,

Gestão Responsável: ideias de como inserir o voluntariado empresarial na sua empresa

Saiba como aplicar o voluntariado empresarial e aumentar a produtividade, engajamento e retenção de talentos da sua equipe.

A prática do voluntariado é uma ferramenta importante para os  gestores de RH que buscam formas de engajar a equipe e aumentar a produtividade da empresa. Além de serem mais barato que treinamentos motivacionais, o voluntariado também tem como vantagem trazer resultados mais positivos.

Não é nenhuma novidade que cada vez mais, colaboradores sentem a necessidade de ser constantemente estimulados e desafiados positivamente. Com o voluntariado, os profissionais sentem-se úteis, importantes e vivendo uma vida com mais significado.

Clique aqui para ler a matéria – Gestão Responsável: como lidar com o tema propósito de vida dentro das organizações?

Agora que você já sabe como essa prática é importante para a sua empresa, que tal algumas ideias?

Voluntariado empresarial é uma alternativa inteligente para a motivação da equipe.

Antes de qualquer coisa, você vai precisar de voluntários!

Pois é, como começar um trabalho sem a vontade da equipe em participar? O primeiro passo é identificar com os colaboradores se há disposição em participar e quais são as áreas de interesse do grupo.

É importante explicar as vantagens para o desenvolvimento pessoal de cada um e quais serão os benefícios sociais e ambientais que eles podem promover com ela.

Agora que você já sabe quem está disposto a participar, faça uma reunião para escolherem juntos que tipo de projeto vão desenvolver.  Dessa forma, todos se sentem parte da estratégia traçada e a empresa desperta na equipe estímulos de liderança, pertencimento e criatividade.

Após escolher o projeto, identifique quais são as necessidades e então, quanto é possível investir financeiramente nela. Esta é uma ótima oportunidade para a equipe despertar a criatividade e trabalhar com poucos recursos. Uma outra opção é encontrar meios de angariar doações.

Também deve ficar claro quantas horas mensais cada um pode doar e se há a possibilidade da empresa ceder horas de trabalho do time para isso.

Ideias de projetos para o voluntariado empresarial

Voluntariado empresarial com projetos sociais em ONGs

Há diferentes tipos de ONGs e projetos que acolhem e apoiam crianças, mulheres, o meio ambiente, animais, grupos LGBTQ, comunidades e a preservação de culturas e etnias. Identifique as necessidades de uma dessas ONGs com a equipe e monte uma estratégia.

É ainda mais legal quando a causa escolhida tem a ver com o trabalho desenvolvido com os colaboradores dentro da empresa.

Voluntariado empresarial com mutirões de reforma

Existem projetos, como Teto, que investem em parcerias com empresas para construção de moradias para pessoas em situação de pobreza. Que tal levar o time para uma dessas ações?

Outra opção é pesquisar dentro da própria empresa funcionários que necessitam de apoio e colaboração para a construção e reformas das suas próprias casas e criar formas de colaborar.

Movimento desapego – afeto consciente

Que tal estimular a empresa toda a rever seu consumo? O que estão consumindo além do que realmente precisam? Quantas roupas, móveis e alimentos eles têm e que não são necessários em suas vidas? Faça um planejamento onde em cada semana os colaboradores sejam estimulados a doar aquilo que não precisam mais.

Você pode começar com roupas, na semana seguinte com móveis, na outra alimentos e assim por diante. Todas as doações podem ser doadas ao mesmo tempo em um evento de entrega com toda a equipe.

Troca de Talentos

Você sabia que a sua secretária fez aula de dança durante toda a vida? Que o seu gestor sabe tocar violão e que sua estagiária morou na Alemanha e fala a língua fluentemente? Organize um banco de talentos da empresa e facilite momentos em que os colaboradores ensinem uns aos outros seus dons e talentos.

Essa é uma ótima oportunidade para valorizar sua equipe, além das suas competências profissionais e gerar autoestima nos colaboradores. O resultado pode ser muito bacana!

Carona Solidária

Quanto impacto ambiental pode ser amenizado se ao invés de cinco carros, um se organizar para levar os motoristas dos outros quatro? Organize quem vai de carro à empresa, o local de saída e os percursos para identificar quem pode ir de carona com o motorista responsável. Uma ideia que vai criar novas amizades e ajudar o meio ambiente!

 

Não se esqueça de realizar ações que estejam alinhadas com os valores da empresa e garantir que os resultados sejam sustentáveis. Uma boa forma de fazer isso, é coletando dados durante as ações e analisando esses dados depois.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *