aproveite :B