Mundo VUCA, você sabe o que é?

O mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão. Apesar de ter surgido na década de 90 no ambiente militar norte-americano, o conceito de mundo VUCA ainda se aplica com muita precisão quando se busca explicar o momento atual de transformações que vivemos. 

VUCA é um acrônimo que mostra característica marcantes do momento que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. O conceito mostra que as mudanças disruptivas pelas quais passamos traz desafios pessoais grandes, justamente por romper alguns padrões. Nesse contexto, é comum que nos sintamos aflitos frente a tantos desafios.  

Vamos entender o que significa o mundo VUCA? 

  • Um mundo VOLÁTIL: É mais difícil prever cenários, pois as mudanças têm ocorrido com muita agilidade. Nesse cenário, é mais importante estar pronto para o inesperado do que investir muito tempo planejando as ações e situações nos mínimos detalhes.  
  • Um mundo INCERTO: Apesar de grande quantidade de informações, elas não são tão úteis para compreender o futuro. As soluções de hoje em geral podem não ser aplicáveis aos problemas futuros. Isso, porque as coisas estão mudando muito rápido, e muitos dos problemas são inéditos.  
  • Um mundo COMPLEXO: As pessoas, funções e obrigações estão conectados e a interdependência amplia essa complexidade. Não é mais possível prever os resultados de ações isoladas, pois tudo agora faz parte de um sistema complexo e interconectado.
  • Um mundo AMBIGUO: A ambiguidade é a falta de clareza e concretude, existem muitas maneiras de analisar esses conceitos complexos. E como esse mundo é volátil, os impactos podem não ser analisados com base num histórico ou experiências anteriores, pois quase tudo é novo. Isso dá margem para várias interpretações, igualmente pertinentes. 

Para se destacar nesse ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo é necessário aprimorar algumas habilidades como resiliência, flexibilidade, multidisciplinaridade e coragem.

Você tá pronto para isso? As jornadas de conhecimento do bettha podem te ajudar! 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *