Como fazer um bom job description?

Se a primeira impressão é a que fica, a boa impressão no processo de recrutamento se dá através de um bom job description – a descrição de um cargo.

Embora seja particularmente útil no recrutamento de novos funcionários, a descrição de um cargo tem um propósito permanente em todo o ciclo de vida do emprego. Portanto, vale a pena dedicar algum tempo para criar o job description.

3 propósitos principais de um job description

Atração de candidatos

Para atrair uma resposta de um candidato interno ou externo para o cargo, é necessário descrever o papel desempenhado pela função e os requisitos necessários para executá-la.

Definição de papel

Para o profissional que desempenha a função, é importante ter um ponto de referência para suas responsabilidades e nível de desempenho exigido, especialmente no momento da avaliação ou quando uma promoção está sendo considerada.

Referência para a gestão

É necessário definir um bom job description para que, assim, em caso de entrada de um novo gerente, ele possa entender o desígnio e o nível de responsabilidade esperado da função.

O escopo de um bom job description

Uma descrição abrangente do trabalho compreende as seguintes os seguintes tópicos:

  • Título do trabalho
  • Departamento onde a função será desempenhada
  • Principais áreas de responsabilidade e os resultados esperados
  • Objetivos de curto, médio e longo prazo
  • Jornada de progressão e promoção
  • Educação e treinamento necessários
  • Habilidades e traços de personalidade requeridos para se destacar
  • Requisitos de localização, viagem, etc
  • Faixa de remuneração e benefícios
  • Transmitir a cultura da organização

5 erros para evitar ao criar um job description

Usar termos internos

Como toda empresa, há termos e linguagens que são próprias. Dessa forma, usá-las em um job description não trará clareza ao leitor, podendo afastar candidatos.

Não envolver todas as partes interessadas

As especificações mais precisas são produzidas com o envolvimento de várias áreas de negócios diferentes. Dessa forma, ao definir ou refinar um job description, faça isso juntamente com os líderes que possuem essa vaga.

Fugir da realidade

Um job description deve ser a representação precisa do que o cargo exige para a função. Assim, não deve ser uma lista de desejos impossíveis de cada habilidade que possa ser útil.

Usar linguagem discriminatória

O uso de determinadas palavras e frases em um job description pode ser discriminatório. Tenha muito cuidado na hora de escrever – e definir – as exigências para a vaga.

Não revisar frequentemente

Novas tecnologias surgem e o mercado está constantemente exigindo novas habilidades. Por isso, o job description deve ser revisado, idealmente, todo ano, e alterado sempre que necessário.

Exemplo de Job Description – Google

O Google é uma das empresas preferidas para se trabalhar. Isso porque eles investem no pessoal e oferecem um ambiente de trabalho altamente desafiador e totalmente compensatório.

O cuidado da empresa começa no job description. Confira abaixo a estrutura de um bom job description do Google para se inspirar:

[Nome da empresa]

[Data]

[Título da função]

[Sobre a empresa]

Comece a descrição do trabalho explicando o objetivo principal da sua empresa. Esta é sua oportunidade de ajudar os candidatos a criar uma conexão emocional com a missão da sua equipe. Assim, permite que você responda a perguntas como “Por que sua empresa existe?”

Exemplo:

“Nosso trabalho é demonstrar como os produtos do Google resolvem os problemas do mundo – do cotidiano ao épico, do mundano ao monumental. E nos aproximamos do marketing de uma forma que somente o Google pode – mudar o jogo, redefinir o meio, fazer do usuário a prioridade e, finalmente, deixar a tecnologia falar por si mesma ”.

[Funções]

Descreva as funções diárias de grande importância da posição. Pense nisso como o “passo do elevador” do trabalho: em um único parágrafo, compartilhe os objetivos-chave com os quais os novos contratados trabalharão.

Exemplo:

“Como especialista técnico de produtos, você ajuda a manter o sucesso de nossos clientes do Google, aproveitando sua experiência para ajudar a implementar um produto complexo, garantindo altas taxas de disponibilidade do produto, evitando paralisações e oferecendo consultoria de otimização com vendas.”

[Responsabilidades]

Detalhe as responsabilidades cotidianas associadas ao trabalho. Elas serão exclusivas para cada função, mas podem incluir a combinação de criação de produtos, metas estratégicas, orçamentos e relatórios, assim como a colaboração com determinadas pessoas ou equipes.

Exemplo:

“Criar conteúdo para aplicativos, comunidades, e-mails e boletins informativos.

Desenvolver conclusões relevantes para os negócios a partir dos dados.

Prever e relatar o crescimento dos negócios e outras métricas principais.

Trabalhar com gerentes de produto, pesquisadores de UX, designers e outras partes interessadas.”

[Qualificações de trabalho]

Termine o seu job description explicando as qualificações – em termos de educação, experiência e habilidades – necessárias para o papel. Divida-os em duas categorias: qualificações mínimas e qualificações preferenciais.

Exemplo:

“Qualificações mínimas:

Bacharel em jornalismo ou marketing, ou experiência prática equivalente.

Experiência em redação editorial, marketing ou UX / UI.

Qualificações preferenciais:

Experiência de escrita para voz e vídeo.

Experiência de trabalho com pesquisa de usuários e feedback de clientes.”


Dedique-se na elaboração do job description! Ele é fundamental para a definição do escopo de trabalho de uma função, assim como para a atração, contratação e retenção de funcionários.