, ,

Como o RH pode estimular talentos através do Growth Mindset

Como estimular o talento através de growth mindset

Saiba como o RH pode estimular os talentos da empresa através do Growth Mindset, mentalidade baseada no crescimento de forma a promover o desenvolvimento e a capacitação constantes. Confira!

Talento tem muito mais a ver com persistência e adaptabilidade do que com dom. Logo, deixar de considerar essas características em uma configuração organizacional pode ser altamente problemático.

Quando as organizações se concentram em talentos inerentes, os funcionários são pressionados a esconder suas deficiências e erros. Os gerentes, por sua vez, tornam-se negociadores mais fracos.

Quando a cultura organizacional está desequilibrada, presa em uma mentalidade fixa e padronizada, a organização tem dificuldades para se autocorrigir.

Para evitar esses transtornos, é possível que o RH e os líderes alavanquem as equipes através do growth mindset. Dessa forma, é possível desenvolver e lapidar os talentos já existentes, impulsionando o desempenho dos times.

O que é Growth Mindset?

O growth mindset, ou a Mentalidade do Crescimento, permite enxergar as deficiências como temporárias, ou seja, o indivíduo se aceita que pode desenvolver seus conhecimentos, por exemplo: “Mesmo que não saiba agora, eu vou aprender a liderar uma equipe”.

Quando as pessoas têm uma mentalidade fixa, elas se tornam mais frágeis, e acabam menos propensos a trabalharem duro quando encontram um obstáculo. Afinal, acreditam que, se eles não podem fazer algo, é porque eles não têm essa habilidade inata.

A partir do growth mindset, a falha realmente parece uma valiosa experiência de aprendizado. Vai além da aceitação que o esforço é necessário – o que não é falsa positividade.

Ações do RH para promover o Growth Mindset no trabalho

Eduque e treine

Consciência e compreensão são os primeiros passos para as pessoas se encarregarem de suas mentalidades para melhor alcançarem seus objetivos.

Seja em um workshop ou em uma reunião, o RH e os líderes podem aplicar algumas das técnicas de Carol Dweck para incentivar o growth mindset e o aprendizado contínuo:

  • Compartilhar histórias de pessoas respeitadas dentro ou fora da organização sobre como a mentalidade de crescimento as ajudou a alcançar o sucesso.
  • Perguntar-lhes sobre seus valores e paixões e discutir como uma mentalidade de crescimento poderia ajudá-los com essas realizações e contribuições no futuro.
  • Pedir-lhes que escrevam uma carta para um novo contratado, aconselhando o novo contratado em princípios de mentalidade de crescimento.

Nutra a paixão

A paixão é a parte central da coragem. Entretanto, sem alinhamento com interesses e valores, as pessoas têm dificuldade em manter o esforço a longo prazo e superar os desafios – não importa quão alto seja o salário.

É essencial ajudar os funcionários a identificar e perseguir suas paixões dentro de suas funções ou em projetos especiais. Muitas organizações apoiam os funcionários no desenvolvimento de habilidades não relacionadas às suas posições atuais, para que possam passar para funções dentro da organização que melhor se alinhem com suas paixões.

Mesmo que os funcionários não consigam identificar uma paixão ainda, isso também pode ser desenvolvido com o tempo. Uma cultura no local de trabalho que estimule o aprendizado e o crescimento, proporcionará a esses funcionários a oportunidade de descobrir de onde obtêm a motivação mais intrínseca.

Defina metas de aprendizado

Os líderes podem promover uma orientação para a meta de aprendizagem. Assim, podem discutir metas como desafios para os funcionários expandirem suas habilidades atuais e crescerem em suas carreiras.

Metas de aprendizado específicas e não-simples estimulam uma dedicação maior na elaboração de estratégias para a execução. Dessa forma, é possível um maior domínio das tarefas.

Sair da zona de conforto

A motivação vem de reconhecer que um grande esforço é necessário e acreditar que grandes conquistas são possíveis.

Incentive os funcionários a passarem intencionalmente algum tempo fora de suas zonas de conforto. Atribua-os a ideias inovadoras para que cada um desenvolva habilidades de liderança.

Você pode reservar períodos de tempo toda semana ou mês para experimentar novas e diferentes habilidades e ideias. Dessa forma, você também pode incentivar os funcionários a participarem de comitês ou projetos além do escopo normal.

Construa uma cultura de feedback

O sucesso geralmente requer reflexão e redirecionamento. Ver os obstáculos como oportunidades para aprender, nem sempre significa aprender como passar por eles.

O RH pode orientar os líderes a manter a equipe comprometida com valores e propósitos, ajudando-os a receber feedback com abertura para diferentes estratégias e técnicas. Incentive-os a entrarem em contato uns com os outros e com outras pessoas em quem confiam, para lhes dar um feedback honesto.

Pergunte ao seu time como você pode ser um  líder melhor para eles. Mostre gratidão pelo feedback e entusiasmo por melhorar. Isso ajuda a fortalecer a liderança e impulsionar o aprendizado.

Elogie

A maior mudança em direção ao growth mindset é elogiar o processo, não apenas o resultado. Crítico aqui é evitar falsos elogios por tentar muito, independentemente do progresso, sem expectativa de melhoria real.

Reconheça o esforço, a estratégia e a resiliência e mostre como eles contribuíram para o aprendizado, o progresso e o sucesso. Reconheça quão difícil foi para eles, como prova de sua força e melhoria.

Seja um eterno aprendiz

Quando as pessoas vêem a aprendizagem como um processo vitalício, elas podem ser mais pacientes.

A leitura parece natural agora, mas lembra do tempo e treino necessários que o fez ler bem? Do mesmo modo, os membros da sua equipe não conquistaram uma nova habilidade com maestria da noite para o dia. Portanto, permaneça realista e comemore o progresso.

O aprendizado contínuo também é empolgante. Promover a curiosidade impulsiona o domínio e a inovação, especialmente quando as pessoas com growth mindset estão curiosas sobre suas próprias capacidades.

Incentive o compartilhamento de erros como parte essencial do processo – isso é mais importante quanto compartilhar o sucesso.

A função do RH, portanto, é orientar a equipe a pedir ajuda. Facilite os recursos e as estratégias que eles precisam para redirecionar o esforço que não está levando ao progresso.


Um dos resultados mais valiosos do growth mindset é a coragem. E o que leva a coragem é a resiliência e a perseverança para alcançarem seus objetivos.

O RH das organizações que valorizam o poder do growth mindset podem construir uma cultura de pessoas curiosas e pacientes capazes de reflexão, redirecionamento e resiliência.

Nutrindo paixão, definindo metas de aprendizagem, atribuindo projetos e elogiando o processo, o RH pode promover as atitudes e comportamentos necessários de uma equipe de alto desempenho.