,

Como conduzir dinâmicas de grupo?

Como conduzir dinâmicas de grupo

Se realizar uma entrevista individual já é uma tarefa complexa, a dinâmica de grupo envolve muito mais planejamento e cuidado. Saiba como conduzir dinâmicas de grupo para extrair o melhor dos seus candidatos!

Muitos recrutadores se perguntam: até que ponto uma única entrevista cara a cara pode transmitir o suficiente sobre o candidato?

Convenhamos que qualquer entrevista pode ser um desafio – tanto para o recrutador como para o funcionário em potencial. 

É por isso que um número cada vez maior de recrutadores procuram maneiras adicionais de testar as habilidades dos candidatos, incluindo as dinâmicas de grupo. 

O que são dinâmicas de grupo?

Dinâmicas de grupo são atividades realizadas com várias pessoas geralmente sob orientação de mais de um entrevistador também chamados de facilitadores. 

As atividades que acontecem nessa etapa possuem caráter lúdico, e visam avaliar as soft skills de um candidato, como comunicação, liderança, resolução de conflitos etc. 

O formato das dinâmicas pode variar, no entanto, existem dois que são os mais populares.

Formatos

Discussão em grupo

O grupo geralmente consiste em sete candidatos, além de mais de um entrevistador. Os entrevistadores pedirão a cada candidato que se apresente. Em seguida, os entrevistadores farão um conjunto de perguntas que cabe a cada candidato responder.

Atividade de grupo

Normalmente, o grupo recebe um problema ou quebra-cabeça para resolver. Embora também possa ser solicitado a construir um modelo ou preparar uma apresentação sobre o negócio. Os entrevistadores estarão olhando a contribuição de cada candidato com o grupo candidato. Além de analisar o comportamento em situações de desentendimentos e como cada um trabalha em equipe.

A importância de sua inclusão no processo seletivo

Conduzir as dinâmicas de grupo é uma oportunidade de ver como os candidatos lidam com situações e pessoas desconhecidas. Além disso, permite avaliar como eles trabalham de maneira colaborativa ou como usam determinadas habilidades. 

De um modo geral, é possível afirmar que dinâmicas de grupo simulam situações cotidianas da empresa para analisar uma habilidade específica, como trabalho em equipe ou habilidades interpessoais. 

A entrevista em si segue os mesmos passos de uma entrevista individual. No entanto, as atividades podem variar consideravelmente dependendo da organização, e, sobretudo, da vaga em questão.

Baixe gratuitamente o Guia de Feedback de Entrevista e descubra como promover sua empresa como marca empregadora!

Vantagens de incluir dinâmicas de grupo no processo seletivo 

Economia de tempo

Realizar dinâmicas de grupo é muito mais rápido do que passar vários dias entrevistando e recrutando candidatos individualmente – agilizando o processo de recrutamento. Principalmente quando uma empresa está contratando um grande volume de candidatos ao mesmo tempo.

Redução de custos

Um processo de recrutamento tem o seu valor, já que tira profissionais da rotina para focarem na seleção e recrutamento. Ao optar por essa modalidade, a redução de custos é significativa. 

Ambiente em tempo real

As dinâmicas de grupo podem replicar o ambiente de trabalho e dá ao RH a oportunidade de ver como os candidatos irão trabalhar no dia a dia.

Comparação qualitativa

Esse tipo de entrevista permite que o RH compare os candidatos diretamente, e assim, possam recrutar os de melhor performance.

Checklist para dinâmicas de grupo mais eficientes

1 – Considere o cargo

Faça dinâmicas de grupo que sejam relevantes no processo de seleção conforme o cargo. Isso é extremamente importante para que a sua avaliação seja correta.

2 – Defina as atividades

Faça uma lista de possíveis atividades que possam ser aplicadas durante as dinâmicas de grupo. As atividades serão orais ou escritas? Haverá integração de todos os participantes? 

3 – Defina os materiais e métodos

Faça uma lista com os materiais e quais ferramentas você irá utilizar durante as dinâmicas de grupo.

4 – Escolha uma sala confortável

A sala deve ter estrutura para acomodar todos com conforto, já que esse tipo de entrevista pode-se levar algumas horas. A sala deve ser bem ventilada, ter cadeiras suficientes para todos, etc.

5 – Deixe água e pequenos lanches a vontade

Se as suas dinâmicas de grupo costumam ser longas, é ideal que tenha água à vontade na própria sala. Além de café, frutas e biscoitos.


Embora as dinâmicas de grupo possam ser diferentes da entrevista tradicional, os mesmos princípios devem ser aplicados. 

Crie uma cadência de perguntas e atividades, organize o período de tal forma que não ultrapasse mais horas do que você planejava e esteja atento a tudo.

A experiência para conduzir dinâmicas de grupo precisa ser positiva tanto para você como para o candidato. Invista em oferecer uma experiência gratificante do início ao fim. E não se esqueça de dar feedback para todos!