,

6 boas práticas de sustentabilidade que melhoram a sua empresa

Vasinho com planta tipo suculenta com fundo de horizonte de prédios

Tornar sua empresa mais sustentável não é bom apenas para o meio ambiente. Conheça 6 práticas de sustentabilidade para incrementar o crescimento dos seus negócios. Confira!

As pessoas estão cada vez mais conhecedoras sobre o impacto ambiental. Dessa forma, existem consumidores que estão dispostos a pagar preços mais altos por bens e serviços de empresas que adotam práticas comerciais amigas do meio ambiente.

Ao incorporar práticas de sustentabilidade ao seu negócio, você está colaborando a ter resultados melhores e ao meio ambiente. Entretanto, lembre-se de que seus esforços para “melhorar” suas práticas de negócios devem ser genuínos se você os anunciar como tal. 

Saiba como incluir a sustentabilidade no dia a dia da empresa com as dicas abaixo!

1. Incentive os funcionários a deixarem o carro em casa 

Deixar o carro em casa e caminhar ou ir de bicicleta para trabalhar é um ótimo exercício. Além disso, é bom para o meio ambiente.

Considere alguma parceria com empresas que ofereçam bikes e patinetes. Fora disso, é claro, verifique se há ciclofaixas para que o percurso seja feito com segurança. Essa ação, entretanto, vale mais a pena para os funcionários que moram próximo da empresa. Já aos que moram mais distante, incentive o uso de transporte público ou ofereça alguma vantagem com apps de mobilidade.

2. Ofereça home office

O home office ajuda não só com recursos ambientais, mas também para o bolso de uma empresa, ao reduzir drasticamente todos os gastos de infraestrutura de um negócio. Além disso, muitos funcionários preferem essa modalidade por se sentirem mais produtivos e focados. 

Entretanto, essa modalidade não é para todos. Por isso, antes de oferecer o home office a todos os funcionários, certifique-se que todos estão de acordo. 

Se o trabalho remoto não é uma opção para a empresa em tempo integral, estude uma forma de oferecer ao menos uma vez por semana.

3. Quebre o vício à conveniência

Em 2015, um estudo descobriu que o Brasil produziu 79,9 milhões de toneladas de lixo. Assim, para ajudar o meio ambiente, devemos evitar o desperdício e superar o nosso vício por produtos descartáveis por mera comodidade. 

Um bom exemplo disso é o café, bebida que não pode faltar em nenhum escritório. Uma embalagem de 1kg de café pode fazer mais de cem xícaras por uma fração do preço de uma cápsula de café descartável e não-reciclável*. Além disso, a embalagem vazia de café pode ser reciclada.

Examine seu escritório e considere todas as formas para reduzir o desperdício, como:

  • Incentive os funcionários a trazerem seus próprios copos e garrafas de água, em vez de usar copos de plástico.
  • Se o espaço oferecer uma cozinha, deixe talheres e copos para serem usados durante o expediente.

  • Faça do seu escritório um ambiente que evita ao máximo papel – que iremos abordar mais adiante.
  • Compostar o lixo da sua cozinha e recolhê-lo por reciclagem municipal ou produtores locais.
  • Converta as toalhas de papel em secadores de mãos em cozinhas e banheiros.

* poucas marcas de cápsulas de café oferecem a opção de devolução das cápsulas vazias em troca de benefícios. Busque no site do fabricante se há alguma política sobre reciclagem.

4. Mude para o cloud 

Aplicativos baseados em nuvem, como o Google Apps, o Apple iCloud e o Microsoft Office 365, permitem que os funcionários compartilhem e acessem informações de qualquer lugar, reduzindo potencialmente os custos de viagem e a necessidade de impressão de documentos impressos.

E como as informações estão hospedadas na nuvem, não é necessário que seus negócios comprem e mantenham equipamentos de servidor caros (que também usam mais eletricidade, que possui alto impacto ambiental). 

Assim, o uso do cloud por uma empresa, além de ajudar a reduzir o papel, integra inúmeras soluções e a compartilhar qualquer documento com qualquer pessoa com acesso.

4. Tenha fornecedores eco-friendly

Uma das melhores maneiras de tornar seu negócio com mais approach de sustentabilidade é praticar compras ecológicas. Sobretudo, isso envolve o fornecimento de bens e serviços que são produzidos e fornecidos de forma sustentável. 

Optar por fornecedores locais, em vez daqueles que estão há muitos kms de distância, é uma boa maneira de começar. Além disso, fique de olho se as suas compras estão de acordo com a lista abaixo:

  • Não contêm materiais tóxicos nem substâncias que destroem o ozônio.
  • Pode ser reciclado e/ou produzido a partir de materiais reciclados.
  • São feitos de materiais renováveis ​​(como bambu etc.).
  • Não faz uso de embalagem excessiva.
  • São fabricados de forma sustentável.

5. Reduza o uso da água

Reduzir o uso de água é uma maneira óbvia de economizar dinheiro e ajudar a conservar um recurso valioso.

As formas de reduzir o uso de água nas instalações da empresa incluem: conserto de torneiras pingando, vazamentos de encanamento e instalação de vasos sanitários de baixo fluxo.

Se na empresa tem jardins, considere mudar para um projeto paisagístico tolerante à seca. Se usar um sistema de aspersão, a conversão para um sistema de gotejamento reduzirá drasticamente o uso de água. Posteriormente, certifique-se de que o sistema de aspersão tenha manutenção de tempos e tempos, e tenha sensores de chuva (para que não funcione quando estiver chovendo).

6. Reduza o consumo energia 

Evite que equipamentos fiquem ligados desnecessariamente – seja de um dia para o outro, ou pior: um fim de semana inteiro. 

Uma excelente forma de reduzir a energia é trocar as lâmpadas comuns por LED. Ademais, incentive os funcionários a monitorarem qualquer consumo desnecessário e tomarem uma ação imediata.

6. Recicle itens eletrônicos 

O lixo eletrônico não reciclado acaba em aterros sanitários, incinerado ou exportado ilegalmente para países em desenvolvimento.

Se a sua empresa está substituindo itens eletrônicos como computadores, monitores, tablets, smartphones etc. com menos de cinco anos, é possível que eles sejam reutilizados por escolas ou instituições de caridade na sua região.

Fabricantes de computadores, como a Dell e a HP, têm programas de reciclagem que permitem o crédito para troca de equipamentos usados ​​e programas de doação para instituições de caridade.

Não esqueça de deletar todas as informações confidenciais de qualquer dispositivo antes de reciclar!

Manter seus equipamentos eletrônicos excedentes fora do aterro é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente (e possivelmente beneficiar outras pessoas).


Incentive os seus funcionários a “comprarem a briga” para que a empresa consiga colocar em práticas formas de sustentabilidade que ajudem de forma efetiva o meio ambiente e o negócio.

Você tem mais dicas de práticas de sustentabilidade? Compartilhe nos comentários ou entre em contato conosco pelo contato@bettha.com.