, ,

8 dicas de engajamento de funcionários para pôr em prática

Quatro pessoas em uma sala, duas mulheres e dois homens. Uma mulher encontra-se sentada de frente a uma mesa apontando para um notebook, enquanto os outros 3 encontram-se de pé.

A melhor forma de obter excelentes resultados da organização é promover a participação plena dos colaboradores. Conheça 8 dicas de engajamento de funcionários para garantir a produtividade na sua empresa!

Um ambiente de trabalho produtivo e que funcione bem não depende apenas da contratação de excelentes membros da equipe. Os líderes precisam garantir que seus funcionários estejam a bordo, se sintam parte da missão da organização, encontrem propósito em seu trabalho e enfrentem novos desafios.

Equipes engajadas são mais produtivas, relatam maior satisfação e têm clientes mais felizes. Organizações com funcionários engajados veem um crescimento de 2,6 vezes mais no lucro por ação. Isso claramente faz a diferença.

Clique aqui e descubra maneiras de manter os funcionários de home office felizes e engajados!

No entanto, envolver seus funcionários exige esforço constante. Mesmo aqueles de melhor desempenho podem perder o entusiasmo caso se sintam desvalorizados, insignificantes ou não reconhecidos.

O estilo “comando e controle” de uma liderança está se tornando algo do passado. Imediatamente, os líderes devem certificar-se de que os indivíduos estejam conectados à missão de sua organização.

Como engajar funcionários em 8 dicas

1. Reúna-se regularmente com seus funcionários para revisar suas tarefas e mostrar como eles se relacionam com os objetivos da empresa

Encontrar um propósito no trabalho é contagiante e une os colegas. Porém, esse propósito é frequentemente coberto pela pressão de alcançar resultados. Para se sentirem engajados, os funcionários precisam ver como o trabalho deles se relaciona com a visão geral. Dessa forma, é possível entender que eles não são os únicos que enfrentam desafios.

Os líderes devem planejar reuniões regulares que comuniquem os objetivos imediatos e de longo prazo da organização. Tais reuniões garantem que as tarefas sejam distribuídas de forma justa e criem uma atmosfera mais transparente e psicologicamente segura.

Conectar as tarefas da equipe aos objetivos é uma etapa importante na criação de um ambiente de trabalho envolvente. Compreender como as tarefas individuais atingem os objetivos da empresa e afetam os clientes ajuda os funcionários a criarem objetivos e identificarem-se com o trabalho que fazem.

Ao preparar sua resenha para a reunião, não se esqueça de manter sua apresentação curta, leve e bem-humorada.

2. Mostre interesse nas sugestões de melhoria dos seus funcionários e certifique-se de colocá-las em prática

Consulte os funcionários regularmente para discutir ideias sobre soluções e melhorias. Da mesma forma, dê aos seus funcionários a chance de participar da tomada de decisões – mesmo que indiretamente.

Você não precisa solicitar feedback de todos após cada reunião, mas ouvir e agir ativamente sobre o feedback dos funcionários é importante para ter uma equipe bem-sucedida.

Os líderes devem solicitar ideias durante reuniões individuais e mensagens privadas. Afinal, todos se comunicam de formas diferentes em cenários diferentes. Desse modo, é possível uma cultura saudável, onde o feedback é aceito e apreciado.

Entretanto, não se esqueça de responder as ideias. É importante acompanhar sua equipe para garantir que ela seja ouvida, mesmo que não ocorram alterações imediatas. Dessa maneira, reconhecer seu papel em reuniões públicas incentivará mais sugestões e melhorará o engajamento de funcionários.

Conheça outra forma de engajamento de funcionários através do endomarketing!

3. Envolva os melhores funcionários desafiando-os

Os líderes podem envolver os funcionários com melhores desempenhos, atribuindo-lhes tarefas mais desafiadoras do que o restante, como responsabilidades interdepartamentais ou designações gerenciais.

Dessa forma, eles terão mais chances de desenvolver suas habilidades e de aumentar sua motivação. Isso os manterá engajados e os preparará para uma carreira de sucesso na organização.

4. Diagnostique as razões de possíveis desligamentos

As motivações para o engajamento diferem entre os funcionários mais engajados e menos engajados. Isso significa que os líderes precisam abordar diferentes funcionários de forma diferente. Não há uma solução única para todos os casos.

