Employer Branding: sua empresa como marca empregadora

O Employer Branding é uma estratégia essencial para garantir uma imagem forte e positiva da empresa. Com a ascensão das redes sociais, as empresas se viram obrigadas a serem mais transparentes em relação ao processo seletivo, job description e a própria dinâmica de trabalho interno. Assim, é mais provável que as pessoas ingressem em uma empresa com base no que os colaboradores dizem sobre ela na internet.

Dessa forma, o Employer Branding é importante para posicionar e promover a organização dentro de um grupo desejado de talentos/profissionais para se tornar a primeira escolha desses indivíduos nas buscas por emprego.

De forma geral, o Employer Branding é a reputação de “boa empregadora” da empresa no mercado de trabalho. Como a imagem de uma marca tem um forte impacto na contratação, retenção de talentos e na reputação da empresa, o RH precisa aplicar essa estratégia com foco e consistência para estabelecer uma marca positiva e desejável no mercado.

O processo de construção de marca tem como objetivos principais:

  • Equilibrar as recompensas e benefícios oferecidos aos colaboradores em troca de seu desempenho;
  • Identificar políticas e programas exclusivos para demonstrar o compromisso com o bem estar e o crescimento dos colaboradores;
  • Melhorar a compreensão de características únicas da empresa;
  • Estabelecer a empresa como empregador de escolha;
  • Sustentar a marca como uma identidade viva;
  • Mostrar forte compromisso com as pessoas;
  • Atrair o melhor talento do mercado;
  • Engajar e reter talentos.

A origem do Employer Branding

Employer Branding não é um conceito novo, mas se tornou gradualmente popular entre empregadores, tomando posição de destaque nas pautas dos Recursos Humanos.

Foi definido pela primeira vez em dezembro de 1996, no Journal of Brand Management, por Simon Barrow (presidente do People in Business) e Tim Ambler (Senior Fellow da London Business School). Eles definiram o conceito como “o pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos proporcionados pelo emprego e identificados com a empresa empregadora”.

O Employer Branding é um termo abrangente para o gerenciamento da marca da empresa, de seu posicionamento e marketing interno. É uma abordagem baseada em valor para moldar as percepções e os comportamentos dos colaboradores, bem como talentos externos.

Employer Branding na prática

Aqui estão algumas dicas práticas para adotar na sua organização e promover a sua marca de maneira positiva:

Seja transparente

Divulgue informações relacionadas ao nível de felicidade e
envolvimento dos colaboradores, relações de trabalho, desenvolvimento da comunidade, trabalhos voluntários e ações em benefício ao meio ambiente. Use as redes sociais para mostrar o cotidiano, as iniciativas e os eventos que envolvem a empresa!

Trabalhe para oferecer bem estar

Identifique oportunidades únicas para garantir o bem estar geral. O trabalho às vezes pode ser estressante, por isso, as empresas precisam analisar como podem preservar a saúde física e mental dos colaboradores.

Ofereça benefícios

Os millennials estão exigindo um ambiente de trabalho com “tudo incluso”, já que eles passam cada vez mais tempo no escritório. Em tal cenário, creche para filhos, descontos em escolas e universidades, eventos familiares e folgas pagas podem fazer parte de sua estrutura de remuneração.

Recompense e dê o devido reconhecimento

Empresas que reconhecem as contribuições de seus colaboradores e as recompensam são consideradas as melhores empresas para se trabalhar.

Tenha uma cultura de justiça e diversidade

A maioria das empresas levantam a bandeira para a igualdade e diversidade, mas na verdade são poucas que realmente possuem uma cultura que promova a igualdade e a diversidade. Desenvolva uma cultura de justiça, equidade e igualdade, garantindo simultaneamente que o seu local de trabalho seja o mais diversificado e inclusivo possível.

Empodere as mulheres

Crie iniciativas que garantam a segurança e estabilidade à mulheres. Além disso, aproveite esses talentos dentro da empresa e desenvolva-as como líderes.


O Employer Branding é um processo que envolve um esforço contínuo para promover uma cultura de engajamento e valor. Mais do que criar uma imagem positiva, as ações devem ser um reflexo real dos valores, missões e objetivos da empresa, assim como a genuína preocupação em promover um ambiente acolhedor de reconhecimento.

Você já pratica o Employer Branding na sua empresa? Que ações você vê como vantagem para a retenção e aquisição de talentos? Conte nos comentários 🙂

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *