9 formas de melhorar a qualidade de vida dos funcionários


A qualidade de vida dos colaboradores é um dos assuntos mais discutidos no meio corporativo. É essencial que exista um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários para garantir o engajamento, a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

A promoção da saúde mental e física do time deve ser uma das prioridades do RH. A manutenção de um clima organizacional positivo depende do oferecimento de um ambiente acolhedor no trabalho.

Aqui estão 9 formas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa para garantir um ambiente de trabalho mais feliz e saudável.

1. Ajude os pais!

Para os colaboradores que são pais, um dos fatores que mais causam desequilíbrio entre suas vidas pessoal e profissional é o cuidado dos
filhos. Oferecer ajuda de custos para creche ou escola pode ser um grande alívio para eles!

Além disso, iniciativas como a criação de uma creche dentro da empresa permite o contato entre pais e filhos, além de facilitar a amamentação.

2. Garanta toda a licença remunerada

Seja uma folga, férias ou doenças, certifique-se que os dias que o colaborador passar afastado estão sendo remunerados.

Dessa forma, não haverá dor de cabeça ao ver descontos em seu holerite que não foram combinados previamente.

3. Flexibilize!

A flexibilidade continua sendo um dos benefícios mais chamativos para atrair e manter talentos. Seja através de um modelo de trabalho não foque nos horários ou no trabalho presencial, a flexibilidade alivia a pressão da rotina.

A flexibilidade permite a redução dos índices de estresse, permitindo que o colaborador aproveite mais sua vida pessoal e a seja mais produtivo no trabalho.

Uma boa alternativa para promover a flexibilidade é a possibilidade de realizar home office, modalidade de trabalho à distância com foco na produtividade.

Descubra como manter os profissionais do home office felizes e engajados!


4. Conecte funcionários com trabalhos voluntários

Doar tempo para os outros faz com que as pessoas se sintam mais “ricas em tempo”. Como seres humanos, uma das necessidades que temos é de contribuir com a sociedade e deixar nossa marca no mundo.

Segundo Mark Snyder, Professor e pesquisador da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, dentre seus diversos benefícios, o voluntariado proporciona “bem-estar psicológico e ainda melhor
saúde física e uma vida mais longa”, afirma o psicólogo.

5. Promova treinamento contínuo para a liderança

Um relacionamento ruim com o líder é um dos principais motivos para as pessoas saírem de seus empregos.

Tendo isso em mente, ofereça um programa de desenvolvimento contínuo de liderança para manter os líderes alinhados com a cultura e valores da empresa, fomentando melhores lideranças para as equipes.

6. Invista em educação

A educação e a capacitação individual podem estar na lista de prioridades dos colaboradores, mas por diversos motivos, como falta de dinheiro ou tempo, esses planos podem ser deixados de lado.

Por essa razão, incentive os seus colaboradores a estudarem e se manterem atualizados! Seja através de treinamentos internos, workshops, ajuda de custos ou bolsas em cursos, investir na educação da equipe é uma ação
que gera benefícios tanto para o indivíduo quanto para a empresa.

7. Promova o bem-estar!

Ofereça programas de descontos em academias, planos médico e odontológicos. Se o espaço do escritório permitir, adapte o local
com espaços de academia, sala de descanso e de descompressão.

Criar uma cultura de trabalho que estimule o engajamento dos colaboradores e ofereça maior qualidade de vida é uma arte
complexa, mas possível.

8. Jornada de 30 horas

Pouco explorada no ambiente corporativo, mas presente em ambientes hospitalares, a jornada de 30 horas é uma forma de oferecer mais qualidade de vida aos funcionários. Assim, podem se dedicar aos compromissos pessoais.

Por ser um modelo diferente do convencional, pode causar grande impacto na equipe. A princípio, deve ser considerada como experimento para que todos possam avaliar a nova rotina antes de ser considerada como definitiva.

Antes de iniciar o experimento, faça um bom planejamento e informe a novidade à todos com antecedência para que os colaboradores tenham tempo para se organizarem e adaptarem suas rotinas.

Com a jornada em andamento, colha feedbacks e avalie a possibilidade tornar o modelo definitivo.

9. Permita animais de estimação no escritório

Permitir animais no escritório é uma forma de trazer felicidade não só ao dono, mas a todos ao redor.

Selecione um dia da semana para que seja permitido levar animais de estimação na empresa, oferecendo recursos, como comedouros e bebedouros, brinquedos e espaço para descanso.

Assim, os animais terão mais conforto e os donos mais tranquilidade!


Comunique-se constantemente com a equipe para que, através de feedbacks e avaliações do time, seja possível encontrar soluções para melhorar a vida de todos.

Promova um ambiente que realmente possa ser considerado o segundo lar! Para mais insights de mudanças positivas no ambiente de trabalho, conheça 5 empresas de tecnologia que estão mudando o mercado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *