5 benefícios da prática do respeito no trabalho

Rapaz om camisa escrita "respect" com fundo de muro de folhas olhando para cima

Saiba quais os maiores benefícios em praticar a rotina do respeito no ambiente de trabalho!

Cumprimentar as pessoas na rua, na loja, na academia ou até no local de trabalho pode parecer uma tarefa tão difícil para algumas pessoas.

No entanto, o que muitos esquecem é que dizer “bom dia” não é apenas educado. Ao dizer “bom dia”, uma pessoa demonstra respeito por outra pessoa, não apenas cumprimentando-a, mas simplesmente reconhecendo que ela existe.

No trabalho, muitos funcionários acreditam que eles não costumam receber respeito de seus líderes. Entretanto, comportamentos respeitosos não estão limitados à alta gerência. Qualquer pessoa, em qualquer nível da organização, pode – e deve – demonstrar respeito pelos outros.

Demonstrar respeito no trabalho oferece pelo menos 6 benefícios transformadores. Veja:

1. O respeito no trabalho contribui para a satisfação dos colaboradores

Em ambientes de trabalho respeitosos, os funcionários são mais engajados e produtivos. Em locais de trabalho com pouco ou nenhum respeito, costuma-se ter insatisfação e conflitos. Isso, por sua vez, diminui consideravelmente a produtividade.

Tratar alguém com respeito pode incutir confiança e oferecer o encorajamento que essa pessoa tanto precisa.

2. Respeito aumenta o engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários é um objetivo que todas as empresas querem alcançar. Mas um estudo recente da Gallup com mais de 350.000 funcionários americanos revelou que apenas 30% estavam comprometidos com seu trabalho. 

A estratégia mais simples para aumentar o engajamento e comprometimento de um funcionário é demonstrar respeito por ele. Desse modo, quando os funcionários recebem respeito dos outros membros da equipe, eles ficam menos estressados ​​e mais aptos a se dedicarem ao trabalho. 

Seja a liberdade concedida para cometer erros em um determinado projeto ou a remoção de regras restritivas relacionadas a uma política de viagens da empresa, qualquer coisa que sinalize um sentimento de confiança é demonstrar respeito pelo funcionário.

Saiba mais sobre como aumentar o engajamento dos colaboradores!

3. Respeito cria um ambiente justo

Quando colegas de trabalho demonstram respeito mútuo, um senso de justiça é estabelecido e a incidência de assédio e brincadeiras inconvenientes é praticamente eliminada.

Quando um líder respeita seus funcionários, não há espaço para assédio, favoritismo ou bullying. De tal forma, em um ambiente respeitoso, a construção e fortalecimento de relacionamentos pode ser melhor entendida como a base do trabalho de qualidade.

4. Respeito melhora o compartilhamento de conhecimento

Um grupo de funcionários respeitados começa automaticamente a compartilhar ideias entre si em um esforço para construir relacionamentos. Como subproduto, o conhecimento é compartilhado e trocado à medida que o respeito mútuo cresce.

Com uma transferência sem atritos de informações e conhecimentos, surge o crescimento individual. Bem como o aumento da produtividade da equipe.

5. Respeito aumenta a lucratividade

Se o respeito aumenta o engajamento dos funcionários, cria um ambiente justo, reduz o estresse e melhora o compartilhamento de conhecimento, ele deve melhorar os resultados financeiros da empresa.

O local de trabalho se torna um lugar divertido para fazer as coisas acontecerem. Gerentes e supervisores não gerenciam mais, mas tornam-se incentivadores de pessoas que eles respeitam. Os funcionários deixam de se esquivar das atribuições porque respeitam as decisões do líder de negócios e implementam as tarefas com prazer.


O respeito também requer que tenhamos controle de nossas palavras e ações.

Assim, uma boa maneira de domar nossa língua é usá-la com sabedoria. Ou seja, ouvir mais e com atenção. Outra maneira de mostrar respeito pelos outros é ter empatia com eles.

A empatia, então, é distinta da simpatia, que é a capacidade de apoiar os outros com compaixão. Desse modo, empatia é a capacidade de experimentar e se relacionar com os pensamentos, emoções ou experiências dos outros. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, estar ciente de seus sentimentos e entender suas necessidades.

Quando você tem empatia com a experiência de outra pessoa, é mais capaz de demonstrar respeito por ela. 

Cumprimentar, arrumar sua própria bagunça, ajudar o outro e ser gentil, são demonstrações de respeito. No mais, faça aos outros o que você gostaria que fizessem à você.