9 conselhos para ser feliz no trabalho

Quem disse que não dá para ser feliz no trabalho? Essa é uma asneira bem grande.

O trabalho é o nosso segundo lar. Então, se só houver cobranças, pressão e cara fechada, quem conseguirá de fato produzir e ser feliz no trabalho?

Ninguém trabalha só por lazer – e os boletos não nos deixam mentir. Mesmo assim, precisamos encarar o período de trabalho com mais bom humor e energia positiva. Assim, poderemos trabalhar melhor.

Então desencane dessa história de “trabalhar para pagar as contas”. É possível tornar os dias de trabalho mais prazerosos e divertidos!

Pra te ajudar nessa missão, reunimos 9 conselhos para ser feliz no trabalho!

#1 – Faça algo que você ama

O primeiro da lista é clichê, mas é verdade.

Se você faz algo que ama, nunca vai sentir que está trabalhando. Por outro lado, quando você faz algo pelo qual não está apaixonado, será difícil ficar feliz no trabalho.

É claro que toda empresa possui seus desafios, dias estressantes e problemáticos. No entanto, se você ama o que faz, será mais fácil lidar com dias difíceis.

#2 – Faça suas manhãs renderem

Reserve 15 minutos todas as manhãs para organizar os seus pensamentos e criar as suas metas diárias.

Esse “ritual matinal” não precisa ser complicado ou engessado. Então, foque em dedicar um tempo para você. Dessa forma, você poderá reconhecer o que te faz feliz no trabalho e na vida, e conseguirá traçar os passos para chegar lá.

#3 – Saia da rotina

A sensação que os seus dias são sempre iguais pode diminuir a sua energia – te colocando em um mood não muito bom. Por isso, encontre uma maneira de mudar a sua rotina.

Ao invés de pegar o carro para ir ao trabalho, vá caminhando ou de bicicleta. Convide um amigo para almoçar junto com você. Veja se você pode passar algumas horas a tarde trabalhando de um café em vez da sua sala. Assim, você estará dando uma nova perspectiva às suas manhãs.

São pequenas mudanças que podem gerar bom humor e dar aquele gás para um dia incrível!

#4 – Seja amigável com os seus colegas de trabalho

Sabemos que toda empresa tem inúmeros perfis no trabalho – uns são mais extrovertidos, outros mais tímidos e alguns mal humorados. Existem também aqueles que geralmente preferem destilar o veneno sobre tudo e todos – o que torna o clima pesado.

Não seja um ser mal humorado e rabugento! Seja amigável com todos, saiba ouvir e se expressar com simpatia.

Humanos são criaturas sociais! Ao se dar bem com seus colegas de trabalho, você pode construir fortes conexões.

#5 – Não trabalhe durante o almoço

Sua hora de almoço deve ser sagrada. Considere como uma pausa não só para alimentar o corpo, mas também para descansar a mente.

Sem essa pausa, você pode se sentir sobrecarregado. Dessa forma, pode ficar incapaz de avançar com o trabalho ao longo do dia.

Quando você não consegue ter o melhor desempenho, é impossível ser feliz no trabalho. Esse intervalo é um momento para se afastar das tarefas que tem que fazer e relaxar.

Caso você seja do #TeamMarmita, após a refeição, saia um pouco do escritório, dê uma volta no quarteirão e tome um ar fresco. Isso ajuda na digestão – e a se desligar um pouco dos jobs 🙂

#6 – Encontre valor no que faz

Todo trabalho tem o seu valor. Infelizmente, muita gente desmerece suas próprias funções por não encontrar o valor naquilo que fazem.

Pense: se ela não existisse, como ela afetaria a empresa, clientes e a sociedade? Sim, o seu trabalho impacta esses três grupos.

Pare de reclamar ou desvalorizar o que faz! Encontre valor e propósito para ser mais feliz no trabalho.

#7 – Decore seu espaço de trabalho

Dependendo de onde você trabalha, você pode decorar sua mesa. Isso, meu amigo, pode ajudar a tornar a sua rotina mais divertida, criativa e inspiracional.

Coloque a foto do cachorro/família/crush, um vasinho de flor (vale até um cacto), alguns objetos de decoração que façam sentido para você e tcharam! Temos um espaço de trabalho que gera felicidade <3

#8 – Crie a playlist da felicidade

A música pode melhorar o seu humor e produtividade, principalmente em dias ruins.

Crie aquela playlist com músicas animadas que geram aquele “quentinho no coração” e te ajudam a focar. Você trabalhará com muito mais vontade :3

#9 – “Senhoras e senhores: água! Nunca deixem de beber água! Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: bebam água!”

Esse conselho pode parecer um pouco estranho, mas beber água ajuda com quase tudo.

Mantenha uma garrafa de água fresca em sua mesa – isso ajudará a mantê-lo focado e hidratado e vai combater as costumeiras dores de cabeça que surgem no meio de uma tarde qualquer.

Que a água seja para você o que o filtro solar é para o Pedro Bial.


Pratique diariamente esses conselhos, mesmo que não esteja muito interessado em continuar na empresa onde trabalha. Com certeza você trabalhará mais motivado, até encontrar um novo emprego para chamar de seu.

Ser feliz no trabalho depende de você! Mais do que da empresa onde trabalha ou dos seus colegas.

Faça da felicidade o seu maior objetivo de todos os dias <3