Diversidade e Representatividade: entenda a diferença!

Muito se fala em diversidade e representatividade. Mas você sabe a diferença entre essas duas coisas?

Em pleno século XXI ainda há uma grande diferença entre o número de oportunidades de trabalho entre sexos, raças, orientações sexuais, indígenas e outros grupos sociais. Isso faz com que vire constante a pauta de discussões, reflexões e ações para mudar essa situação no ambiente corporativo.

Cada vez mais estratégias e programas estão sendo criados para recrutar e reter talentos diversos, oferecendo oportunidades igualitárias a grupos minoritários.

Diversidade x Representatividade

Mesmo com as evoluções dos últimos anos, ainda há muita confusão entre os significados de representatividade e diversidade e apesar dessas palavras se relacionarem, veremos agora a distinção entre elas.

Representatividade

re.pre.sen.ta.ti.vi.da.de
substantivo feminino

1. qualidade de representativo.

2. de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome.

3. qualidade de uma amostra constituída de modo a corresponder à população no seio da qual ela é escolhida.

A representatividade começa quando nos conhecemos e reconhecemos os semelhantes a nós.

Quando uma criança negra reconhece um super-herói também negro ou quando uma pessoa trans reconhece outro trans no mercado de trabalho, na mídia ou como um ícone da cultura pop, são exemplos que ilustram bem o que se trata representatividade. Isto é, falamos da existência de algumas pessoas de grupo minoritário em lugares onde normalmente o grupo não está presente.

A representatividade busca observar e principalmente respeitar as diferenças em suas mais variadas formas. Nesse aspecto, podemos mencionar sobre lugar de fala.

Por exemplo, uma pessoa branca não tem propriedade para falar sobre as lutas, preconceitos e desigualdades que uma pessoa negra sofre. Pois ela não enfrenta as mesmas lutas e situações que uma pessoa negra enfrenta diariamente por conta de sua cor de pele. Quem sabe da luta é quem luta, não o contrário.

Diversidade

di.ver.si.da.de
substantivo feminino

1. qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade.

2. conjunto variado; multiplicidade.

Diversidade é quando os indivíduos desses grupos minoritários já estão inseridos nas suas organizações refletindo a sociedade do seu contexto.

Mas vale lembrar que diversidade não traz equidade em remunerações e/ou bem-estar para as minorias ali presentes. Um exemplo claro e ainda muito discutido são mulheres ganhando salários inferiores aos homens, mesmo atuando nos mesmos cargos. Neste contexto, a organização possui diversidade, mas não equidade.

Criar uma cultura de aceitação para receber pessoas com culturas, orientações sexuais, gêneros, ideias, raças, idades, religiões e qualquer outra variável que faz o ser humano ser único e extraordinário, gera transformação radical em um ambiente de trabalho.

A organização se transforma, a força de trabalho se transforma e tudo passa a ser tão natural que deixa de existir “diferença” no ambiente de trabalho.

Isto porque um time diverso traz riqueza intelectual e cultural, mais criatividade e uma visão mais próxima a realidade.

Procure estudar mais sobre esses temas e suas particularidades para falar a mesma língua e saber contratar e oferecer um ambiente de trabalho acolhedor as minorias. Se precisar de ajuda, estamos por aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *