,

Como criar uma cultura organizacional equilibrada para todos

Nem sempre as ações da empresa agradam a gregos e a troianos. Nesse post, você vai conhecer algumas dicas para criar uma cultura organizacional equilibrada para todos os colaboradores da empresa!

Você costuma planejar eventos para os funcionários, pagar pelo almoço um dia por semana, promover a colaboração e incentivar a equipe a se conectar com a maior frequência possível.

Aparentemente tudo está indo muito bem, mas esse tipo de cultura organizacional atende alguns funcionários, não todos.

Há os que conseguem se concentrar em uma sala barulhenta, e os que não têm medo de compartilhar ideias na frente de uma multidão. Há os que preferem silêncio e os mais extrovertidos.

Por que um ambiente de trabalho equilibrado é importante?

Ter uma cultura no local de trabalho desequilibrada impede que os funcionários sejam quem são. Dessa forma, há um esforço maior para se conectarem com a empresa como um todo.

No exemplo anterior, os profissionais que não gostam de se manifestar em reuniões ou precisam de um espaço silencioso para focar, seriam colocados à margem.

As pessoas que estão fora do “padrão”, têm necessidades que precisam ser satisfeitas para se sentirem parte do tecido da organização. Em suma, elas querem se sentir parte da equipe sem sacrificar quem são ou mudar a si mesmas.

Como promover uma cultura organizacional equilibrada?

Com uma cultura organizacional equilibrada, todos os funcionários podem se sentir seguros do ponto de vista psicológico. Dessa forma, sentem-se confortáveis sendo eles mesmos, compartilhando ideias e se sentindo parte da cultura.

Na prática, os funcionários têm mais probabilidade de discutir erros, compartilhar ideias, pedir e receber feedbacks e experiências – e esse é o tipo de cultura organizacional ideal.

A seguir, entenda como você pode promover uma cultura equilibrada.

Permita horários de trabalho flexíveis

Alguns funcionários fazem seu melhor trabalho quando estão sozinhos, e, por isso, um horário de trabalho flexível é uma maneira simples de criar uma cultura mais equilibrada.

Existem algumas maneiras de facilitar um cronograma como esse, dependendo de como sua empresa funciona. Assim, considere as seguintes ideias:

  • Home office um dia por semana: toda semana, o escritório (ou equipe individual) tem a opção de trabalhar de casa.
  • Horário flexível: em vez de exigir que os funcionários estejam no escritório das 9h às 18h, ofereça horários de expediente flexíveis, onde todos os funcionários devem estar presentes ao mesmo tempo, das 10h às 16h, por exemplo.
  • Flexibilidade total: neste caso, todos os funcionários podem escolher quando querem estar no escritório e quando não querem.

Entenda os pontos fortes dos funcionários

Uma cultura organizacional excelente e bem equilibrada permite que todos os funcionários aproveitem seus pontos fortes.

Se você precisa entender melhor os pontos fortes de seus funcionários, comece incentivando os líderes de equipe e gerentes a reservar mais tempo para reuniões individuais. Dessa maneira, eles começarão a entender o que motiva os colaboradores.

Outra maneira de conhecer os pontos fortes de seus funcionários é com um teste de personalidade. Esses testes ajudam a identificar as qualidades que cada funcionário traz para a organização.

Minimize o número de reuniões obrigatórias

Se os funcionários passam seus dias indo e vindo de reuniões, isso pode atrapalhar profundamente a produtividade e limitar os seus resultados.

Você não precisa eliminar todas as reuniões para criar uma cultura organizacional equilibrada. Em vez disso, considere duas opções para tornar as reuniões mais agradáveis ​​e produtivas:

  • Enquanto algumas reuniões são necessárias, outras podem ser eliminadas. Faça uma auditoria de reunião; quais reuniões são importantes e quais podem ser removidas ou reduzidas?
  • Algumas reuniões podem até ser substituídas por atualizações de status?

Tenha em mente que reuniões curtas podem ser tão eficazes quanto as longas. Além disso, nem todo funcionário ou membro do departamento precisa participar de todas as reuniões. Concentre-se apenas nos membros críticos da equipe.

Defina limites

Um dos desafios mais comuns que os introvertidos enfrentam hoje, é que a maioria dos locais de trabalho são construídos para estimular a colaboração. De alguma forma, parece projetados para extrovertidos – desde espaços abertos, até as constantes interrupções que quebram seu foco no trabalho.

No entanto, não são apenas os introvertidos que lutam com isso. Extrovertidos que possuem cargos que necessitam de uma grande concentração, também sofrem com ambientes que geram interrupções.

A boa notícia é que você não precisa mudar de escritório ou layout para permitir um fluxo melhor. Em vez disso, tente estas ideias:

  • Implemente o sistema “churrascaria”: você já deve ter ido a uma churrascaria que oferecia um sistema de aviso que ficava na mesa, onde você seleciona se quer que o garçom pare para oferecer algum prato ou não. No escritório pode ser uma placa ou um “semáforo”:  quando estiver verde, as pessoas podem falar com elas. Amarelo significa que eles preferem não ser interrompidos. Vermelho significa: “Venha me encontrar mais tarde, estou super concentrado”.
  • Configure um sistema de reserva de sala para os funcionários usarem de acordo com a necessidade.
  • Se você não tiver salas, coloque divisores para que exista uma área de foco onde os funcionários possam se afastar das distrações.

Pequenas mudanças como essas podem ajudar a construir um espaço mais harmônico.


Para criar uma cultura organizacional equilibrada, é preciso pensar – especialmente se você tem uma cultura organizacional já estabelecida. Pesquise com os seus funcionários sobre as dificuldades que eles possuem com a cultura atual.

Faça o que for preciso, mas crie uma cultura organizacional que capacita seus funcionários a fazerem o melhor trabalho possível e, depois, observe o negócio florescer.