A rotina do milagre da manhã

Talvez você já tenha ouvido falar do livro O Milagre da Manhã, de Hal Elrod. Sua obra causou grande efervescência no mundo todo com o 5AM club.

Basicamente, Elrod enfatiza a importância de se acordar às 5h da manhã todos os dias. Seu livro, portanto, traz uma rota para que as manhãs comecem mais produtivas, de forma a favorecer um dia mais agradável. Assim, sua rota baseia-se em:

Silêncio: realizar atividades silenciosas, como orar, meditar, refletir sobre algum assunto etc.

Afirmações: fazer afirmações positivas para si mesmo, com o objetivo de trabalhar a estima, ansiedade e maus hábitos.

Visualização: revisar os grandes sonhos, objetivos e a pessoa que você quer ser.

Exercícios: movimentar o corpo com alguma atividade física da sua preferência.

Leitura: ler histórias inspiradoras que possam incentivá-lo a se desenvolver, seja no aspecto pessoal ou profissional.

Escrita: escrever suas reflexões, ideias, descrever o seu estado de espírito, fazer listas e principalmente agradecer.

Quer saber mais sobre como ter um dia mais feliz no trabalho? Clique aqui e confira!

Você escolhe qual será a ordem de cada ação dessa rota, talvez queira começar pelo silêncio e depois para a escrita, não importa. O importante, então, é fazê-las.

Se falta inspiração para pôr em prática as valiosas lições do livro “O Milagre da Manhã”, fique tranquilo! Criamos um roteiro para te ajudar nessa tarefa. Dessa forma, você pode segui-lo e adaptá-lo conforme o que funciona melhor para você.

Vamos lá?

Roteiro para fazer acontecer o milagre da manhã

1. Escrita (10 minutos)

Anote três coisas pelas quais é grato que aconteceram no dia anterior. Mesmo que isso possa se tornar repetitivo, escrever diariamente fará com que você agradeça por coisas realmente pequenas.

Ao dar valor aos detalhes da vida, você poderá se tornar mais resiliente. Com isso, será capaz se enfrentar as dificuldades do dia-a-dia com tranquilidade – já que você estará condicionando seu cérebro a interpretar a realidade de forma positiva.Dessa forma, você será capaz de colocar tudo em perspectiva 🙂

Você também pode escrever sobre hábitos que podem melhorar e metas que você quer realizar ao longo do dia que sejam alinhadas com suas metas semanais, mensais e anuais. Assim, você poderá traçar um plano de ação para cumprir com seus objetivos pessoais e profissionais.

2. Silêncio (15 minutos)

Caso tenha a prática, você pode começar o dia meditando, fazendo uma oração, ou simplesmente pensando na vida.

No Spotify há diversas playlists que ajudam a meditar e podem funcionar para você. Caso você não seja um praticante da meditação, usar aplicativos como o Headspace ajudará a você a ter mais sucesso nesse novo hábito.

Meditar ajuda a acalmar o cérebro e o espírito, de forma a tornar a rotina mais leve para começar um dia agitado.

3. Afirmações (5 minutos)

Isso pode soar bobo, mas repita diariamente os seus principais objetivos de curto e longo prazo. As afirmações são uma maneira de se condicionar positivamente todos os dias. Faça disso como um mantra diário para que você sempre se conecte com as ações e os propósitos que estão por trás delas.

4. Visualização (5 minutos)

Visualizações são semelhantes a meditar. A diferença? Na meditação, você faz o seu melhor para pensar em nada, exceto na sua respiração. Já na visualização, você se vê realizando os seus objetivos.

Isso pode ser feito de várias maneiras diferentes. Algumas pessoas criam um quadro de avisos e fixam fotos de seus desejos no quadro. Encontre o melhor jeito para você.

5. Exercícios (1 hora)

Talvez isso signifique ir para a academia ou apenas fazer uma caminhada pelo bairro. Independentemente da sua escolha, pratique atividades físicas religiosamente. Você não precisa pagar uma academia para isso, você precisa apenas de disposição e uma boa playlist para animar.

6. Leitura (50 minutos)

Estabeleça uma meta de leitura diária. Se você quer ler um livro de literatura e um livro técnico para o trabalho, divida o período de leitura. Assim, você lerá dois livros ao mesmo tempo. Esse tempo pode ser 50 minutos divididos em 25 minutos para cada livro.


Em 2h30min você terá completado a rota do livro O Milagre da Manhã com sucesso! Vale lembrar que, para você se dedicar com calma a cada ação, é importante acordar às 5h da manhã.

Você já leu “O Milagre da Manhã”? Testou as dicas? Deixe o seu depoimento nos comentários 😉