Como acabar com a procrastinação no trabalho?

Como acabar com a procrastinação no trabalho?

A arte da procrastinação pode ser dominada por qualquer um. Entretanto, ela pode ser perigosa – principalmente no ambiente de trabalho, fonte do seu ganha pão. Reunimos algumas dicas para você descobrir de uma vez por todas como acabar com a procrastinação no trabalho!

A procrastinação faz parte do ser humano. Se você acha que é suficiente aplicar técnicas ou rituais sem disciplina, você estará se enganando.

Adiar tarefas e compromissos, então, vai contra quem quer ter tempo sobrando, ser produtivo e multitarefa. 

Qualquer mudança é desconfortável e tem altos e baixos. Mas o poder do hábito é que faz a diferença, seja para parar de procrastinar ou para mudar um hábito.

Tenha em mente que a procrastinação não te levará a nenhum lugar muito promissor. Então pare de adiar essa mudança e anote essas dicas para seguir todos os dias!

Esqueça a função soneca

A arte da procrastinação, segundo o psicólogo Joseph Ferrari, começa “ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos. Se é pra começar o dia com o pé direito, pare de usar a função soneca do seu celular.

É tentador (nós sabemos), mas essa prática só deixa o seu corpo e mente ainda mais lentos. Se você já começa o dia “atropelando” tudo, provavelmente não vai melhorar no decorrer.

Durma cedo, durma bem e coloque o despertador para tocar no horário exato que você precisa sair da cama. 

Deixe uma garrafinha de água no criado mudo, pois assim você acorda e já ingere líquido, o que faz o seu corpo despertar. Mas não pare por aí: já abra a janela e deixe a luz natural entrar. Assim, o seu corpo já vai começar a entender que ele deve entrar no modo movimentação. Um banho também ajuda a acordar e dar disposição para o restante do dia.

Boca foi feita pá cumê, mas o corpo foi feito para se movimentar

Inclua na sua rotina atividades físicas antes do trabalho. Seja uma caminhada na rua, academia ou outra atividade no parque, mas se movimente.

Uma boa dose de endorfina logo pela manhã te deixará no ponto para começar o trabalho com animação.

Planeje o amanhã antes de sair do escritório

Planejar o dia seguinte ajuda a não esquecer nenhuma tarefa que precisa ser feita e identifica quais são as prioridades. 

Sem esse levantamento, a chance de você cair em procrastinação é alta. Se você não sabe o que deve fazer, pode cair na tentação de ficar navegando nas redes sociais, jogando ou olhando para o teto.

Como a memória de ninguém é perfeita, use ferramentas que auxiliem na organização pessoal. Essa é a forma ideal para você manter distância da procrastinação.

A agenda tradicional de papel pode ser um ótimo recurso. Se você é mais tecnológico, exitem ferramentas que são excelentes opções para usar no seu dia a dia. Além de aumentar a sua produtividade, você pode ter controle da sua vida profissional e pessoal apenas com alguns cliques.

Organize a sua mesa de trabalho e computador no final do dia

Manter a mesa de trabalho em ordem dá uma sensação que tudo está no controle – e por incrível que pareça aumenta a sua motivação em trabalhar. É só parar para pensar: se você está em um ambiente bagunçado, você terá entusiasmo para ficar ali? Provavelmente não.

Lave a xícara de café, mantenha a papelada sob controle, delete arquivos temporários no seu computador. Dê uma olhada se na área de trabalho e faça uma limpa (quem nunca salvou um arquivo na área de trabalho com um nome qualquer, que atire a primeira pedra!).

Se você trabalha com ferramentas físicas específicas, como um desenhista, que precisa ter a disposição toda sorte de canetas, lápis e papéis, organize isso também. Além de dar a sensação que o dia se encerrou com êxito, essa simples atitude te dará preciosos minutos para começar o dia seguinte sem estresse.

Divida as tarefas por etapas

Trabalhos que não queremos fazer são os maiores facilitadores do modo “procrastinação ativar”. Isso acontece porque, na nossa visão, a tarefa é tediosa ou difícil.

Bem, quando o assunto é trabalho, é certo que você não terá como escapar de nenhuma atividade. Porém, para começar de uma vez por todas e facilitar a execução, divida a tarefa em várias etapas.

Por exemplo: você precisa fazer uma apresentação com muitos slides? Comece abrindo o Power Point e criando o arquivo. O próximo passo é listar quais serão os assuntos de cada slide e assim por diante. 

Quando notar, você já estará prosseguindo tranquilamente para a finalização (tenhamos fé e paciência).

