,

Como usar a metodologia OKR na gestão de de equipes da sua empresa

A metodologia OKR promete organizar e engajar equipes em busca de resultados efetivos para as empresas.

Sua equipe entrou em uma zona de conforto? Suas metas estão uma bagunça, assim como o comprometimento dos prazos? Qual é a responsabilidade de um gestor de recursos humanos nesse cenário?

Talvez, e na verdade, seja bem provável, que a culpa disso tudo seja a ausência de uma boa estruturação de projetos.

Você já conhece OKR? Essa metodologia é utilizada por grandes empresas do Vale do Silício, como Google, Dropbox e Linkedin e têm como objetivo estimular as equipes a se responsabilizarem pelo sucesso da empresa.

O que é a metodologia OKR?

OKR é a abreviação de Objectives and Key Results, traduzido literalmente como Objetivos e Resultados Chave.

O método consiste em organizar os objetivos que a empresa deseja atingir e estabelecer os resultados chave que indicam que essas metas foram alcançadas.

O diferencial desse método é como ele se organiza para que cada colaborador se transforme em uma peça-chave, assumindo importantes responsabilidades no processo. Dessa forma, cada funcionário percebe a sua relevância no sucesso final do projeto e sente-se motivado a contribuir.

O OKR colabora para que a empresa organize e distribua de forma eficiente as prioridades, evitando desgastes desnecessários e focando as equipes nos esforços realmente importantes para o sucesso dos objetivos estabelecidos.

Nele, as equipes ganham autonomia em decisões e formatos de trabalho, como no Google, onde não importa como cada equipe deseja trabalhar, desde que os objetivos sejam alcançados.

Essa metodologia acredita que não é saudável para uma empresa trazer procedimentos engessados para todas as equipes, de diferentes áreas, já que o que funciona para um grupo, pode não ser bom para outro.

E, é importante deixar claro: a metodologia OKR pode ser aplicada em qualquer tipo e tamanho de empresa! Seus resultados são efetivos em diferentes formatos de negócios, desde que seja aplicada corretamente.

OKR’s apostam na autonomia das equipes para garantir resultados

Vantagens de aplicar a OKR na sua equipe

Uma das maiores vantagens desse método é poder concentrar a energia da sua equipe com contribuições mensuráveis e aplicar mais consciência sobre a importância de cada um nos projetos,  trazendo estratégia, motivação e foco nos resultados.

Outras vantagens da OKR:

  • Ciclos curtos de operação
  • Fácil de entender e de ser explicado
  • Adaptação simplificada
  • Engajamento coletivo
  • Transparência (os OKRs são conhecidos por todos)
  • Aumento do foco e da concentração
  • Controle sobre os resultados

Como aplicar a OKR na sua empresa

 Lembra que o significado de OKR é o foco total nos objetivos e nos resultados chave? Então, vamos lá:

Definindo os objetivos

O objetivo geral deve ser qualitativo e ser escolhido pela sua real importância para o sucesso da empresa. Ele também deve ser do interesse dos gestores de equipe, o que estimula o engajamento imediato sobre o objetivo estabelecido. Caso seja necessário, é aberto escolher mais de um objetivo a ser conquistado.

Integrando a equipe com OKR

Diferente do comum, os objetivos não devem ser escolhidos apenas pela alta gestão da empresa. Cada gestor e equipe devem fazer parte das decisões, já que serão de extrema importância no processo.

Os diretores e gestores podem definir os rumos que a empresa deve tomar e cada colaborador traz suas ideias de como esse caminho pode ser trilhado, criando consciência sobre sua importância no resultado final.

Definindo os Resultados Chave

Estabelecer grupos de resultados chave para cada objetivo escolhido é uma das coisas importantes nessa metodologia. É indicado definir até 4 indicadores de resultados.

Esses resultados são os indicadores de que e o objetivo, ou objetivos, foram alcançados. Eles devem ser simples e quantitativos, além de possuir métricas de controle.

Avaliando os Resultados Chave

 Na metodologia OKR, os objetivos e indicadores são classificados e avaliados de 0 a 10.  Conforme os resultados, sua empresa saberá o quanto cada ação foi efetiva.

Caso os resultados fiquem abaixo de 7 ou 8, é o momento para rever as ações e descartar o que não está funcionando. Mas, se a maioria dos resultados ficarem acima de 8, significa que os objetivos estão muito fáceis e não trazem desafios, além de que também representa a eficiência da sua equipe, mostrando que há muito mais potencial para ser explorado.

Envolva a sua equipe e mostre a importância e os benefícios que essas metas trarão para todos e não se esqueça de dar feedbacks constantes e oferecer as ferramentas necessárias para que cada indivíduo faça o seu melhor.

E aí, o que você acha? Vale a pena investir tempo na implementação da OKR no dia a dia da sua empresa? Tem uma experiência legal sobre isso? Compartilha com a gente 🙂