Como usar a metodologia OKR na gestão de de equipes da sua empresa
A metodologia OKR promete organizar e engajar equipes em busca de resultados efetivos para as empresas.
Sua equipe entrou em uma zona de conforto? Suas metas estão uma bagunça, assim como o comprometimento dos prazos? Qual é a responsabilidade de um gestor de recursos humanos nesse cenário?
Talvez, e na verdade, seja bem provável, que a culpa disso tudo seja a ausência de uma boa estruturação de projetos.
Você já conhece OKR? Essa metodologia é utilizada por grandes empresas do Vale do Silício, como Google, Dropbox e Linkedin e têm como objetivo estimular as equipes a se responsabilizarem pelo sucesso da empresa.
O que é a metodologia OKR?
OKR é a abreviação de Objectives and Key Results, traduzido literalmente como Objetivos e Resultados Chave.
O método consiste em organizar os objetivos que a empresa deseja atingir e estabelecer os resultados chave que indicam que essas metas foram alcançadas.
O diferencial desse método é como ele se organiza para que cada colaborador se transforme em uma peça-chave, assumindo importantes responsabilidades no processo. Dessa forma, cada funcionário percebe a sua relevância no sucesso final do projeto e sente-se motivado a contribuir.
O OKR colabora para que a empresa organize e distribua de forma eficiente as prioridades, evitando desgastes desnecessários e focando as equipes nos esforços realmente importantes para o sucesso dos objetivos estabelecidos.
Nele, as equipes ganham autonomia em decisões e formatos de trabalho, como no Google, onde não importa como cada equipe deseja trabalhar, desde que os objetivos sejam alcançados.
Essa metodologia acredita que não é saudável para uma empresa trazer procedimentos engessados para todas as equipes, de diferentes áreas, já que o que funciona para um grupo, pode não ser bom para outro.
E, é importante deixar claro: a metodologia OKR pode ser aplicada em qualquer tipo e tamanho de empresa! Seus resultados são efetivos em diferentes formatos de negócios, desde que seja aplicada corretamente.

OKR’s apostam na autonomia das equipes para garantir resultados
Vantagens de aplicar a OKR na sua equipe
Uma das maiores vantagens desse método é poder concentrar a energia da sua equipe com contribuições mensuráveis e aplicar mais consciência sobre a importância de cada um nos projetos, trazendo estratégia, motivação e foco nos resultados.
Outras vantagens da OKR:
- Ciclos curtos de operação
- Fácil de entender e de ser explicado
- Adaptação simplificada
- Engajamento coletivo
- Transparência (os OKRs são conhecidos por todos)
- Aumento do foco e da concentração
- Controle sobre os resultados
Como aplicar a OKR na sua empresa
Lembra que o significado de OKR é o foco total nos objetivos e nos resultados chave? Então, vamos lá:
Definindo os objetivos
O objetivo geral deve ser qualitativo e ser escolhido pela sua real importância para o sucesso da empresa. Ele também deve ser do interesse dos gestores de equipe, o que estimula o engajamento imediato sobre o objetivo estabelecido. Caso seja necessário, é aberto escolher mais de um objetivo a ser conquistado.
Integrando a equipe com OKR
Diferente do comum, os objetivos não devem ser escolhidos apenas pela alta gestão da empresa. Cada gestor e equipe devem fazer parte das decisões, já que serão de extrema importância no processo.
Os diretores e gestores podem definir os rumos que a empresa deve tomar e cada colaborador traz suas ideias de como esse caminho pode ser trilhado, criando consciência sobre sua importância no resultado final.

OKR’s estimulam equipes a conquistarem resultados efetivos para as empresas
Definindo os Resultados Chave
Estabelecer grupos de resultados chave para cada objetivo escolhido é uma das coisas importantes nessa metodologia. É indicado definir até 4 indicadores de resultados.
Esses resultados são os indicadores de que e o objetivo, ou objetivos, foram alcançados. Eles devem ser simples e quantitativos, além de possuir métricas de controle.
Avaliando os Resultados Chave
Na metodologia OKR, os objetivos e indicadores são classificados e avaliados de 0 a 10. Conforme os resultados, sua empresa saberá o quanto cada ação foi efetiva.
Caso os resultados fiquem abaixo de 7 ou 8, é o momento para rever as ações e descartar o que não está funcionando. Mas, se a maioria dos resultados ficarem acima de 8, significa que os objetivos estão muito fáceis e não trazem desafios, além de que também representa a eficiência da sua equipe, mostrando que há muito mais potencial para ser explorado.
Envolva a sua equipe e mostre a importância e os benefícios que essas metas trarão para todos e não se esqueça de dar feedbacks constantes e oferecer as ferramentas necessárias para que cada indivíduo faça o seu melhor.
E aí, o que você acha? Vale a pena investir tempo na implementação da OKR no dia a dia da sua empresa? Tem uma experiência legal sobre isso? Compartilha com a gente 🙂
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!