Antes de pensar em como aumentar o engajamento de funcionários nesse quesito, os líderes devem primeiro identificar os motivos para a ocorrência de desligamentos. Podem ser problemas pessoais ou outros tipos de problemas que precisam ser tratados individualmente.

Você pode usar vários métodos para diagnosticar as razões por trás do desligamento de funcionários, e os métodos podem ser testados e comprovados para descobrir o que funciona melhor. Alguns funcionários preferem preencher pesquisas, enquanto outros podem preferir entrevista de desligamento.

5. Mostre que você se importa com sua equipe

Seus funcionários não são robôs projetados para entregar uma determinada tarefa. Eles são indivíduos com atributos, interesses e opiniões. Certifique-se de que eles se sintam reconhecidos, não apenas como funcionários, mas também como pessoas.

Abra-se e faça perguntas à sua equipe que não estejam relacionadas ao seu negócio. Dê a eles a chance de mostrar sua personalidade e incentive-os a trabalhar de maneira comprometida.

Precisa de um primeiro passo? Pergunte como eles passaram o fim de semana ou descubra quais são os planos para as próximas férias. Comunicação bidirecional é vital para uma relação de trabalho saudável.

Contudo, tenha cautela ao abordar assuntos pessoais. Perguntas demasiadamente invasivas podem soar falta de bom senso, ou pior, assédio. Portanto, faça perguntas generalistas. Caso perceba que um funcionário não gostou da abordagem, peça desculpas e evite entrar em assuntos pessoais com ele no futuro.

Se tudo deu certo, agora que você tem uma conexão pessoal, não deixe de dar um feedback honesto a seus colegas. Lembre-se que as pessoas precisam se sentir acolhidas e valorizadas, e não interrogadas.

6. Organize uma atividade simples de grupo toda semana

Organizar uma atividade de grupo regularmente é uma maneira divertida de reunir a equipe. Isso pode ser tão simples quanto uma festa de aniversário ou um brunch semanal.

Pense em organizar momentos casuais com base nos interesses da sua equipe. Isso pode ser uma partida de videogame, uma cerveja às sextas ou qualquer outra coisa que a maioria goste.

Busque a opinião da equipe antes da sua escolha final – a sua festa de fantasia bem-intencionada pode se tornar um fracasso se ninguém tiver interesse.

7. Agradeça

Aprecie seus funcionários quando o trabalho é feito. É fácil ignorar o trabalho duro, especialmente em grandes organizações, mas um simples agradecimento pode ser muito útil.

Os tipos mais eficazes de reconhecimento são específicos, oportunos, frequentes, visíveis e baseados em valores.

O reconhecimento é uma das maneiras mais fáceis de construir relacionamentos saudáveis e revitalizar o ambiente de trabalho.

Segundo a matéria ‘Driblando a crise’ da Exame, o reconhecimento aumenta a energia, comprometimento e entusiasmo dos funcionários. Portanto, não se esqueça de agradecer frequentemente.

8. Gamifique o processo de trabalho

A gamificação já é uma realidade na maioria das empresas. A técnica originada dos jogos de videogame aumenta consideravelmente o engajamento de funcionários. Não por acaso, ela já é aplicada em empresas como IBM, Banco do Brasil e Atento.

A gamificação utiliza o sentimento de competitividade humana para nos tornar mais envolvidos e engajados. Dessa forma, é possível usá-la para ajudar no cumprimento de entregas, incentivar alguma prática organizacional, dentre outros exemplos.

É importante se atentar na mecânica e quais serão as vantagens ou premiações que os funcionários terão ao entrar de cabeça em uma ação de gamificação. Se os desafios forem impossíveis de serem alcançados ou o reconhecimento for irrisório se comparado ao trabalho realizado, o engajamento de funcionários não irá aumentar – podendo gerar o efeito contrário.


O engajamento de funcionários é um ingrediente-chave para o sucesso organizacional. Entretanto, cabe aos líderes e ao RH garantir que suas equipes sintam-se parte importante da organização. Dessa forma, o comprometimento e os resultados serão abraçados por todos.

Conheça melhor seus funcionários, aprenda como engajá-los e capacite-os para levar a organização a um patamar cada vez mais elevado.