9 dicas para se tornar a melhor empresa para trabalhar

Ser reconhecido como a melhor empresa para trabalhar é uma grande vantagem. Isso coloca à organização à frente da concorrência na hora de atrair e reter talentos.

Antes de inscrever a empresa em pesquisas de “melhor empresa para  trabalhar”, você, como RH, deve começar a cultivar a visão certa e a construir um ambiente de trabalho agradável.

A cultura positiva da empresa estimula os valores que guiam as ações. Além disso, ter a equipe certa ajudará a fortalecer essa cultura e a ter um ambiente saudável, criativo e inovador.

Quando os funcionários são engajados e motivados, eles são mais propensos a ir além. Quando seus clientes têm boas experiências com a sua empresa, ocorre a satisfação e fidelização a longo prazo.

Em outras palavras: quando enfatizamos as pessoas sobre os lucros, somos levados ao sucesso. Essa mentalidade vale tanto para seus funcionários, quanto para seus clientes.

Veja 7 dicas para a sua empresa se tornar a melhor lugar para trabalhar:

1. Lidere pelo exemplo

O que torna uma liderança eficaz no local de trabalho?

Grandes líderes criam uma visão convincente e depois inspiram sua equipe a segui-los. Dessa forma, os líderes de sucesso são capazes de capacitar as pessoas, desenvolvendo habilidades e construindo uma comunidade forte e cheia de objetivos.

Há muitos benefícios de liderar pelo exemplo e é importante incentivar os outros a fazer o mesmo. Isso significa arregaçar as mangas quando necessário, e assumir a responsabilidade. Da mesma forma, significa delegar quando necessário, promovendo uma cultura equilibrada.

Tornar-se um bom modelo mostra à sua equipe que você pretende fazer o trabalho corretamente. Dessa forma, motiva-os a fazer o mesmo. Isso cria relacionamentos fortes, sendo uma ótima estratégia de longo prazo para a empresa como um todo.

2. Comunicar efetivamente

A comunicação envolve muito mais do que transmitir ideias e objetivos aos funcionários. A comunicação ajuda a garantir que metas sejam compreendidas, mas é vital refletir sobre o feedback dos funcionários para avançar.

Melhore os processos de trabalho em sua organização e aumente o envolvimento, ouvindo os funcionários. Facilite a comunicação aberta através das ferramentas certas para receber comentários, desde a tecnologia até a abertura de fóruns de equipe.

Mantenha a confiança de sua equipe seguindo o que você comunica e age, com base dos feedbacks.

Evite tirar conclusões precipitadas, e assegure ouvir todos os lados de uma situação.

Em vez de enviar uma mensagem como “Por que você fez isso?” ou “Eu não lhe disse para fazer XYZ?”, troque por “Ajude-me a entender a situação” ou “Por favor, esclareça isso  mais detalhadamente”.

Certificar-se de reunir informações relevantes e ouvir antes de agir é a chave para uma boa comunicação. Dessa forma, você estará a um passo de ser a melhor empresa para trabalhar.

3. Não deixe o crescimento estagná-lo

É difícil estabelecer e manter a cultura de uma empresa quando se está crescendo e trazendo novos funcionários em ritmo acelerado.

Para criar a cultura desejada, é essencial otimizar o processo de contratação e de integração. Por isso é importante descobrir, desde o início, que tipo de pessoa pode ser uma nova contratação em potencial.

Mesmo que você esteja crescendo rapidamente, reserve um tempo para tomar as decisões certas. Saltar rapidamente para a contratação de pessoas sem a devida diligência e testes é uma receita para o desastre.

Considere as avaliações de habilidades, testes de aptidão e um tipo de avaliação DISC ou outro tipo que seja comportamental. Fazer um investimento inicial em recrutamento e contratação ajudará a manter a alta retenção. Dessa forma, contratará pessoas que tornam sua cultura excelente.


4. Ofereça benefícios que foquem no equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Um trabalho flexível é um dos elementos que geram satisfação e transformam o local na melhor empresa para trabalhar. É quase um apelo universal dos funcionários.

E não é por menos: o horário flexível proporciona mais equilíbrio entre os compromissos pessoais e a rotina de trabalho. Dessa maneira, permite que os colaboradores acompanhem os filhos nas atividades escolares, estudem, e façam outras atividades.

