RH Tech: a tecnologia aplicada no RH

O RH Tech é o uso da tecnologia na área de recursos humanos para otimizar o desempenho do setor. Confira 6 maneiras de aplicar essas tecnologias ao dia-a-dia do RH!

Em tempos de grandes praticidades tecnológicas, o RH é o mais novo felizardo das inovações high-tech. A revolução digital das últimas décadas permitiu que o setor de Recursos Humanos se tornasse mais eficiente com o passar do tempo.

Foi assim que nasceram as RH Tech, empresas de desenvolvimento de ferramentas e soluções para o departamento de RH.

Elas permitiram a otimização de rotinas administrativas e a realização de processos de recrutamento e seleção cada vez mais assertivos, aumentando a capacidade da área de usar os dados e informações de maneira mais eficiente.

O surgimento das RH Tech se deu a partir do desenvolvimento de softwares para grandes corporações. Atualmente, vivenciamos uma segunda onda de RH Tech, surgida das iniciativas de startups. Assim, foi permitido um trabalho organizado, produtivo e altamente seguro

Essas tecnologias têm distintas finalidades e objetivos, podendo ser aplicadas de diversas formas. A seguir, vamos indicar entendê-las um pouco melhor a seguir.

1. Sistemas de gerenciamento

Os departamentos de recursos humanos têm muitas informações para inserir, armazenar e rastrear. O método mais prático para organizar essas informações é através de um sistema de gerenciamento de recursos humanos – os Human Resource Management System (HRMS).

A solução de software permite armazenar e organizar dados, como perfis de funcionários, programações e registros de presença. Dessa forma, um HRMS pode ser o melhor amigo de um representante de RH. .

Os Sistemas de informação de Recursos Humanos (HRIS), por sua vez, são tipicamente utilizados como soluções orientadas à dados que permitam a elaboração de relatórios detalhados para fins de auditorias.

2. Soluções de desempenho

É possível traçar objetivos e metas individuais através de reuniões de acompanhamento e desempenho entre supervisores e colaboradores. Ao longo do ano, o RH pode acompanhar o desenvolvimento dessas metas.

Para tirar o máximo proveito de uma análise de desempenho, o RH pode fornecer aos gerentes as ferramentas para acompanhar o desempenho de seus funcionários ao longo do tempo, economizando notas e feedback para preparar tanto o gerente quanto o funcionário para a avaliação.

3. Processamento da Folha de Pagamento

O processamento da folha de pagamento é uma tarefa árdua, ainda mais em empresas com grande número de funcionários. Uma forma de facilitar o processo para você e para o seu contador é investir um serviço online de payroll.

A solução calcula e monitora automaticamente os contra-cheques, deduções, tempo de folga pago, férias e etc. Existem sistemas que também permitem o arquivamento e pagamento de impostos sobre a folha de pagamento, além de informar novos contratados ao IR.

4. Gerenciamento de benefícios

Enquanto alguns serviços de folha de pagamento permitem administrar apenas alguns benefícios (como tempo de férias), existem soluções mais robustas. Essas soluções permitem administrar todos os benefícios oferecidos aos colaboradores, como tempo de folga remunerado, planos de aposentadoria, de saúde, compensação de trabalhadores, entre outros.

5. Engajamento de funcionários

O engajamento de funcionários é uma alta prioridade para muitas empresas. Para manter o colaborador produtivo, é importante manter conhecimento sobre a percepção dos mesmos no ambiente de trabalho.

Com a tecnologia de RH Tech, é possível monitorar a cultura organizacional da sua empresa, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para estimular o engajamento entre os funcionários.

6. Recrutamento e Seleção

Os softwares de recrutamento e seleção agilizam o processo de contratação de novos funcionários. Esses sistemas permitem anunciar vagas de emprego, classificar e aceitar aplicativos, gerenciar candidatos e muito mais. Em razão da economia de tempo no processamento manual, o processo se torna mais assertivo e eficiente.


O Bettha é uma plataforma de capacitação, recrutamento e seleção de candidatos. Abra mão do passado e descubra a forma mais moderna de contratar! 🙂