Passo-a-passo: como pedir aumento de salário

Quando você está em uma posição a um longo tempo ou absorvendo atividades de outra função, é natural que o seu primeiro pensamento seja pedir o aumento de salário.

Nem sempre a iniciativa vai partir da empresa. Ciente disso, você precisa se vestir de coragem e dar o primeiro passo.

A gente sabe que pedir aumento de salário é um momento delicado para qualquer profissional. Geralmente, muitos acabam evitando esse assunto, e os que tomam a iniciativa, erram por conta do nervosismo ou falta de preparo.

Pedir aumento de salário envolve diversos fatores, como uma boa argumentação para convencer o seu chefe, a avaliação do humor dele, a situação financeira da empresa, a remuneração média no mercado, e principalmente, se você está desempenhando um bom papel.

Se você avaliou cada um desses pontos e acredita que todos são favoráveis para você pedir o tão sonhado aumento, vá em frente! Mas não vamos te deixar sozinho para enfrentar esse desafio. Selecionamos algumas dicas marotas para você ser bem sucedido na sua abordagem para conseguir uma graninha extra!

#1 – Planeje-se

Antes de chamar o chefe de canto e pedir um aumento de salário, levante alguns resultados relevantes do seu trabalho que melhoraram a área ou até afetaram positivamente o negócio.

Foque em números. Por exemplo: inclua números de vendas, novos clientes que você trouxe para a empresa e responsabilidades adicionais que você absorveu nos últimos tempos.

Em hipótese alguma, coloque motivos pessoais como razão do aumento, seja gastos extras, casamento, viagem ou o que for. A empresa não é um banco. Se você está passando por algum perrengue, faça um empréstimo, mas não peça um aumento de salário.

#2 – Faça a lição de casa

Pesquise o que seria um aumento salarial adequado, usando pesquisas idôneas como um guia. Além disso, converse com pessoas que também atuam no seu mercado e possuem cargos e tempo de experiência semelhantes ao seu para ter uma ideia de valores.

#3 – Seja realista

Feito a lição anterior, você não deve pedir algo muito fora do que é praticado no mercado. Tenha um plano B caso o aumento de salário seja negado. Faça uma contraproposta de aumento dos benefícios, seja aumentar o vale refeição ou conseguir um vale alimentação, obter um plano médico melhor… Analise os benefícios que você possui e como pode colocá-los na proposta.

De certa forma, por mais que não seja dinheiro em espécie, isso colocará mais dinheiro no seu bolso a longo prazo.

E se nada der certo?

Mesmo seguindo esse passo a passo, você tem chances de ouvir um não, e a culpa não será sua.

O importante é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Para a esperança se manter firme, estabeleça com o seu chefe um prazo que vocês possam conversar sobre esse assunto novamente. E enquanto isso, trabalhe visando como você pode demonstrar suas conquistas (sem ser arrogante, ok?).

Pense positivo: se você realmente for merecedor e a empresa estiver em condições melhores no futuro, a semente já foi plantada e logo você irá colher os frutos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *