Trabalhar em Startups: Mitos e Verdades

Trabalhar em startups é estar com um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições que muitas vezes são de extrema incerteza, com muito aprendizado e diversão.  

Muitas pessoas não sabem, mas o bettha também é uma startup e como muita gente tem dúvidas sobre como é ser parte desse ecossistema,  resolvemos contar alguns mitos e verdades do nosso dia a dia. 

5 mitos e verdades sobre trabalhar em startups 

  1. Startup não é tudo igual! Nem toda startup trabalha de uma maneira diferentona, com paredes coloridas e puffs. Um ambiente tecnológico e confortável não é sinônimo de startup. Nem toda startup é descolada, isso é #mito. 
  2. Quem trabalha numa startup tem muita autonomia. Sim, é #verdade. Na maioria dos casos não tem muito como ser diferente: com um time pequeno, é preciso atender muitas demandas e com isso, você tem autonomia para definir as prioridades e os caminhos para trabalhar melhor.
  3. Em startup a  hierarquia é menor. Isso também é #verdade. Em startups que estão bem no comecinho da operação, uma só pessoa acumula muitas funções. E conforme o time vai crescendo, a tendência é que existam pessoas cuidando de cada função de uma maneira colaborativa. E, já que não tem chefe, não tem ninguém para ensinar? Não, de jeito nenhum, isso é um #mito! Mesmo sem um chefe, dentro de uma startup há muita referência e aprendizados.  
  4. Outro #mito: flexibilidade infinita de horário. É #verdade que na maioria das vezes, os horários são mais flexíveis, mas, quem trabalha na área de vendas, por exemplo, tem que trabalhar no horário comercial. Não tem como fugir desse horário, já que todas as outras empresas estão trabalhando nesse horário específico. 
  5. Você vai fazer muitas coisas diferentes e algumas delas não estarão no seu job description. Isso é #verdade! Numa empresa pequena, com poucas pessoas trabalhando, você faz muitas coisas que não estavam no “combinado”. E, em muitas vezes, nem existe esse “combinado”. 

Não podíamos terminar esse texto sem dizer mais uma grande #verdade… trabalhar numa startup é MUITO divertido! 

Gostou desses mitos e verdades? Então corre pro youtube, porque a Marjô, do #teambettha, fez um webinar ao vivo falando sobre como é trabalhar numa startup e contando mais um montão de coisa! Tá tudo gravado pra você assistir a qualquer momento nesse link aqui.