5 empresas inovadoras que mudaram a forma de trabalhar os recursos humanos

Conheça propostas inovadoras que organizações de sucesso ao redor do mundo estão aplicando.

O que as empresas inovadoras mais citadas como inspirações na gestão de pessoas têm em comum? Foco no bem-estar e desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

Essa prática, aliada à uma análise eficiente de dados, é a melhor forma de manter sua equipe em alta performance.

Confira abaixo alguns exemplos de ações de RH de importantes organizações mundiais.

Google

Apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo, sua atuação no RH é reconhecida por veículos como Mashable, Fortune e Glassdoor.

Sabe por que? Na corporação quem comanda o fluxo é o desenvolvimento dos colaboradores. O setor de Recursos Humanos da empresa  é responsável pelo ciclo completo de um funcionário na organização: atrair, contratar, desenvolver e retribuir.

A empresa oferece opções de esportes, espaços de autocuidado e bem-estar, massagens e vários outros benefícios. O objetivo é claro: reter jovens talentos e criar um ambiente favorável à criatividade e produtividade.

Eles também utilizam o  People Analytics nos processos de recrutamento,  que mesmo após a contratação continua avaliando o funcionário e indicando pontos frágeis que devem ser cuidados ou revelando potenciais que podem ser usados em projetos ou até na transferência do talento para outra área que precise dele.

FedEx

Sabe o sistema de avaliação de funcionários a partir dos gestores da empresa? Pois é, na FedEx eles inverteram esse jogo.

De tempos em tempos são os funcionários que avaliam se a gestão da empresa está boa e quais são os pontos frágeis da organização. Dessa forma, a equipe responsável consegue coletar dados importantes para a empresa e garantir que seu potencial se mantenha em alta performance.

SAS

A empresa é conhecida por ser uma das primeiras a se preocupar com o estresse no ambiente de trabalho.

A organização cuida para que seus colaboradores tenham ambientes e estímulos favoráveis à saúde física e mental, construindo índices de Turnover muito baixos.

Oxfam

A organização é uma instituição de caridade que tem como objetivo soluções para a pobreza.

Um dos pilares da empresa é sua gestão de RH, que busca construir alianças entre gestores, colaboradores e parceiros, já que o engajamento e confiança de todos os envolvidos é fundamental para que que a missão da organização se concretize.

Outro pilar são os treinamentos. Periodicamente a instituição investe em treinamentos de capacitação e motivação aos colaboradores.

Ford

Referência em inovação e organização, a Ford é muitas vezes citada entre as líderes mundiais por suas práticas de RH.

Um dos projetos mais inovadores da montadora de veículos é o One Ford Business Model. Trata-se de uma série de interfaces tecnológicas usadas para gerenciar talentos e torná-los adaptados às constantes mudanças do ambiente global.

Há também uma plataforma de RH que fornece insights sobre a força de trabalho da empresa ao redor do mundo, formada por mais de 60 mil pessoas.

 

Esperamos que você possa ter se inspirado e que se sinta motivado à novas práticas na sua equipe!

Boa jornada!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *