Conheça 5 empresas de tecnologia que estão mudando o mercado

Empresas de tecnologia trouxeram uma nova dinâmica no ambiente de trabalho: flexibilidade, descontração e muitos benefícios tanto para serem desfrutados internamente como fora do local de trabalho.

Por fim, as startups fortaleceram ainda mais essa mudança no mercado e hoje já vemos empresas mais “tradicionais” se inspirando e levando uma boa parte dessas “comodidades” para os seus colaboradores.

5 empresas de tecnologia que estão inovando na dinâmica de trabalho

Google

É impossível não começar essa lista com o Google. Já falamos da empresa aqui antes, afinal, ela é uma das empresas mais reconhecidas por oferecer regalias aos seus colaboradores.

Comidinhas à vontade, churrascos ao ar livre, cerveja durante o expediente, academia, lavanderia (enquanto o colaborador trabalha, as suas roupas podem ser lavadas), levar o pet para o escritório e muitas opções de lazer como videogame, sinuca e sala de descompressão são alguns dos benefícios oferecidos.

Para os novos papais há um bônus: a empresa oferece uma quantia para ajudar na compra de fraldas e outros itens para o novo integrante da família.

Os projetos pessoais de seus colaboradores não são deixados de lado. A empresa incentiva que cada um desenvolva seus projetos dentro do expediente. E para descansar ou recuperar aquela energia perdida, há salas para cochilos e  meditação.

A licença maternidade e paternidade é de 3 meses e vale tanto para pais biológicos quanto para pais que adotaram uma criança.

Twitter

O “ninho” como é chamado o escritório pela empresa no Brasil, foi decorado a gosto da própria equipe e oferece um ambiente aberto, sem baias ou salas exclusivas para diretores. Uma forma de reforçar o valor da comunicação aberta independente do cargo.

Por lá, a geladeira também é aberta. Quitandas com  muitas frutas, snacks e cafés ficam à disposição. Há frigobares com sucos, iogurtes e refrigerantes espalhados em todo espaço.

O momento relax também é valorizado e incentivado pela empresa do passarinho, que oferece diversas salas para sonecas e jogos.

Durante o expediente, é possível dar uma pausa na rotina para fazer ioga ou pilates. E há um auxílio para quem é adepto de academia.

Sofás estão espalhados por toda área e há muita gente que prefere trabalhar por lá do que em suas mesas.

Além disso, a empresa promove a “hora do chá”. Uma forma gostosa e descontraída regada a chá e comidinhas, para juntar todo o time para discutir estratégias.

Nubank

A inovação do roxinho vai além do atendimento ao cliente e do próprio produto que tem revolucionado o mercado financeiro desde 2014.

Desde 2016, a empresa ocupa um prédio inteiro que respira tecnologia e inovação em Pinheiros, São Paulo.

Por lá eles levam tão a sério o bem-estar dos colaboradores que resolveram fazer uma pesquisa entre os funcionários para entender melhor o famoso problema do ar-condicionado. O Nu identificou que a temperatura considerada ideal pelos colaboradores é de 22,5° C.  Atualmente, há um profissional que mede a temperatura dos ambientes várias vezes ao longo do dia.

Os ambientes para reuniões também saem por completo daquela decoração minimalista com uma mesa ao centro e algumas cadeiras ao redor. Pufes, paredes de fitas plásticas e muita descontração ditam uma das salas para brainstorming.

Cada andar possui uma copa com cafés e uma geladeira repleta de lanches. Diariamente elas são estocadas com frutinhas que vão além da tradicional maçã e banana, como kiwi, morangos, carambolas e muito mais.

Videogame, sinuca e mesa de pebolim são parte do lazer para os que trabalham no roxinho.

Cachorros são bem-vindos e podem ser vistos andando tranquilamente por uma área e outra.

Uma biblioteca pode ser encontrada em meio a esse ambiente descontraído. Apesar de descontração ser a palavra-chave para os diversos ambientes do prédio, quando o assunto é diversidade, a empresa leva à sério. Seguindo a tendência americana, a Nubank oferece um banheiro neutro. Isto é, sem distinção de gênero.

Mercado Livre (ou Meli, para os mais íntimos)

O espaço com 33.000 m² chamado carinhosamente de Melicidade, uma união entre as siglas da empresa na bolsa de valores e a palavra cidade, traz jardins e redes espalhadas para o descanso.

Há um auditório com toda a infraestrutura para receber 200 pessoas para eventos externos, e salas de reuniões circulares que favorecem o trabalho integrado com clientes e parceiros.

Aos que sonham ter fluência no inglês, a empresa oferece em seu lobby, espaço reservado para aulas no idioma.

A sustentabilidade é uma das prioridades da sede. Por lá, é possível encontrar 2.000 painéis fotovoltaicos para capturar energia solar, o que corresponde a 50% de tudo o que é gasto na “cidade” em dias de sol.  A água também é aproveitada da melhor maneira: 80% de tudo que é usado é reutilizado da chuva.

A biblioteca oferece um ambiente tranquilo para se ter mais foco e concentração para estudar. E o espaço não está ali por acaso: a maioria dos colaboradores são estudantes e por isso, a empresa oferece esse mimo para os que querem se dedicar aos estudos nas horas livres.

Uma “arquibancada” conecta aos mezzaninos. O espaço com ar “esportivo” é o escolhido para a empresa dar comunicados e também para exibir jogos e programas de televisão.

Há consultórios médicos, nutricionista, sala de massagem, manicure, refeitório com um restaurante completo e uma academia!

Movile

A dona do iFood, PlayKids e tantos outros apps de sucesso, libera a cerveja todos os dias para os seus colaboradores.

Os aniversariantes ganham folga, a geladeira é abastecida para o café da manhã e da tarde com muitas frutas, chás, cafés, vitaminas, iogurtes, pães e outras gostosuras.

Chegou na empresa, ou melhor no ecossistema, nome que a Movile prefere se definir, e quer deixar a sua mesa de trabalho com a sua cara? Sem problema! A empresa oferece um “auxílio” para deixar a criatividade ditar as regras e personalizar ao máximo a área de trabalho.

O ambiente é propício aos geeks: decorado com referências de filmes, games e de histórias. Star Wars e o Guia do Mochileiro das Galáxias são duas obras que podem ser vistas nas paredes do espaço.

Também adepta de uma comunicação aberta e integração, não há paredes. Todos dividem o espaço sem qualquer barreira.

Os colaboradores têm total liberdade para darem sugestões para melhorar ainda mais a experiência de trabalho. Os que tiverem suas ideias aprovadas recebem o título de super-herói e não para por aí: há um mural com as caricaturas de todos os colaboradores que já contribuíram.

E claro, não pode faltar comidinhas, espaços de lazer repletos de diversão.

O que todas essas empresas têm em comum?

Essas e muitas outras empresas tem oferecido algo não palpável que vai além das regalias aqui citadas: qualidade de vida.

Hoje em dia, o salário não é mais prioridade. E isso se fortaleceu por meio das exigências de gerações que estão questionando tudo e todos para se ter uma vida com mais equilíbrio, qualidade, comodidade e propósito.

O RH tem um papel fundamental para alinhar as exigências pessoais com as da empresa e oferecer um ambiente agradável para os colaboradores.

Conta pra gente: qual ideia você mais gostou? O que você acredita que possa ser uma realidade em um futuro breve para a sua empresa?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *