Escadas rolantes em túnel com teto iluminado

Profissões do Futuro: Conheça 5 profissões revolucionárias

Você está preparado para o futuro? Até 2030, perderemos mais de 800 milhões de empregos para os robôs – mas não criemos pânico! A tecnologia e a automatização serão responsáveis pela criação de conhecimento e inovação – e, consequentemente, das profissões do futuro.

A automatização através de robôs e máquinas darão ao ser humano a capacidade de explorar e criar soluções “fora da caixinha”. Dessa forma, poderemos sanar problemas complexos.

Conheça algumas profissões do futuro que podem parecer um tanto estranhas, mas que serão essenciais no amanhã.

1. Engenheiro de Lixo

Esta pode ser uma das profissões futuras mais estranhas. De longe, é uma das mais necessárias e que causarão mais impacto. No mundo todo é produzido anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma média de 1,2 kg por dia per capita! Todo esse lixo tem como destino o aterro.

Não há como essa prática ser sustentável por muito mais tempo. A reciclagem ajuda, mas não pode ser a única solução.

Um engenheiro de lixo, portanto, pode transformar o lixo em gás limpo. Ou descobrir uma maneira de combiná-lo para torná-lo forte o suficiente para construir edifícios, por exemplo.

2. Técnico de IoT

Estamos acostumados a chamar encanadores ou técnicos quando algo está quebrado em casa. Mas para quem você ligará quando sua geladeira inteligente for hackeada ou quando suas luzes inteligentes não o escutarem mais?

Ok, já existem técnicos que podem consertar tais coisas. Porém, a tendência é surjam técnicos especializados na internet das coisas.

3. Consultor de Energia Alternativa

As pessoas não podem sobreviver com combustível fóssil para sempre, então fontes alternativas de energia são a única esperança.

Você já ouviu falar de energia solar, eólica e hidrelétrica, certo?  A questão é: qual é a energia certa para sua casa, sua comunidade e sua cidade?

É aqui que entra um consultor de energia alternativa. Esse profissional avalia a melhor fonte de energia sustentável para cada lugar.

4. Mentor Médico

A medida que máquinas e robôs assumem o campo médico, diagnosticando doenças e até mesmo realizando cirurgias, um novo papel na área médica surgirá: mentoria para médicos.

Como mentor médico, o profissional será responsável pelos pacientes após as consultas, cirurgias e outros procedimentos médicos.

Esse profissional fará check-in, verificará se o paciente está seguindo as recomendações do médico (ou do robô) e o ajudará a superar os fatores negativos que o impedirem de ser saudável.

Esse profissional será um mix de nutricionista, terapeuta, conselheiro e outros.

5. Consultor de organização

Dentre as profissões de futuro, uma que chama a atenção é a de consultor de organização.

Essa profissão surge em tempos de alta tecnologia e modernidade que exigem cada vez mais eficiência.

Pense em quantas distrações você tem em sua vida que impedem você trabalhar com mais foco: redes sociais, informações a todo momento, Netflix na palma da sua mão etc.

O trabalho de um consultor de organização consiste em analisar a vida cotidiana das pessoas e ensiná-las a silenciar suas distrações diárias para trabalhar com mais foco, produtividade e inteligência.

A youtuber Hel Mother já experimentou a ajuda de um profissional de organização para colocar a vida nos eixos. Ela conta aqui um pouquinho mais dessa experiência.


Embora muitos dos empregos que existem hoje serão automatizados até 2030, você deve se animar com o futuro, e não temer.

Assim, todo o conhecimento adquirido será aproveitado e especializado nas profissões do futuro para atender demandas cada vez mais complexas e profundas.

E falando em conhecimento, aproveite e comece desde já a estudar mais e mais. Temos uma seleção de + 300 cursos gratuitos para você estudar muito em 2019!

O futuro será grandioso!