E um dos pontos mais importantes a se considerar: geralmente, a flexibilidade promove maior eficiência e produtividade dos funcionários.

5. Reconheça sua equipe

O reconhecimento no local de trabalho motiva os funcionários e os ajuda a ir além do cumprimento de seu dever, pois tem como efeito uma melhora significativa no desempenho.

Alie a tecnologia, liderança e gamificação para que os funcionários possam ser reconhecidos e premiados por fazerem um ótimo trabalho.

Isso ajuda tremendamente a demonstrar apreço pelo desempenho excepcional. Dessa forma, cria uma atmosfera de engajamento e satisfação no trabalho, o que melhora as chances de ser a melhor empresa para trabalhar.

O reconhecimento pode acontecer pelo aniversário de trabalho, pelo funcionário trazer um novo cliente, pelos resultados, depoimentos de clientes e por outras razões que considere apropriadas.

6. Melhore a qualidade de vida dos funcionários

O ambiente de trabalho é confortável? Isto é, há cadeiras e mesas que favorecem a ergonomia?

Sempre tem água e café à disposição de todos?

Os equipamentos estão funcionando corretamente, e principalmente, são seguros ao serem usados?

Os benefícios como VR, convênio médico e outros estão dentro da realidade dos funcionários? Ou seja, o valor do VR é suficiente para almoçar na região? O convênio possui uma boa rede de médicos, clínicas e hospitais?

Estar atento a esses “detalhes” são fundamentais para facilitar a vida de todos e oferecer mais qualidade no dia a dia.

Se você quer ser a melhor empresa para trabalhar, antes de mais nada, você deve checar como está a vida de quem trabalha na empresa.


7. Promova campanhas

Crie campanhas internas que promovam informação, trocas e experiências. Seja relacionadas a vida profissional, saúde ou outro assunto.

Palestras e workshops são um pontapé inicial para estabelecer a troca de informação e promover desenvolvimento e crescimento entre os funcionários.

Se a verba é um dos empecilhos para investir nesse tipo de campanha, incentive os próprios funcionários a serem os palestrantes de algum assunto que dominam e que gostariam de compartilhar com os demais.


8. Reúna depoimentos de funcionários

A sua página “trabalhe conosco” deve oferecer o máximo de informações sobre a cultura da empresa. E para fortalecer a mensagem, reúna depoimentos de funcionários e os divulgue na página.

Com certeza ajudará a ter mais candidatos durante os processos seletivos e também serve como uma atração de clientes – se a empresa tem uma boa cultura e funcionários felizes, provavelmente o trabalho ali realizado é excelente.


9. Indique sua empresa como a melhor empresa para trabalhar

Há um número de organizações e pesquisas onde sua empresa pode ser reconhecida como a melhor empresa para trabalhar, e a maioria delas requer um mínimo de respostas dos funcionários para serem classificados.

Comunique à sua equipe por que o prêmio significa tanto e peça para os funcionários colaborarem.

Seja claro sobre o que eles podem esperar da pesquisa e garanta que ela é completamente anônima.

A Exame, por exemplo, oferece as pesquisas “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)” e “As Melhores Empresas para Começar a Carreira (MECC)” que geralmente acontecem no início de cada ano.

Não há qualquer custo para a inscrição, mas há diversas etapas que vão desde a seleção até a visita de jornalistas na empresa.

Se a sua empresa quer ser reconhecida como a melhor empresa para trabalhar em uma das pesquisas da Exame, veja aqui o regulamento da edição de 2019.

É uma grande conquista e felicidade ser reconhecido como a melhor empresa para trabalhar, mas vise, antes de prêmios, criar um ambiente de trabalho acolhedor, profissional e agradável primeiramente para os funcionários. O resto é consequência 🙂


Desenvolver uma empresa à medida que ela cresce, que a tecnologia muda constantemente, e por isso, se expandem ofertas e serviço, exige atenção constante.

Os funcionários são a maior força de uma empresa. Por isso, invista em pesquisa de clima, treinamento e capacitação e monitore o progresso dos funcionários e o sucesso da empresa.