Empresa Júnior, você sabe o que é?

O que é uma Empresa Júnior?

Você já ouviu falar em Empresa Júnior? Caso você já tenha ouvido falar, mas tem dúvidas, vamos te explicar um pouco sobre como a instituição funciona. Porém, e você não sabe do que se trata, leia essa matéria e descubra essa super iniciativa. 

Empresa Júnior é uma instituição sem fins lucrativos que atua dentro das universidades e surgiu na França em 1967. Segundo dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, existem 1.013 empresas juniores no Brasil, que ensinam um total de mais de 20 mil alunos.  

Como funcionam?

Elas oferecem aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. Por isso, é uma oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos. Dessa forma, é possível utilizar ferramentas, criar processo e estratégias de marketing, inovar, liderar equipes e muito mais. 

A base da E.J. é formada por uma ideia de negócio idealizada pelos alunos e supervisionados por professores. As empresas juniores da uma maior vivência aos alunos colocando-os em cargos e situações semelhantes ao que eles irão encontrar no mercado de trabalho.  

Qual a diferença dela para uma empresa comum?

Uma Empresa Júnior funciona muito próximo de uma empresa comum, eles têm até CNPJ. Só que, a maior diferença comparada as empresas comuns é a isenção de uma série de impostos, já que se trata de uma organização sem fins lucrativos.

Por isso, os membros não ganham salários. Mas, os projetos desenvolvidos nessas E.J. são e devem ter um custo financeiro para o cliente, mesmo que o valor seja bem abaixo do mercado tradicional, esse dinheiro é revertido para a própria instituição.  

Além de poder se desenvolver como profissional, fazer parte de uma Empresa Júnior faz diferença quando você quer entrar no mercado de trabalho convencional e começa a participar de processos seletivos.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *