Trabalho, faculdade e vida social: como lidar com tudo isso?

Trabalho, faculdade e vida social: como lidar com tudo isso?

A vida, muitas vezes, é um malabarismo com vários pratos: parece que, a qualquer descuido, tudo cairá. Por isso, selecionamos as melhores dicas para te ajudar a lidar com o trabalho, a faculdade e a vida social!

De fato, não é fácil manter a vida em ordem, ainda mais com tantas obrigações e responsabilidades.

O sono fica em segundo plano, a saúde às vezes vai para terceiro, falta energia e disposição para fazer o mínimo, a alimentação vai do miojo a pizza, e daqui é só ladeira abaixo. Isso sem falar de possíveis problemas de concentração, ansiedade e até depressão.

Mas é possível manter o trabalho, faculdade e vida social em dia. Com um pouco de sabedoria, organização e foco, é possível equilibrar esses “pratinhos” da vida adulta.

Mapeie a rotina

Você sabe que tem três áreas que precisa cuidar: trabalho, faculdade e vida social, mas isso não é suficiente para começar a criar uma rotina mais “humana”.

Pra você começar a enxergar uma luz no fim do túnel, você precisa mapear a sua rotina. Desmembrar cada tarefa e atividade realizada no trabalho, na faculdade e na vida social para saber se organizar.

Para facilitar, comece colocando o horário que você acorda e tudo que acontece a partir de então, até o horário que você costuma deitar. Por exemplo:

06:15 às 06:40 – Acordei e tomei café da manhã

06:40 às 07:00 – Tomei banho e me arrumei

07:00 às 08:00 – Trajeto até o trabalho

Faça isso com todos os dias, caso algum dia da semana você tenha uma rotina diferente dos demais.

Feito isso, você já sabe o que geralmente faz em cada horário e poderá analisar se há alguma atividade que pode ser deixada de lado, ou alguma urgência, o que pode ser feito de fim de semana etc.

Otimize o tempo

Se você usa transporte público para ir a algum lugar, como o trabalho, você pode aproveitar essa hora e estudar. 

Levando em consideração um deslocamento de ida e volta ao trabalho de 1h cada trajeto, é possível estudar em torno de duas horas. Essa é uma boa forma de ficar em dia com tantas leituras.

A otimização do tempo é válida para outros contextos também!

Se você tem 1h de almoço, você pode almoçar em 30 min e o restante do tempo, descansar, fazer uma breve caminhada ou fazer alguma atividade da faculdade.

Não abra mão do seu sono

Conciliar trabalho, faculdade e vida social costuma a deixar o sono como última prioridade. Mas dormir não é uma questão de luxo, é questão de saúde.

Se o seu corpo não estiver descansado o suficiente, ele não irá funcionar direito, assim como a sua mente.

Durma o máximo que puder. Avalie o seu mapeamento de rotina e veja se há algo que possa favorecer você chegar mais cedo em casa para ganhar 1 horinha a mais para dormir.

Alimente-se bem

Para aguentar essa rotina puxada, você precisa ingerir bons alimentos e água para manter a saúde em dia e o corpo em pleno funcionamento.

O fast food passa a ser a opção mais “barata” e “viável” para manter o estômago forrado. Entretanto, além de não ser barato para o seu bolso, ele é ainda mais caro para a sua saúde.

Se você não consegue fazer comida em casa e levar marmitas, então opte por restaurantes que ofereçam aquele bom arroz, feijão, legumes e salada que nunca saem de moda.

E sempre tenha um lanchinho ou uma fruta na mochila para quando a fome apertar 🙂

Diversão sim, extravagâncias… Melhor não

É saudável você se divertir, sair com amigos e fazer uma farra, mas deixe essas coisas para o fim de semana, quando você não precisa trabalhar e tem umas horas a mais para dormir.

Farrear durante a semana é convite certo para ficar quebrado no restante dos dias. E mesmo de fim de semana, evite beber demais e fazer maratonas de baladas.

A segunda-feira logo chega e você precisa estar descansado, com energia e pronto pra semana que está por vir!


Não espere chegar no limite para fazer mudanças nos seus hábitos que a tornem mais organizada e produtiva. A sua saúde importa, e sem ela, você não conseguirá ir ao trabalho, faculdade e ter uma vida social.

Cuidar de si, em qualquer período da vida, é sinal de amor próprio.

Equilibrar trabalho, faculdade e vida social realmente não é fácil, mas é possível. Lembre-se também que isso é uma fase com início, meio e fim, e que todo esforço valerá a pena 🙂

Confira mais dicas de produtividade aqui.