Como encontrar o propósito no trabalho? Saiba como em 6 dicas

Como encontrar o propósito no trabalho? Saiba como em 6 dicas

Muito se fala da importância do propósito na realização das tarefas do nosso cotidiano. Esse post foi escrito com o intuito de te ajudar a encontrar o seu propósito no trabalho. Entretanto, você pode muito bem utilizá-lo para encontrar um propósito de vida.

Antes de mais nada: o que é propósito?

propósito

substantivo masculino

  1. intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.

            “tenho o firme propósito de viajar”

  1. aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

           “ter bons propósito na vida”

A propósito, vamos falar de propósito?

A busca por propósito começa com a pergunta “por quê?” 

Porque eu faço o que eu faço? 

Porque eu trabalho com o que trabalho?

Antigamente a resposta era óbvia: “faço o que eu faço porque preciso pagar as minhas contas.”

Há alguns anos, a resposta deixou de ser óbvia. Passou a ser uma questão mais profunda e conectada com os seus valores, com o que você define como missão no mundo, com suas paixões. Além disso, se o que você faz tem uma razão maior do que dinheiro ou status.

Conhecer o seu “porquê” permite com que você veja as respostas por vários ângulos. Assim, é possível se concentrar em mudar de rota e ajustar-se prontamente a qualquer condição.

Prolongando a vida com o Propósito

Um estudo conduzido por pesquisadores da University College London, Princeton University e Stony Brook University, descobriu que as pessoas que sentiam que aquilo que faziam realmente valia a pena tinham 30% menos chances de morrer antes dos demais.

A pesquisa acompanhou o grupo de ingleses durante oito anos. Os participantes foram divididos em quatro grupos, desde os que tinham um claro propósito até os que não sabiam. Assim, o primeiro grupo viveu em média dois anos a mais do que aqueles não possuíam propósito claro.

O propósito faz a vida valer a pena a cada segundo e direciona seus comportamentos e jornada. 

Ter um “por quê” de se acordar todos os dias resulta em motivação para seguir em frente apesar das dificuldades. Além disso, oferece equilíbrio entre a mente e o corpo.

Para a master coach e trainer da Febracis, Angélica Magalhães, o propósito tem a ver também, com saúde mental e espiritual:

“A falta de propósito na vida pode te levar à cegueira espiritual, a ponto de você ter a sensação de que está vivendo sempre no fundo do poço, num vazio. E isso, em um alto nível de intensidade, e mantido por um longo período de tempo, me levou a uma depressão. Quando eu vivia sem um propósito bem definido, eu estava sempre insatisfeita e não conseguia ter sucesso para equilibrar vida pessoal e profissional. Na verdade eu não me sentia merecedora de ter essa plenitude, era como se eu tivesse que escolher entre um e outro”, conta.

Confira 6 ideias para você encontrar o propósito que te falta para acordar todos os dias feliz e energizado.

6 ideias para você encontrar propósito no trabalho

1 – Encontre a sua paixão

O que pode começar como uma brincadeira ou hobby, pode levar a um negócio promissor.

Nem todo projeto será capa de revista. Entretanto, quando você encontra um projeto ou empresa onde você sente que o seu trabalho faz a diferença, provavelmente sentirá uma sensação renovada de curiosidade, energia e entusiasmo.

2 – Selecione a camada da experiência

O erro está em acreditar que, para se ter propósito, é preciso uma única experiência de grande impacto. Bem, nem todos vamos mudar o mundo – e está tudo bem.

O propósito pode ser encontrado nos momentos simples da vida. Veja alguns exemplos:

segurar a porta do elevador para alguém, não porque você deveria, mas porque você quer ajudar. 

perguntar sobre o dia do seu colega de trabalho

respirar fundo o ar fresco não porque você está estressado, mas porque você ama a sensação.


A finalidade é a camada, tanto quanto o impacto. Por isso, a escolha de vivenciar as inúmeras camadas de suas experiências cotidianas é o que faz ter um propósito ao longo da sua vida.

3 – Encontre o seu combustível

Propósito sem significado não é propósito. É mero blá blá blá.

Quando se sabe o que se valoriza – em si mesmo, nos outros e no mundo – você é capaz de conectar qualquer atividade a um sentido. Assim, você pode fazer o seu trabalho com propósito. 

Se você valoriza a contribuição, por exemplo, encontre um propósito procurando maneiras de contribuir para um grupo, entregar um trabalho além do que o seu líder espera ou devolva todo o conhecimento adquirido para a sua comunidade local. 

Se você valoriza o riso, esteja pronto com um sorriso em seus relacionamentos de negócios. Seja sempre generoso com seu humor. Ou, se você valoriza relacionamentos, conectar e compartilhar suas ideias e conhecimentos com as pessoas darão um propósito.

Por meio dos seus valores pessoais você pode encontrar o seu combustível. Assim, poderá fazer muito mais, agregando significado em cada tarefa.

4 – Invista em sua comunidade

Iniciativas de bairro são ótimos exemplos de trabalhos que envolvem propósito. Além disso, podem impactar positivamente o seu ambiente direto, fazendo mudanças positivas a todos. 

Compartilhar o seu conhecimento e experiência é um grande combustível para acordar todos os dias e ver a mudança positiva no mundo.

5 – Deixe o escritório melhor do que quando você o encontrou

Por quantas reuniões você entra durante um dia típico de trabalho? Três? Cinco? 

Estar em uma sala com outras pessoas é uma daquelas coisas que acontecem todos os dias. Por ser de praxe, se torna uma tarefa como outra qualquer. 

Mas e se você não saísse nunca do escritório até que fizesse algo para deixar o ambiente melhor?

Seja oferecendo sua visão ou conhecimento, elogiando alguém por um trabalho bem feito, ou simplesmente prestando atenção no que o outro tem a dizer. Se você puder encontrar um propósito na próxima reunião em que você estiver, imagine que tipo de diferença você pode fazer na próxima semana, no próximo mês ou no próximo ano.

6 – Considere deixar um legado – só que mais simples

O dicionário Aurélio define legado como uma missão especial. Se você parar para pensar, ninguém neste mundo está aqui por acaso.

Nem todos nós estamos destinados a ser uma Madre Teresa ou Martin Luther King Jr. Quando nos comparamos com essas pessoas, acabamos nos inferiorizando, deixando de fazer o que podemos.

Olhe pra si e veja o que você pode oferecer para quem está ao seu redor. Tempo, consideração, habilidade, empatia, hospitalidade e experiências são coisas que você pode oferecer e contribuir localmente – podendo até impactar uma legião de pessoas.


A generosidade é um propósito que você pode obter neste exato momento, em vez de esperar por uma “grande oportunidade” de mudar o mundo.

O filme ‘A Corrente do Bem’ é uma excelente explicação e ilustração do que é propósito. O nosso conselho é assistir o filme inteiro 😉

Tudo o que realmente se resume, especialmente no trabalho, é a escolha de se envolver com tudo o que você tem, em vez de lutar com tudo que você não é.

No fim das contas, propósito são pequenas ações que contribuem tanto em pequena ou grande escala, começando por você, aonde você está e com o que você tem.