Como criar um perfil no LinkedIn de sucesso?

Hoje o LinkedIn é a principal rede social voltada aos negócios. Lá, as pessoas disponibilizam sua trajetória e experiências profissionais, se conectam com profissionais de todo o mundo, fazem marketing pessoal, e inclusive, buscam por oportunidades de emprego. Por conta disso, mantê-lo atualizado, completo e ativo é muito importante. Mas, você tem ideia de como criar um perfil no LinkedIn de sucesso? Nós te contamos!

Em 2017 a plataforma que mais conecta profissionais ao redor do mundo, atingiu aproximadamente 500 milhões de usuários, sendo destes, 29 milhões brasileiros. Isto torna o Brasil o 3º maior mercado da empresa. E se você quer aumentar as chances de entrar na empresa dos sonhos não pode ficar de fora desse número. Porém, mais que parte dele, é preciso destacar-se. Sendo assim, para te ajudar a ser visto dentro desse plataforma digital, nós do Bettha, separamos 18 dicas de como criar um perfil no LinkedIn de sucesso.

18 dicas infalíveis de como criar um perfil no LinkedIn de sucesso

Em 2017, o LinkedIn atingiu aproximadamente 500 milhões de usuários no mundo. Quase 30 milhões de brasileiros estão nessa plataforma.

1. Coloque uma foto de perfil

O primeiro passo para ter um perfil no LinkedIn de sucesso é adicionar um retrato. É comprovado que perfis com foto são consideravelmente mais vistos que os outros. Mas lembre-se, o LinkedIn é uma plataforma mais profissional, então aquela sua foto com um copo na mão pode cair bem mal. A dica é apostar em roupas e fundos mais neutros.

2. Use a abuse de palavras-chaves

Quando enviamos um currículo diretamente a um portal de recrutamento ou um e-mail, já sabemos quem irá receber. No entanto, no Linkedin a intenção é ser localizado pelos recrutadores, e uma das melhores formas de fazer isso é usar palavras-chaves. Por exemplo, caso você seja um “analista de mídia”, procure adicionar variações ao seu perfil, como: “analista de mídia online, analista júnior de mídia, mídia online”. Quanto mais variações, maiores são as chances do seu perfil ser encontrado.

3. Adicione suas experiências profissionais

Parece uma dica básica, já que o LinkedIn é um reflexo online da experiência de alguém, mas muitas pessoas falham neste ponto. Se seu objetivo é criar um perfil no LinkedIn exemplar, adicionar suas experiência profissionais é fundamental. Coloque a empresa, o período que trabalhou e suas principais funções. Importante: seja breve e o mais completo possível.

4. Formação acadêmica

É uma das informações mais importantes de um currículo. É por conta disso que, na hora de criar um perfil no LinkedIn é essencial colocar a instituição de ensino, o ano de início e término e o curso. Não tem problema caso ainda esteja cursando o curso, basta colocar a data de conclusão prevista corretamente.

5. Trabalho voluntário

Hoje tem sido uma grande alternativa para jovens com pouca ou nenhuma experiência ingressarem no mercado de trabalho. E, sem dúvidas, quem faz trabalho voluntário é visto com outros olhos. Além de fazer o bem e ajudar ao próximo esta ação vai potencializar o seu currículo. Há diversas instituições que precisam de auxílio, como asilos, creches, hospitais e muito mais. Escolha a que mais se identifica, faça a diferença no mundo e adicione ao seu perfil no LinkedIn.

Quer saber mais sobre trabalho voluntário? Dá uma olhada no post trabalho voluntário: fazer a diferença sem esperar nada em troca

6. Certificados e cursos

Imagine que você está recrutando um profissional para trabalhar na sua empresa. E está em dúvida entre dois currículos, um deles é recheado de cursos e certificados e o outro não. Quem você escolheria? A resposta é clara. Por isso, para criar um perfil no LinkedIn de sucesso é preciso adicionar os cursos e certificados que você tem. Eles irão enriquecer seu perfil e ajudá-lo a aumentar sua capacitação profissional. Existem diversas plataformas digitais que disponibilizam cursos de diversas áreas gratuitamente, faça já o seu!

7. Idiomas

Como criar um perfil no LinkedIn de sucesso? Adicione os seus conhecimentos em idiomas! O mercado de trabalho hoje “exige” uma segunda língua do profissional, e sem dúvidas, este é um fator que abre muitas portas. Além de adicionar as línguas faladas, também é possível colocar o nível que possui em cada uma delas, seja básico, intermediário, avançado ou fluente. Caso não possua o conhecimento em nenhum outro idioma a dica é apostar em cursos. Nunca é tarde para aprender.

8. Recomendações

Outro dos muitos benefícios dessa rede social é conseguir dar mais potencial ao seu perfil por meio de recomendações e habilidades. Profissionais que já trabalharam com você, professores, colegas de classe podem ir até seu perfil e fazer uma recomendação sua. O que irão escrever fica totalmente a critério deles. E você também pode recomendar outras pessoas, basta ir ao perfil deles e clicar em “fazer uma recomendação”, isso ajuda a manter o relacionamento profissional.

