O seu desejo é empreender? Vem ver essas dicas!

PARA ONDE VOCÊ QUER IR? POR QUÊ?

O seu desejo realmente é empreender? É a partir da sua visão e da sua atuação, que o empreendimento pode sair do papel, impactar a vida de pessoas e gerar retorno financeiro. Mas afinal, por que você está empreendendo? Qual é o propósito que você busca? Autonomia, reconhecimento, liberdade…?

Ter um propósito claro certamente funcionará como um combustível para você enfrentar os obstáculos e imprevistos que toda jornada empreendedora possui.

QUAL A RAZÃO DO SEU NEGÓCIO?

Todo negócio tem uma razão de existir. Ele pode facilitar a conexão entre pessoas buscando imóveis para alugar e os proprietários, pode simplificar a relação de crédito e consumo entre cartões e pessoas físicas, e pode ainda melhorar a qualidade de ensino no Brasil. A diversidade de possibilidades é extensa, mas você deve ter um foco claro: para que o meu negócio existe? Isso será a base de um bom planejamento estratégico.

O SEU MODELO DE NEGÓCIO FOI TESTADO E VALIDADO?

Planejar o seu modelo de negócio e não testá-lo em nenhum momento é uma grande armadilha. Muito empreendedores ficam com medo dessa etapa por conta dos possíveis erros. Se o seu desejo é empreender, uma regra de ouro é: erros equivalem a aprendizados. Quanto mais cedo você errar e aprender, mais certo irá acertar.

ESCALAR: VOCÊ QUER?

A maioria dos empreendedores sonha com um momento: crescer e escalar. Isso significa que você deverá aumentar a sua operação e o seu serviço, cuidando para que os custos não cresçam tanto a ponto de inviabilizar o negócio. Afinal, crescer de qualquer jeito pode ser tão fatal quanto nunca crescer. E esse assunto é tão sério que inclusive uma pesquisa descobriu que 90% das start ups falham não por conta da concorrência, e sim por conta de uma autodestruição (Fonte: Start UP Genome Report).

Especialistas afirmam que algumas práticas podem ser cruciais para garantir seu crescimento sustentável: projete cenários de crescimento e analise o que falta para você conseguir operar nesse contexto; desenvolva seu potencial de gestão para lutar contra os desafios que vão surgir; desenvolva equipes qualificadas e construa uma cultura coerente com seus valores; e fique de olho no mercado e nas tendências SEMPRE.

COMO USAR O SEU TEMPO

Organizar e cumprir uma agenda de atividades é um dos grandes desafios dos empreendedores. Muitos compromissos e ações relevantes concorrem entre si e você precisa tomar a decisão: o que de fato vale a pena fazer agora. Separar o que é importante daquilo que é urgente é essencial. Caso contrário, você se torna um ótimo “apagador de incêndio”, mas não focaliza aquilo que realmente te trará resultados diferenciados…

Quer saber mais sobre gestão do tempo?

Cadastre-se no Bettha e acesse nossa jornada sobre o tema!
http://www.bettha.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *