Homem de costas realizando apresentação com notebook a frente, diante de 3 pessoas

Como fazer um pitch para entrevista de emprego?

O pitch tornou-se um termo bastante conhecido e usado em meio a startups e investidores, sendo nada mais do que uma pequena apresentação de um produto ou serviço em poucos minutos. Dessa maneira, sua lógica pode ser facilmente aplicada em uma entrevista de emprego! Descubra como fazer um pitch para entrevista de emprego!

O pitch para entrevista de emprego pode ser usado em uma conversa telefônica ou presencialmente. É a sua chance de chamar a atenção do entrevistador e definir o tom para o restante da entrevista. É por essa razão que é tão importante ter um pitch matador preparado para qualquer momento.

Estruturando o seu pitch para entrevista de emprego

Existem algumas peças-chave que o seu pitch para entrevista de emprego deve ter para que ele seja autêntico e siga uma cadência natural. Confira!

1. Quem é você e o que você faz?

A primeira parte do seu pitch para entrevista de emprego deve dizer quem é você. Dessa maneira, depois de dizer informações como seu nome, idade e lugar em que mora, você deve dizer o que faz.

Você pode incluir um pouco sobre seu histórico profissional, dizendo quais são suas habilidades e interesses. É aqui que você precisa adaptar sua resposta para se adequar ao resultado desejado!

Se você se descreve como um especialista em finanças, você acha que as pessoas vão prestar atenção em tópicos financeiros? Sim! Mas se o pitch soa um tanto generalista, como “sei sobre muitas área e finanças é uma delas”, isso pode passar batido ao recrutador.

É por isso que é importante adaptar a sua resposta para se adequar ao resultado que você espera alcançar e ao que deseja ser conhecido e lembrado. E se quiser saber mais sobre como contar uma boa história – e encantar o seu ouvinte, clique aqui e saiba mais sobre o storytelling!

A primeira parte do seu pitch para entrevista de emprego pode ser nessa linha:

“Olá, sou a Maria. Eu sou uma cientista com formação em química. Especialista em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.”

2. Por que eles devem se importar?

Neste bloco, você deve ser mais específico para chamar a atenção do recrutador. No que você está trabalhando agora – ou o que você realizou recentemente? Assim, você deverá abordar as suas experiências mais recentes.

Veja um exemplo:

“Atualmente, trabalho na Johnson & Johnson e minha equipe está atuando no desenvolvimento de um novo produto que deve entrar em testes clínicos este mês”.

Agora o recrutador está ciente dos seus conhecimentos e experiências! Levando em conta que isso seja relevante para ele, você chamou sua atenção, abrindo uma janela de oportunidade para você.

É por isso que o primeiro passo é tão importante! Se você não decidir pelo que deseja ser conhecido – para adaptar o pitch – você deixa de enfatizar seus pontos fortes. Dessa forma, você pode perder o recrutador no mesmo instante.

dica bettha: escolha apenas uma ou duas coisas pelas quais você se considera bom para manter a apresentação direta e sucinta.

3. O que você quer?

Após os passos acima, você precisa concluir o seu pitch para entrevista de emprego. Assim, para responder a pergunta “o que você quer?”, você deve refletir no porquê pretende participar do processo seletivo em questão. Por isso, é importante se perguntar:

O que você quer obter dessa vaga? 

O que você espera nessa empresa?

Com uma boa reflexão, você conseguirá explicar em poucas palavras o seu objetivo em estar ali.


Um bom pitch para entrevista de emprego requer uma boa narrativa para ser natural, e não monótono. Conecte os três blocos de informações seguindo uma lógica com início meio e fim. Dessa maneira, será possível dar fluidez entre um tópico e outro, construindo uma mensagem poderosa.

Fale tranquilamente como se estivesse se apresentando para um possível amigo. A naturalidade e a autenticidade são pontos-chave para o sucesso de um bom pitch para entrevista de emprego.

Quer mais dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego? Confira aqui dicas exclusivas e saia na frente 🙂