9. Competências

Adicionar competências também é muito importante. Por exemplo, supondo que você tenha um conhecimento em fazer gráficos no excel, você pode adicionar “gráficos no Excel” como uma capacidade. E, como nas recomendações, as pessoas podem confirmar se você realmente tem ou não essa competência ao ver delas, e vice versa. Com certeza, essa é uma função que turbina o seu perfil no Linkedin.

10. Personalize sua URL

Ao criar um perfil no LinkedIn, automaticamente é gerada uma URL similar a esta: https://br.linkedin.com/in/seu-perfil-0670435231. Ao alterar o seu endereço eletrônico com seu nome e sobrenome no lugar desses números, fica mais fácil ser encontrado. Para fazer essa alteração é bem simples: Vá a página inicial do LinkedIn e clique no ícone “Eu” na parte superior. Feito isso, clique em “visualizar perfil”, em seguida em “editar seu perfil público” e por fim em “editar url do seu perfil público” e altere conforme desejar. Exemplo:  https://br.linkedin.com/in/nome-sobrenome. Está é uma dica poderosa de como criar um perfil de sucesso no LinkedIn.

11. Aposte em artigos e publicações

Disponibilizar trabalhos feitos por você também é um jeito de mostrar sua qualificação para quem visitar seu perfil. Pode ser o TCC, um artigo científico, uma publicação, dentre outros. O importante é compartilhar seus conhecimentos. Afinal, isso ajudará a ampliar seus contatos e ajudar as empresas interessadas a te conhecerem melhor.

12. Interaja com suas conexões

Já ouviu aquele termo popular: “Quem não é visto, não é lembrado?”. Ele pode ser perfeitamente utilizado nesta exemplificação. Interagir com suas conexões é essencial para ter um LinkedIn de sucesso. Dê sua opinião, ajude seus colegas, informa-se e seja visto!

13. Mantenha seu perfil ativo e atualizado

De que adianta ter um perfil se você nunca o atualiza? Manter o LinkedIn ativo e atualizado é fundamental. Atualize seu novo emprego, adicione seu novo curso, complete com seu certificado de conclusão. Tudo isso fará a diferença.

14. Coloque seu perfil em outro idioma

Caso você já fale mais de uma língua, ter o seu perfil em outro idioma pode ser a cereja do bolo. Você pode já escrever suas experiências profissionais e instituições de ensino em inglês. Ou ainda mais prático, mudar o idioma da navegação no próprio Linkedin, depois é só traduzir o que contêm em texto.

15. Altera entre visualizações públicas e anônimas

Lembra daquela funcionalidade do orkut onde você conseguia ver quem tinha dado uma olhada no seu perfil? No LinkedIn também dá pra fazer isso! Mas, neste caso, você escolhe ter as visualizações públicas ou anônimas. Por exemplo, caso esteja entrando em perfis e não gostaria que a pessoa soubesse de tal ação, mantenha a configuração anônima. Mas, se estiver se preparando para uma entrevista de emprego e buscando mais informações sobre a empresa e sobre os possíveis futuros colegas de trabalho, deixe em pública, isto mostra que você está interessado na vaga e é proativo.

16. Aposte no design

Uma das dicas de como criar um perfil no linkedin interessante é adicionar uma capa ao fundo do seu perfil. Mas nunca se esqueça que esta é uma rede social para fins profissionais, então procure coloca uma capa que se relacione com o seu trabalho e área de atuação.

17. Deixe seu currículo, projetos e profile bettha em PDF

É possível deixar seu currículos, artigos e projetos em PDF como anexo no seu perfil. Isso faz com que seja mais fácil para as pessoas conhecer um pouco mais do seu trabalho. Uma boa dica é deixar o profile do bettha lá também, afinal, nele os recrutadores encontrarão o seu mapeamento comportamental e a informação das últimas jornadas de conhecimento que você fez na plataforma.

18. Adicione pessoas importante no mercado

Um dos maiores benefícios do LinkedIn é conectar e localizar pessoas que dificilmente você teria contato. Adicionar pessoais importantes do mercado, olhar suas trajetória profissional, suas atividades e publicações, tendem a te enriquecer ainda mais. Sabe aquela empresa que é seu sonho fazer parte? Já pensou em seguir o CEO dela? O LinkedIn te permite fazer isso.

Essas foram as dicas de como criar um perfil no linkedin de sucesso. Coloque-as em prática e, sem dúvidas, tudo isso facilitará na hora do recrutador encontrar seu perfil. Quanto mais completo e breve estiver, melhor. Mas, lembre-se de nunca parar de dedicar-se a sua vida profissional, faça cursos, vá a palestras, compartilhe experiências.

Depois conta pra gente os resultados que você teve aplicando essas dicas 🙂

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *