,

Mindfulness: Como o SIYLI revolucionou o Mundo Vuca

Mindfulness: Como a SIYLI revolucionou o Mundo Vuca

Você já ouviu falar de mindfulness, do mundo VUCA ou da SIYLI? Continue a leitura e entenda como esses temas estão relacionados ao ambiente corporativo!

O Mindfulness, numa tradução próxima, significa “atenção plena”. Diferentemente da meditação budista convencional, o mindfulness não possui correlação com religião. Ele consiste na prática de se focar no momento presente através da absorção de estímulos dos sentidos.

Trabalho sob pressão, ansiedade pela entrega de um projeto, são coisas que afetam diretamente qualquer profissional. Por isso, esses fatores gerar redução da produtividade, criatividade e prejudicar a performance do profissional.

Durante o Bettha Career Experience 3, houve uma imersão de mindfulness. Clique aqui e saiba mais.

O Mindfulness, portanto, surge para aliviar essa tensão. Com o foco no presente, o aumento da atenção permite o aumento da produtividade. Dessa maneira, sua prática oferece benefícios físicos, emocionais e mentais logo na primeira sessão da prática.

Mindfulness é capaz de mudar o cérebro?

A ciência diz que sim. A prática diária e frequente de mindfulness leva a mudanças positivas no cérebro de quem a pratica. Segundo os testes de neuroimagem, é possível notar alterações na estrutura cerebral, espessura, na atividade de funcionamento e na conexão de diversas áreas. É possível explicar essas mudanças através da neuroplasticidade – a capacidade do cérebro se modificar e se adaptar aos nossos hábitos.

As regiões do cérebro são desenvolvidas pelo mindfulness estão relacionados à metacognição. Ou seja, a prática desenvolve a capacidade de observar o nosso próprio funcionamento mental e reações a inúmeras situações.

Além disso, a prática regular de mindfulness altera outras áreas cerebrais, ligadas a memória e a regulação das emoções. Nesse contexto, o estímulo da memória previne perdas cognitivas relacionadas ao envelhecimento, assim como aumenta nossa inteligência emocional.

Isso significa que um praticante de mindfulness tem sua memória preservada, lida melhor com suas emoções e situações de pressão do que um não praticante.

No trabalho, o mindfulness pode trazer grandes resultados a todos , de forma a tornar a organização mais produtiva e consciente de cada passo tomado.

A agitação do Mundo VUCA


Estamos imersos em um mundo onde a mudança é cada vez mais rápida, o futuro é menos previsível e as opções são abundantes. Assim, a maneira como pensamos e tomamos decisões certamente mudaram. Hoje, os líderes precisam tomar decisões mais rapidamente, processando grandes quantidades de informações altamente interconectadas.

Podemos chamar essa era de Mundo VUCA: um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo:

Volatilidade: um aumento brutal das mudanças em quatro dimensões que enfrentamos hoje: o tipo, a velocidade, o volume e a escala.

Incerteza: como resultado da volatilidade, não podemos prever eventos futuros.

Complexidade: confusão generalizada, sem conexão clara entre causa e efeito, afeta todas as organizações hoje em dia.

Ambiguidade: há uma falta de precisão e a existência de múltiplos significados dentro das condições que nos cercam.

O mundo VUCA gera diversas emoções, que podem ocasionar episódios de estresse e ansiedade. Esses, por sua vez, podem colocar em risco lideranças, projetos e o sucesso de um profissional – ou da empresa.

Search Inside Yourself Leadership Institute (SIYLI)

Criado em 2012, o Search Inside Yourself Leadership Institute (SIYLI), desenvolvido no Vale do Silício pelo Google, surgiu como uma forma de desenvolver as habilidades de líderes e colaboradores através da disciplina mental. Para isso, une preceitos da neurociência, inteligencia emocional e mindfulness.

O SIYLI é um programa global aberto a profissionais, organizações e também para professores que querem se certificar em mindfulness. Visa desenvolver e intensificar o foco, reduzir o estresse, aumentar a criatividade e usar o autoconhecimento.

Assim, o resultado é a inteligência emocional como base para um líder saber priorizar, ser produtivo e a colaborar com os outros. 

O Caso da SAP

O caso da empresa de tecnologia SAP é mundialmente conhecido devido a incorporação do mindfulness às estratégias de gestão da empesa. Após implementarem o projeto piloto, a empresa teve um aumento de 90 milhões de euros no faturamento a cada 1 ponto no indicador de bem-estar.

Hoje, a SAP fornece programas de mindfulness por profissionais certificados pela SIYLI. Assim, buscam auxiliar outras empresas implementarem a estratégia em seu cotidiano.

O Mindfulness da SIYLI revolucionando o Mundo VUCA

A geração dos Millennials, nascida no ápice das mudanças sociais e tecnológicas do Mundo VUCA, são os mais afetados pela sua dinâmica. Devido a forte inserção da internet e das redes sociais em suas rotinas, os problemas de saúde mental na geração aumentam exponencialmente.

Agora, para trabalhar com essas questões, deve-se transformar a mentalidade individual. Para isso, o foco no presente é essencial. Através do exercício de foco na própria respiração, os indivíduos aprendem a disciplinar a própria mente de forma a combater os efeitos colaterais da realidade VUCA.

Assim, as estratégias de Mindfulness criadas pelo SIYLI se mostraram bastante eficientes no combate aos males oriundos do Mundo VUCA. Além disso, sua prática é acessível a indivíduos e organizações. Dessa maneira, é uma solução revolucionária para os problemas da geração dos Millennials.

Buscar o autoconhecimento, inteligência emocional e evolução é essencial para a vida pessoal e profissional. Esses, portanto, são aspectos que impactam diretamente nossas emoções, mente e corpo – afetando nossas posturas e ações.

Se você quer se aprofundar mais no assunto, acesse o site do SIYLI e conheça mais o programa.