Dê um break

Trabalhar direto pode matar a sua produtividade e te levar para o perigoso caminho da procrastinação. 

Faça intervalos para descansar e desligar a sua mente do trabalho por alguns minutos. Aproveite para tomar um café, respirar ar puro e assim recarregar as energias para a próxima tarefa (ok, aproveite também para acessar as redes sociais rapidinho, mas não se esqueça de voltar ao trabalho, hein?)

Dominando as magias para fazer acontecer

Existem algumas técnicas de produtividade que podem ser aquela mãozinha para dar adeus a procrastinação.

A técnica de Pomodoro consiste em você ajustar o despertador para ser tocado em 25 minutos. Enquanto o tempo corre, você trabalha focado. 

Despertador tocou e você nem viu o tempo passar? Parabéns! Você trabalhou por 25 minutos com foco. Agora é só descansar durante 5 minutos e depois voltar a trabalhar por mais 25 minutos. 

O método GTD (Getting Things Done) elimina o planejamento e foca na execução e baseia-se em cinco passos para fazer as coisas acontecerem:

Capturar: tire as ideias e lembranças de coisas a se fazer e passe para sua agenda ou outro local mais confiável.

Esclarecer: com foco e atenção analise cada uma das coisas que capturou e decida o que demanda ação ou não.

Organizar: tenha suas listas organizadas para que possa acessá-las na hora certa e no lugar certo.

Refletir: revise todo o sistema para não perder nada de vista, atualize as informações e obtenha perspectiva.

Engajar: execute com significado. Saber que você está fazendo, naquele momento, a coisa mais importante que deveria estar fazendo – em vez de estar preocupado ou distraído com outro assunto.

Para saber mais sobre essa metodologia, leia o livro ‘A Arte de Fazer Acontecer’ do David Allen.

Invista na playlist – WORK WORK WORK

Não esqueça os fones de ouvido em casa! Crie uma playlist que te ajude a se concentrar e trabalhar com mais disposição.

Reuniões – B****, don’t kill my vibe!

Reuniões são um dos melhores recursos para a procrastinação: um membro da equipe fica rabiscando, o outro olhando para a paisagem, o outro pensando nas entregas que poderia realizar se não estivesse ali… 

Não que sejamos contra reuniões, mas devemos ter muito cuidado com elas. Uma boa reunião pode ser uma excelente forma para resolver problemas e alinhar assuntos. Entretanto, isso só é possível com uma pauta estabelecida e com hora para começar e terminar.

Se você é um dos responsáveis pela reunião, antes de marcá-la, verifique se realmente ela é necessária. Se sim, faça uma pauta e compartilhe com todos os participantes. 

Uma boa reunião é objetiva – pode até ser longa -, mas deve sempre ser objetiva.

Se quiser ser o salvador da pátria da sua empresa, descubra 10 maneiras de fazer uma reunião eficiente!

Seja menos “sociável”

A dica é para ser aplicada nas redes sociais. Pare de acessar toda hora as redes sociais! Isso está matando a sua produtividade, e por outro lado, fazendo com que você domine a arte da procrastinação.

Tenha horários definidos para acessar as redes sociais ao longo do dia. E essa mesma regra com a caixa de e-mail também, ok?

Há tempo para tudo, inclusive para o blá blá blá

Criar laços com colegas de trabalho é excelente. Fortalece a amizade, gera empatia e aumenta a harmonia na equipe. Mas é aquilo: tem hora para tudo, inclusive para conversas que vão render um bom tempo. Deixe essas conversas para o almoço, happy hour ou fim do expediente e concentre-se em trabalhar.

Se nada der certo, pratique a procrastinação estruturada 

A procrastinação com estrutura envolve colocar a tarefa mais urgente e “pior” no topo da lista. Aos poucos, você acrescenta outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos aterrorizantes.

Segundo o professor de filosofia de Stanford John Perry, como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante em cima. Assim, é possível aproveitar sua vontade de evitá-la para resolver todas as outras. 

O professor também recomenda preencher a lista de tarefas com atividades que você cumpriria de qualquer forma – como arrumar a cama, levar o cachorro para passear e assim por diante. Desta forma, você aumenta o sentimento de realização, gerando motivação, para fazer tudo o que precisa.

Agora que você sabe como acabar com a procrastinação no trabalho, vai aplicar as dicas – ou vai procrastinar a solução dos seus problemas?

Você tem outras dicas valiosas para deixar a procrastinação de lado? Compartilhe nos comentários 🙂